Segue o pleno de vitórias
30 Set, 2023
Triunfo do Sporting CP frente à AA Águas Santas (35-18) na 5.ª jornada do Campeonato
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu a formação da AA Águas Santas por 35-18 e somou o quinto triunfo em outras tantas jornadas do Campeonato Nacional, num desempenho digno de muitos aplausos por parte dos Sportinguistas que presenciaram o jogo no Pavilhão João Rocha.
Foi uma excelente exibição dos comandados de Ricardo Costa, frente a uma formação maiata que é uma das mais cotadas equipa de Portugal. Uma entrada de Leão cedo começou a definir o sentido do jogo e um vencedor previsível, dada a diferença de nível apresentada entre as duas equipas.
Esteve perto de ser exemplar o Sporting CP, nomeadamente pela solidez e trocas defensivas, que obrigaram os visitantes a vários remates de recurso e quase condenados a não terem sucesso. Para complicar ainda mais a tarefa à equipa forasteira e a ajudar, e muito, na segurança defensiva, esteve o guarda-redes Leonino Andre Kristensen (magnífica exibição), com várias defesas de enorme valia, inclusivamente em livres de sete metros e em entradas aos seis metros.
Tudo conjugado, não foi surpresa que o Sporting CP se destacasse bastante no marcador, até porque ofensivamente a equipa estava igual a si própria, com vários momentos ofensivos de alto calibre, com golos de meia distância de Francisco Costa, Martim Costa e Salvador Salvador, bem servidos pelo engenho dos centrais Jan Gurri e, mais tarde, Natán Suarez.
Com 12 minutos de jogo, o Sporting CP tinha apenas um golo sofrido e já tinha sete marcados e esse parcial foi elucidativo quanto ao que seria o jogo. Foi manifesta a supremacia Leonina, com golos vistosos, como numa combinação de jogo aéreo finalizada por Salvador Salvador, a passe de Francisco Costa. Com mais de 21 minutos de jogo, o Sporting CP tinha apenas seis golos sofridos e o dobro desse número marcados, com o ponta esquerdo Orri Þorkelsson a marcar dois golos consecutivos, um de sete metros e outro da ponta para o 12-6.
Ao intervalo, a vantagem do Sporting CP no marcador frente à AA Águas Santas era de 18-10, com a equipa Leonina a jogar de forma compacta e a grande nível.
Na segunda parte, foi inclusivamente possível promover a rotatividade no plantel e quem entrou justificou os minutos e a aposta, a dar razão à ideia de qualidade e profundidade no plantel Leonino, casos de Edmilson Araújo e Mamadou Gassama, com sete golos apontados, mas também João Gomes, Étienne Mocquais e Espen Våg.
O Sporting CP limitava as melhores opções de ataque da AA Águas Santas e, depois, conseguia disparar para contra-ataques ‘felinos’ e plenos de eficácia, com Gassama a destacar-se com quatro golos apontados antes da metade da segunda parte. Esteve magnífica, defensivamente, a equipa Leonina, com apenas 14 golos sofridos nos primeiros 44 minutos. Depois, a enorme categoria individual e colectiva do Sporting CP fazia inúmeros estragos na defesa da equipa maiata e os 27-14 que se registavam já depois dos 16 minutos diziam tudo sobre a superioridade Leonina, com Gassama a marcar um golo magistral, em remate de ‘rosca’ para os 28-14. Com mais de 20 minutos, o Sporting CP vencia por 31-15, com um golo do central Jan Gurri.
Até final, foi a gestão da vantagem, sempre marcada pela enorme solidez defensiva e pela objectividade no ataque, para um resultado final de 35-18 a favor do Sporting CP, em mais uma exibição de excelente nível da equipa Leonina.
Sporting CP: Edney Silva (2), Pedro Portela (1), Edmilson Araújo (3), Francisco Costa (6), Natán Suárez (3), Jan Gurri (1), Salvador Salvador [C] (2), Espen Våg (1), Orri Þorkelsson (5),Mamadou Gassama (7), Andre Kristensen [GR], João Gomes, Etienne Mocquais (1), Leo Maciel [GR], Martim Costa (3).