Andebol regressa ao trabalho com ambição renovada
18 Jul, 2025
Edy Silva e Carlos Álvarez foram os porta-vozes do grupo
A época 2025/2026 já começou para a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal. Depois de duas temporadas absolutamente dominadoras em Portugal, com a conquista consecutiva do Campeonato, da Taça de Portugal e da Supertaça, os Leões voltaram ao Pavilhão João Rocha e realizaram os primeiros testes médicos, com os olhos postos na continuidade do sucesso e no sonho de ir ainda mais longe na Europa.
Edy Silva, um dos rostos mais destacados da formação orientada por Ricardo Costa, foi o porta-voz do grupo e partilhou o entusiasmo por voltar a casa.
"É sempre uma satisfação retornar aos trabalhos. Sabemos da importância de começarmos o quanto antes, sabemos o quão longa é a época. Com certeza é um prazer para todos regressarmos e olharmos na cara uns dos outros, a saudade também conta", começou por dizer, aos meios do Clube.
O brasileiro reforçou a importância deste regresso ao trabalho. "Agora, importa sentirmo-nos prontos e preparados o quanto antes. Sabemos do desafio e é de total importância este retorno tão cedo", acrescentou.
Depois de uma temporada perfeita no plano nacional, a fasquia está mais elevada do que nunca. O grupo sabe que repetir o feito é um desafio por si só, mas Edy reconhece que há também ambições reforçadas no plano europeu, onde os Leões deixaram marca na EHF Champions League.
"Acredito que [será] uma nova temporada, mas com as mesmas ambições, porque a nível nacional é impossível fazer melhor na próxima época. Ou seja, acredito que o nosso objectivo seja manter, mas acredito também que pensamos em ir mais longe na Liga dos Campeões", apontou, continuando.
"A [prestação] do ano passado foi uma surpresa para muitos, sabíamos a dificuldade, mas, mesmo assim, conseguimos impor vitórias e chegar onde chegámos, fazer o que foi feito. Este ano, vamos com a mesma ambição, o mesmo objectivo. Conhecemos o caminho e sabemos do nível de exigência, que nos preparam também para os campeonatos nacionais".
Apesar das ambições reforçadas, o grupo mantém-se praticamente inalterado, com apenas algumas caras novas a integrar o balneário. A coesão da equipa é, para Edy, um dos trunfos do Sporting CP, e o espírito de família que se vive no João Rocha ajuda a acelerar o processo de integração dos reforços.
"Temos essa facilidade de conseguir abraçar aqueles que chegam, isso não é problema algum. Sabemos a importância de encaixar o grupo. Estamos felizes porque o plantel se mantém praticamente o mesmo, com algumas caras novas que, desde o primeiro dia, já se sentem familiarizados e à vontade. Dentro de quadra, quanto mais rápido conseguirmos afunilar tudo e colocá-los dentro do nosso encaixe de jogo, melhor. De certeza que vão ser felizes connosco", vaticinou o pivot.
Carlos Álvarez, internacional espanhol que chega ao Sporting CP para reforçar o plantel Leonino, é uma dessas caras novas. No arranque da sua nova aventura em Portugal, o jogador mostrou-se grato pela oportunidade e entusiasmado com o desafio de vestir de verde e branco.
"Primeiro de tudo, muito obrigado a toda a gente por tornar este sonho realidade, porque chegar a este Sporting CP, com tudo o que estão a fazer nas últimas épocas, é incrível", afirmou, mostrando-se "com muita ilusão" e encantado por "fazer parte de um grupo tão jovem e unido".
A adaptação tem sido facilitada pelo ambiente acolhedor da equipa, que Álvarez já conhecia em parte, seja por antigos confrontos ou por partilhas em competições internacionais.
"O grupo é muito próximo, muito amigável, tanto a equipa técnica como toda a estrutura que forma o Sporting CP", elogiou. "Muita gente me disse que a cidade é incrível, que os adeptos também são incríveis, que vivem muito o andebol e, como disse, é um sonho do qual quero desfrutar muito", acrescentou, referindo-se aos Sportinguistas.
Em relação à nova temporada, o espanhol revelou vontade de crescer dentro do grupo e contribuir para o colectivo com humildade, ambição e alegria. "Bem, o primeiro [objectivo] é encaixar-me bem, aproveitar-me e ajudar o máximo possível com aquilo que a equipa, o corpo técnico e os companheiros precisem. Então, vou adaptar-me pouco e pouco e tenho certeza de que o vou conseguir com a ajuda de todos os meus companheiros", apontou, não se coibindo, claro, de "sonhar em fazer coisas bonitas pela camisola" verde e branca.
"O que os jogadores querem é o que todos os adeptos querem: dar-lhes vitórias importantes para alcançar objectivos de títulos e de competições importantes", definiu, a fechar.
Com a preparação já em marcha, os Leões terão na Supertaça frente ao FC Porto, agendada para 23 de Agosto, o primeiro grande teste oficial da época. No horizonte, um objectivo claro: defender o que é seu e conquistar o que falta.