Sporting CP entra a vencer na Europa
25 Out, 2022
31-30 frente ao Alpla HC Hard
A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal entrou a ganhar na EHF European League. Os Leões receberam e venceram o Alpla HC Hard por 31-30, no Pavilhão João Rocha, em jogo da primeira jornada do grupo C da prova.
Os comandados de Ricardo Costa entraram focados na baliza e estiveram na frente do marcador até aos primeiros dez minutos, altura em que a formação visitante virou o resultado (5-6) e conseguiu distanciar-se fruto de muita eficácia (8-13).
Ainda assim, apesar da diferença de cinco golos a meio da primeira parte, os Leões não se intimidaram, recuperaram, e foram diminuindo a desvantagem. Chegados aos 13-14, Manuel Gaspar fez uma enorme defesa que impediu o 13-15 e o Sporting CP no lance imediatamente seguinte fez o empate por Josep Folqués (14-14).
Já com os austríacos na frente, Mamadou Gassama teve novo empate nas mãos, mas a bola bateu com estrondo no ferro e o Alpla HC Hard conseguiu depois voltar à vantagem de dois golos (14-16).
Até ao final da primeira parte o marcador foi avançando com dois golos de vantagem para os visitantes, mas o Sporting CP conseguiu aproximar-se e Mamadou Gassama mesmo nos últimos segundos fez o 18-18, aproveitando a inferioridade numérica do Alpla HC Hard e a baliza vazia.
No reinício da segunda parte, o Sporting CP voltou a abrir o marcador através de Josep Folqués, que marcou duas vezes, (20-19) e Salvador Salvador também aproveitou da melhor maneira um livre de sete metros e deu aos Leões uma vantagem de dois golos (21-19), que se revelou importante para o que se seguiu.
A meio da segunda metade, a formação verde e branca conseguiu distanciar-se ainda mais (28-24) e embalou aí para o triunfo, no qual chegou a ter cinco golos de diferença, contando com um par de defesas fundamentais de Manuel Gaspar.
Apesar disso, à entrada para os últimos dez minutos, a defesa do Alpla HC Hard foi sabendo contornar as investidas do Sporting CP na área e conseguiu encurtar a desvantagem através de contra-ataques (30-28), chegando mesmo ao 31-30 no último minuto. Nos últimos segundos os austríacos podiam mesmo ter empatado num contra-ataque, mas Francisco Tavares recuperou a bola e segurou o triunfo Leonino.
Francisco Costa com sete golos foi o melhor marcador verde e branco no encontro, seguido de Josep Folqués que marcou seis.
Os Leões voltam agora a jogar no sábado, em casa diante do Académico de Viseu, desta feita em jogo a contar para o Campeonato Nacional, e três dias depois voltam à Europa, jogando em casa dos espanhóis do CB Granollers.