Campeonato abre com vitória na Madeira
03 Set, 2025
Andebol confirma favoritismo em casa do CS Marítimo
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, esta quarta-feira, o CS Marítimo por 29-36 na primeira jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
No primeiro passo para a defesa do 'tri', os Leões dominaram praticamente todo o desafio, sendo que o triunfo nunca esteve em causa.
O conjunto de Ricardo Costa começou na defesa e com André Kristensen, Mamadou Gassama, Kiko Costa, Christian Moga, Salvador Salvador, Víctor Romero e Natán Suárez no sete inicial. Depois de uns primeiros minutos equilibrados e com golos de parte a parte até ao 6-6, muito graças a algumas defesas de Alexandre Magalhães, guarda-redes do CS Marítimo, o Sporting CP começou a cavar um fosso para os madeirenses.
Com Kiko Costa a liderar a avalanche ofensiva, ajudado maioritariamente por Martim Costa e Salvador Salvador, os Bicampeões Nacionais venciam por 10-14 quando Luciano Costa, do CS Marítimo, viu o cartão vermelho.
Daí até ao intervalo, os insulares até se aproximaram (14-16), mas a diferença no final dos 30 minutos era de 15-18. Com seis golos, Kiko Costa estava em evidência.
Para o segundo tempo, pouco mudou e o CS Marítimo nunca esteve perto de conseguir discutir o resultado final. Kiko Costa, Salvador Salvador e Martim Costa continuaram de mão quente e a eles juntou-se, por exemplo, Carlos Álvarez.
Com 19-24, Christian Moga também viu o cartão vermelho, o que deixou a situação dos pivôs mais complicada para o lado Leonino, uma vez que Edy Silva não fez parte do encontro. Assim, restava apenas Víctor Romero e Ricardo Costa acabou por apostar em Salvador Salvador para os minutos finais naquela posição.
O jogo prosseguiu com naturalidade até ao final, quando se registava 29-36 no marcador para um triunfo incontestável. Com dez golos, Kiko Costa foi o maior artilheiro do desafio.
Os Leões vão, agora, visitar o CS Dinamo București na Roménia no próximo dia 10 de Setembro, dando início à edição desta temporada da EHF Champions League.
Sporting CP: Emil Berlin, Carlos Álvarez (3), Kiko Costa (10), Natán Suárez (1), Jan Gurri (2), Pedro Martínez, Salvador Salvador [C] (7), Orri Þorkelsson (4), Mamadou Gassama (1), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (1), Filipe Monteiro, Christian Moga, Martim Costa (6), Mohamed Ali [GR] e Víctor Romero (1).