Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais, José Lorvão

Leão é rei da selva europeia

Por Sporting CP
25 Set, 2024

Andebol com vitória histórica diante do Veszprém HC (39-30)

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quarta-feira, os húngaros do Veszprém HC por 39-30 na terceira jornada da fase de grupos da EHF Champions League, conseguindo um dos mais brilhantes resultados da história da modalidade em Portugal.

O Pavilhão João Rocha encheu, contando até com várias dezenas de adeptos visitantes, para aquele que se esperava um jogo de elevado nível - o que se veio a confirmar. Os Leões entraram em campo a defender e com André Kristensen, Orri Þorkelsson, Martim Costa, Salvador Salvador, Kiko Costa, Mamadou Gassama e Edy Silva.

Foi o Veszprém HC a inaugurar o marcador, sempre com o Sporting CP a responder até se encontrar na frente, pela primeira vez, quando Martim Costa apontou o 3-2. Logo a seguir, André Kristensen defendeu um livre de sete metros e deu início a (mais) uma exibição fenomenal.

O ataque continuou muito eficaz com golos de Matim Costa, Edy Silva (este com grande assistência de Kiko Costa), Orri Þorkelsson e Kiko Costa, enquanto a defesa ia crescendo sempre com a ajuda de André Kristensen. Ainda assim, o Veszprém HC era muito cirúrgico na escolha do tiro e conseguiu reduzir uma diferença de três golos para 9-8.

No entanto, quando muitos esperavam um duelo equilibrado, o Sporting CP voltou a acelerar e a marcar golos de todo o lado. Tanto que os guarda-redes adversários, Rodrigo Corrales e Mike Jensen, estiveram muito longe do nível habitual - o oposto de André Kristensen, que foi somando intervenção atrás de intervenção, incluindo um momento fantástico por volta dos 20 minutos.

Jan Gurri fez dois golos de jogada área consecutivos e, depois, um de rosca, com João Gomes e Kiko Costa a facturarem pelo meio. Nova defesa de André Kristensen, mais um tento de Orri Þorkelsson e uma rosca magnífica de William Höghielm. Andebol espectáculo e 23-17 para o Sporting CP ao intervalo no Pavilhão João Rocha.

Podia-se esperar uma forte reacção do Veszprém HC no segundo tempo na tentativa de corrigir o primeiro tempo mais infeliz, mas a verdade é que voltou a ser o Sporting CP a dominar.

Os golos não paravam e vinham de diferentes autores, como João Gomes, Mamadou Gassama, Edy Silva (na finalização de uma bela jogada colectiva), Jan Gurri ou Kiko Costa, enquanto André Kristensen brilhava ainda mais. Aos 38 minutos, Kiko Costa fez o 29-19 que assinalou a fantástica diferença de dez golos no marcador.

Desesperado, o Veszprém HC chegou a apostar no 7x6, mas nada estava a conseguir deitar abaixo os Campeões Nacionais. Orri Þorkelsson e Martim Costa continuaram de mão quente enquanto a contagiante atmosfera do Pavilhão João Rocha não escondia a admiração pelo que estava a ser feito na quadra.

Nos minutos finais, já com o jogo resolvido, teve mais peso a festa nas bancadas do que o duelo em si. Depois de Kiko Costa apontar o 39-30 com qe o jogo terminou, a festa que se fez foi digna do que tinha acabado de ser conseguido: 'apenas' um dos melhores momentos da história do andebol Sportinguista e português.

Com sete golos cada, Martim e Kiko Costa foram os melhores marcadores da partida em conjunto com Nedim Remili, do Veszprém HC.

O Sporting CP segue 100% vitorioso na EHF Champions League e volta a jogar já este sábado, visitando o CF "Os Belenenses" às 15h00 para o Campeonato Nacional.

Sportng CP: Edy Silva (2), Pedro Portela, Kiko Costa (7), Natán Suárez (1), Jan Gurri (4), Pedro Martinez, William Höghielm (2), Salvador Salvador [C] (4), Orri Þorkelsson (6), Mamadou Gassama (2), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho, João Gomes (4), Christian Moga, Martim Costa (7) e Mohamed Ali [GR].