Estreia com o patim direito
30 Set, 2023
Sporting CP venceu em casa do estreante CDC Juventude Pacense (0-5)
A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal entrou no Campeonato Nacional da melhor maneira, ao vencer o CDC Juventude Pacense por 0-5 no primeiro jogo da prova.
Ângelo Girão, Matías Platero, Henrique Magalhães, João Souto e Alessandro Verona compuseram o onze inicial, mas, como habitual, a rotatividade foi uma constante.
Favoritos para este encontro, diante da equipa recém-promovida e estreante no Campeonato Nacional ao fim de 51 anos de história, os Leões entraram bem na partida, mas o marcador demorou a abrir graças ao guardião Pedro Freitas, que negou os golos a Henrique Magalhães e a Alessandro Verona.
Só Toni Pérez conseguiu levar a melhor sobre o guarda-redes da equipa da casa, no terceiro penálti a favor do Sporting CP, abrindo assim o marcador.
O CDC Juventude Pacense teve a oportunidade de empatar logo a seguir, também de bola parada, num lance em que Facundo Bridge viu cartão azul, mas Ângelo Girão defendeu e manteve a vantagem verde e branca.
Assim, o Sporting CP foi em busca do 0-2 e conseguiu-o pouco depois, novamente por Toni Pérez. O avançado espanhol ia conseguindo traduzir a superioridade em golos, dando maior conforto ao Leões.
Nos últimos minutos da primeira metade, o CDC Juventude Pacense voltou a ter a oportunidade de reduzir, desta vez num lance em que foi Rafael Bessa o admoestado com cartolina azul, mas José Cancela atirou para fora e assim o Sporting CP foi para o intervalo a vencer por 0-2.
Na segunda metade o golo verde e branco voltou a tardar, enquanto o do CDC Juventude Pacense não aconteceu dada a consistência defensiva do Sporting CP e graças a Ângelo Girão que, aquando da décima falta Leonina, voltou a defender.
Os Leões bem tentavam, mas só perto do minuto 35 voltaram a marcar e novamente de penálti, desta vez convertido por Matías Platero, e logo a seguir foi Alessandro Verona a fazer o 0-4.
O jogo continuou intenso com Rafael Bessa a ver mais um cartão azul, tal como Ângelo Girão, que entregou a baliza a Zé Diogo Macedo, mas a equipa da casa continuou sem conseguir reduzir em novo livre directo.
Quem não marca, arrisca-se a sofrer e foi isso mesmo que aconteceu, até porque o Sporting CP controlava o jogo: Alessandro Verona, no penúltimo minuto da partida, fez o quinto golo Leonino, selando o marcador.
Triunfo do Sporting CP a abrir o Campeonato Nacional, com os Leões a conseguirem marcar muitos golos e a não sofrer nenhum. Melhor entrada era impossível!