Leões voltam a agigantar-se em casa
28 Nov, 2024
Domínio total sobre o CS Dinamo București (34-25) rumo ao segundo lugar
Com mais uma enchente nas bancadas do Pavilhão João Rocha, a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu os romenos do CS Dinamo București por 34-25, esta quinta-feira à noite, no jogo de cartaz da nona jornada do grupo A da EHF Champions League.
Catapultados por uma primeira parte a roçar a perfeição (20-11 ao intervalo), a superioridade dos Leões foi absoluta perante o octacampeão da Roménia, que nunca conseguiu reentrar na discussão do resultado. Sexta vitória europeia, a quinta em casa – em cinco jogos – onde o Sporting CP continua a fazer do excepcional a regra. Kiko Costa, com oito golos marcados – os mesmos que Martim -, foi o MVP da partida e o guarda-redes André Kristensen voltou a brilhar - 16 defesas e uma eficácia de 41.03%.
Com este importante triunfo, o Sporting CP não só se distanciou do CS Dinamo București (10 pontos) como superou o PSG (12) e assumiu o segundo lugar, com 13 pontos, atrás do líder Vészprem HC (16).
Para reencontrar o emblema que impôs a primeira derrota europeia da época ao Sporting CP, na primeira volta em Bucareste (33-29), Ricardo Costa apostou de início em André Kristensen, Mamadou Gassama, Kiko Costa, Edy Silva, Jan Gurri, Martim Costa e Orri Þorkelsson - ainda sem poder contar com o lesionado João Gomes.
Depois de o CS Dinamo București orientado pelo experiente David Davis - sem Robert Militaru e Ante Kuduz nas opções - ter inaugurado o marcador, Kiko Costa colocou o Sporting CP na frente pela primeira vez aos cinco minutos (3-2) – uma vantagem que chegou para ficar e prontamente ser aumentada. Os Leões entraram nesta jornada como o melhor ataque da prova e não tardaram em continuar a justificar esse registo.
Cumpridos os primeiros dez minutos, Kristensen somou as primeiras defesas, a formação da capital romena acumulou erros no ataque e os Leões de Ricardo Costa – a toda a velocidade – aproveitaram. Salvador, Gassama e Martim dispararam o marcador para 8-4 num ‘abrir e fechar de olhos’ e nem o desconto de tempo adversário estancou a ‘sangria’. Suportados por uma defesa de alto nível, que não sofreu qualquer golo durante vários minutos, os irmãos Costa ampliaram de imediato e ainda mais a liderança (10-4).
Gassama, depois, materializou um novo contra-ataque e um ‘míssil’ de Kiko – intratável com seis golos em seis tentativas na primeira parte - desenhou um expressivo 14-6 no resultado, e o frenesim verde e branco continuou perante o crónico campeão romeno sem ‘antídoto’ à altura.
E para abrilhantar uma primeira parte já de excelência, Kristensen voltou a ser protagonista com uma série de defesas e mais um roubo de bola de Kiko Costa, que conduziu e finalizou também a rápida transição, cavou um ‘fosso’ precoce de dez golos de diferença aos 26 minutos (18-8). Uma esclarecedora margem que, por muito pouco, não prevaleceu até ao intervalo, mas um ‘tiraço’ do capitão Salvador no último segundo fixou um também impressionante 20-11 no fim dos primeiros 30 minutos. E as bancadas, novamente muito preenchidas, exultavam.
Com uma tarefa difícil em mãos, o CS Dinamo București tentou reagir logo no reatamento, mas sem reduzir inicialmente a eficiência ofensiva verde e branca (24-16). A seguir, a resposta romena até se intensificou com a redução para 25-19, mas as bancadas – incansáveis - deram o sinal e os Leões corresponderam e em grande: rápido parcial de 3-0, outra vez com o guardião norueguês a fechar a baliza, e tudo nos mesmos termos no marcador (28-19).
Daqui em diante, já nada demoveu o Sporting CP – muito seguro na gestão do jogo - do caminho para mais uma vitória europeia. E prova disso foi, à passagem 22 minutos, como um lance de envolvimento colectivo finalizado por Gassama recolocou a diferença – já inalcançável - de dez golos entre as duas equipas (34-24). E ao espectáculo dentro das quatro linhas, que redundou num histórico 34-25, juntou-se uma festa ininterrupta nas bancadas.
Missão cumprida com distinção perante um adversário directo na tabela e cujos números garantiram ainda a vantagem também no confronto directo. Na EHF Champions League, a Alemanha, em particular a casa do Füchse Berlin, é a próxima paragem, mas antes disso os Leões de Ricardo Costa têm de receber a AA Avanca para o Campeonato Nacional.
Sporting CP: Edy Silva (2), Pedro Portela, Kiko Costa (8), Natán Suárez (1), Jan Gurri (1), Pedro Martínez, William Höghielm (1), Salvador Salvador [C] (6), Orri Þorkelsson (4), Mamadou Gassama (3), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho, Maiko Vázquez, Christian Moga, Martim Costa (8), Mohamed Ali [GR]