Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Ricardo Costa: "Grande nível a atacar e a defender"

Por Sporting CP
28 Nov, 2024

Treinador reagiu a mais uma "noite mágica"

Em conferência de imprensa, Ricardo Costa, treinador dos Leões do andebol, fez o rescaldo da vitória sobre o CS Dinamo București (34-25) em mais uma jornada da EHF Champions League.

"Foi uma noite mágica, com um ambiente incrível e um grande nível a atacar e a defender. Estou muito feliz e orgulhoso. Temos de lutar até ao fim pelos dois primeiros lugares do grupo e, para isso, no próximo jogo, em Berlim, temos de ser muito fortes", começou por dizer na sala de imprensa do Pavilhão João Rocha, antes de analisar ao detalhe o desenrolar dos acontecimentos.

“Procuramos explorar a falta do [Robert] Militaru na defesa do CS Dinamo București e tivemos uma grande performance no nosso ataque. 20 golos ao intervalo frente a uma equipa como o CS Dinamo București não é habitual. Eles nunca se sentiram confortáveis em campo, até pela atmosfera. Hoje senti que, até mais do que com o PSG, estava um ambiente muito difícil para o adversário”, destacou o treinador verde e branco, realçando que os adeptos “são muito importantes nesta caminhada”.

Já relativamente às contas do grupo, depois de o Sporting CP ter assumido o segundo lugar com 13 pontos, Ricardo Costa virou as atenções para a próxima jornada em casa do Füchse Berlin.

"Concentramo-nos no próximo jogo. É importante manter os pés assentes na terra, saber que existe uma diferença muito grande entre jogar em casa ou fora e o nosso crescimento tem de ser por aí", referiu, admitindo ainda que espera um emblema alemão “com muita vontade de jogar contra nós”, uma vez que os Leões venceram os últimos três confrontos.

Ao seu lado, Martim Costa também analisou a vitória, considerando que foi “um jogo fantástico” por parte da equipa verde e branca.

"Acho que defendemos muito bem na primeira parte, só sofremos 11 golos. Na segunda não começamos tão bem, mas respondemos à altura e merecemos a vitória", resumiu, além de destacar o ambiente no Pavilhão João Rocha e lembrar as dificuldades vividas em Bucareste.

"Tal como sentimos um ambiente muito difícil lá, onde na segunda parte perdemos uma vantagem de quatro golos em cinco minuto, aqui, a ganhar por oito e com os nossos adeptos por cima, era muito complicado para o CS Dinamo București dar a volta", considerou o goleador Leonino. "Estiveram fantásticos durante o jogo todo e são uma das razões para estarmos imbatíveis em casa há mais de um ano", acrescentou ainda sobre os Sportinguistas.

Além disso, Martim Costa fez uma retrospectiva e reflectiu sobre a importância do crescimento que a equipa levou a cabo nas temporadas anteriores, então na EHF European League. "Prepararam-nos para jogar neste palco", atentou, continuando: "Tem sido um processo de crescimento desde que cheguei. Estar na EHF European League foi muito importante para nós, porque tivemos muitas dificuldades contra equipas de um nível inferior a estas, mas também os campeonatos perdidos nos ajudaram muito a crescer".

Por fim, o lateral de 22 anos também apontou ao que se segue na Europa e deu o mote: "Temos de acreditar que podemos ficar nos dois primeiros lugares".