Sonho europeu chegou ao fim
30 Abr, 2025
Andebol cai nos 'quartos' da EHF Champions League
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal foi, esta quarta-feira, eliminada da EHF Champions League ao perder com os franceses do HBC Nantes por 30-32 na segunda mão dos quartos-de-final.
Depois do desaire por 28-27 em Nantes, os Leões não conseguiram dar a volta à eliminatória e, assim, a inesquecível campanha europeia chegou ao fim.
Com lotação esgotada, tendo os bilhetes sido todos vendidos muitos dias antes do encontro, o Pavilhão João Rocha vestiu-se de gala para um dos jogos mais importantes da história do andebol Sportinguista. Na bancada visitantes, muitos adeptos do HBC Nantes.
Depois do habitual 'O Mundo Sabe Que', com direito a coreografia, e de um minuto de silêncio pela morte de José Carlos, antigo capitão da equipa principal de futebol que faleceu aos 83 anos, o encontro começou com André Kristensen, Pedro Portela, Pedro Martínez, Edy Silva, Salvador Salvador, Martim Costa e Diogo Branquinho a titulares, enquanto Kiko Costa e Natán Suárez entravam para o ataque.
Os gauleses inauguraram o marcador, mas Edy Silva rapidamente empatou um duelo que se revelou 'quentinho' desde os minutos iniciais. Kiko Costa e Salvador Salvador também facturaram e André Kristensen começou a abrir o livro.
Aos nove minutos, Kiko Costa deu a primeira vantagem ao Sporting CP (4-3), mas o jogo estava muito equilibrado e nenhum dos conjuntos conseguia criar distância no marcador. Natán Suárez, com um grande golo, fez o 6-6 e André Kristensen, mais tarde, protagonizou mais uma enorme intervenção.
Do lado do HBC Nantes, o guarda-redes Ivan Pešić e o pivô Nicolas Tournat iam sendo as maiores ameaças e permitiram aos forasteiros um ligeiro ascendente nos últimos instantes da primeira parte, conseguindo uma diferença de dois golos (13-15).
Ainda assim, o último golo antes do intervalo pertenceu a Martim Costa, que levou o confronto para o segundo tempo com 15-16. Tudo em aberto.
A formação de Ricardo Costa voltou muito bem do descanso e, apoiada por duas defesas de Mohamed Ali, apontou três golos sem resposta por intermédio de Mamadou Gassama e Martim Costa (dois). O resultado passou para 18-16, a primeira vantagem de dois golos - a diferença necessária para vencer a eliminatória.
O HBC Nantes estabilizou com a ajuda, mais uma vez, de Ivan Pešić e conseguiu recuperar até empatar a 21 golos e, pouco depois, passar para a frente (22-23). O'Brian Nyateu viu, aos 46', o cartão vermelho depois de acertar na face de Martim Costa, mas os franceses até fizeram o 23-25.
Quando o HBC Nantes fez o 24-27, ficou claro que o Sporting CP tinha de subir o nível se ainda queria ter uma palavra a dizer. Ricardo Costa pediu o desconto de tempo, mas o adversário, um dos mais fortes do planeta no aspecto defensivo, não quebrou.
O resultado ainda ficou com apenas um de diferença (29-30), mas a reviravolta nunca chegou e as contas terminaram com 30-32, ditando a eliminação verde e branca. No final, nota para o grande apoio demonstrado pelos milhares de Sportinguistas à equipa.
Com oito golo, Martim Costa foi o melhor marcador do desafio em conjunto com Aymeric Minne, do HBC Nantes.
O Sporting CP vai voltar, agora, ao Campeonato Nacional, visitando o SL Benfica no sábado.
Sporting CP: Edy Silva (2), Pedro Portela (1), Kiko Costa (6), Natán Suárez (2), Jan Gurri (1), Pedro Martínez, William Höghielm (1), Salvador Salvador [C] (2), Orri Þorkelsson (3), Mamadou Gassama (4), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho, João Gomes, Christian Moga, Martim Costa (8) e Mohamed Ali [GR].