Imparáveis também na Europa
18 Set, 2025
Triunfo do Sporting CP frente ao KS Iskra Kielce, da Polónia por 41-37 na EHF Champions League
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu esta quinta-feira o KS Iskra Kielce por 41-37, na 2.ª jornada da fase de grupos da EHF Champions League de andebol, em mais uma grande exibição da formação de Ricardo Costa.
Os Bicampeões Nacionais fizeram o 1-0 por Natán Suárez em entrada aos seis metros, mas dentro dos dois primeiros minutos houve a primeira exclusão do jogo, para Christian Moga.
O KS Iskra Kielce, da Polónia, procurou defender adiantado, perto da linha dos nove, dez metros, provavelmente para tentar limitar a circulação de bola muito rápida da primeira linha Leonina. Dificuldade grande nos primeiros minutos foram as exclusões para a equipa Leonina, com mais dois minutos, agora para Salvador Salvador.
Aos 7’30, o Sporting CP perdia por 3-5, com alguns minutos a defender com menos um e com as ligações entre primeira e segunda linha, através do pivô, a resultarem bem para a equipa polaca.
Com três golos consecutivos do capitão Salvador Salvador, o Sporting CP empatou a oito golos, mas a equipa polaca não desarmava na frente e estava com 9-10 de vantagem aos14 minutos, no que já estava a ser um excelente jogo de andebol – assim foi pelo tempo fora.
Aos 16’, registava-se empate a fez golos, com os Leões a passarem para a frente a 11-10 com golo de Gassama em contra-ataque.
O Sporting CP continuou a crescer no jogo, a partir de boas intervenções de Mohamed Ali, com rápidos contra-ataques e a mestria reconhecida a finalizar de Francisco Costa para o ascendente dos comandados de Ricardo Costa.
Um estupendo golo de Filipe Monteiro para 16-12 com 21’52 jogados colocou o Sporting CP com a maior diferença no marcador até então, com a defesa dos Bicampeões Nacionais cada vez mais intratável a limitar ao máximo as acções atacantes da formação polaca, um ‘catalisador’’ para o Sporting CP estar na frente aos 18-12, com 24’23 jogados, num golo marcado por Edney Silva, o que motivou desconto de tempo pedido pelo técnico do KS Iskra Kielce.
Regressada do desconto de tempo, a equipa polaca marcou dois golos consecutivos, na fase em que o Sporting CP teve maior dificuldade a finalizar e que mereceu pronta resposta de Ricardo Costa, com desconto de tempo para a equipa Leonina.
Francisco Costa marcou de imediato, os Bicampeões ‘acertaram’ agulhas defensivamente e saíram para o intervalo na frente por 20-15.
Ascendente confirmado nos segundos 30 minutos
Na segunda parte, a equipa polaca ‘abriu’ com dois golos e o Sporting CP marcou logo a seguir por Filipe Monteiro – exibição de qualidade do centra Leonino, reforço para 2025/2026.
Nos primeiros minutos do segundo tempo, o lateral polaco Szymon Sicko provocou ‘estragos’, mas a equipa Leonina nunca ‘abanou’ e com velocidade supersónica a circular a bola, comandou o jogo e o marcador, com muito boas soluções de remate, fosse na primeira linha (central e laterais) ou na segunda linha (pontas e pivô).
A coragem Leonina a encarar os possantes jogadores da equipa polaca na zona mais restritiva, revelava a convicção Leonina de vitória, com vantagem geralmente na casa dos quatro, cinco golos.
Ricardo Costa chegou a utilizar em simultâneo os canhotos Francisco Costa Emil Berlin – com Francisco mais a fazer de central – e o Sporting CP sempre a mostrar estar muito ‘oleado’ no ataque. O KS Iskra Kielce também foi destemido no ataque e não baixou dos três golos de desvantagem.
Foi com ‘golo cá e golo lá’ que o jogo foi prosseguindo, com fases em que os ataques se sobrepuseram às defesas, até um momento em que o Sporting CP, mesmo com um jogador a menos, por exclusão de Victor Romero, forçou uma falha técnica do conjunto do KS Iskra Kielce.
Mesmo sem Martim Costa, foi excelente e capacidade de resposta dos ‘atiradores’ Leoninos, com Francisco Costa a um nível ‘estratosférico’, muito bem secundado por Salvador Salvador e Natán Suárez a pautar, missão também muito bem desempenhada por Filipe Monteiro.
Grande exibição dos Bicampeões Nacionais, que venceram a forte equipa do KS Iskra Kielce e seguem imparáveis também na Europa, com dois jogos e duas vitórias na fase de grupos da EHF Champions League de andebol.
Sporting CP: Edney Silva (3), Emil Berlin (1), Francisco Costa (10), Natán Suárez (6), Jan Gurri (2), Pedro Martínez, Salvador Salvador [C] (9), Orri Þorkelsson (2), Mamadou Gassama (1), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho, Filipe Monteiro (4) Christian Moga, Mohamed Ali [GR], Víctor Romero (1), Carlos Álvarez (2).