Champions começa com um rugido
18 Set, 2025
Sporting CP supera FC Kairat por 4-1
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quinta-feira, os cazaques do FC Kairat por 4-1 na primeira jornada da fase de liga da UEFA Champions League.
Um bis de Francisco Trincão e os tentos de Alisson Santos e Geovany Quenda ditaram a entrada da melhor forma na competição.
Numa noite quente em Lisboa, Rui Borges operou três alterações no onze inicial, tirando Georgios Vagiannidis, Zeno Debast e Ricardo Mangas para colocar Iván Fresneda, Eduardo Quaresma e Maxi Araújo.
O jogo, esse, foi de sentido único, ficando bem evidentes desde cedo as grandes diferenças entre os dois conjuntos. A primeira ocasião clara surgiu logo aos 5', minuto em que, servido por Luis Suárez, Pedro Gonçalves tirou um adversário da frente com magia e rematou para boa defesa de Sherhan Kalmurza.
Os Bicampeões Nacionais continuaram a carregar e, aos 11', Pedro Gonçalves voltou a dar espectáculo antes de procurar servir Luis Suárez, mas o corte para canto surgiu no momento certo. O avançado colombiano rematou pouco depois, mas o lance foi bloqueado, enquanto Gonçalo Inácio respondeu a um pontapé de canto de Geovany Quenda com um cabeceamento para fora.
Aos 17', foi a vez de Giorgi Kochorashvili tentar marcar num remate acrobático, mas sem sucesso. Seguiu-se uma falta sofrida por Luis Suárez na área visitante e o consequente pontapé de penálti, mas Morten Hjulmand, chamado a converter, permitiu a defesa a Sherhan Kalmurza.
De longe e num forte remate em arco, Geovany Quenda deu ainda mais trabalho a Sherhan Kalmurza, que somou mais uma bela intervenção, e o FC Kairat apenas conseguiu responder aos 34': numa das primeiras vezes em que conseguiu respirar, o conjunto cazaque conseguiu que Dastan Satpayev atirasse para boa defesa de João Virgínia.
Contra um adversário que aproveitava qualquer paragem para ganhar alguns segundos, o Sporting CP não baixou a guarda e não desistiu até conseguir inaugurar o marcador. Luis Suárez ficou muito perto aos 37', quando acertou no poste, e aos 40', quando finalizou ao lado após cruzamento de Iván Fresneda.
Finalmente, ao 44', o 1-0: Gonçalo Inácio avançou no terreno, deu para Giorgi Kochorashvili e este, com qualidade, amorteceu para Francisco Trincão, de longe, atirar para o fundo das redes. Um fantástico remate do internacional português que Sherhan Kalmurza não conseguiu travar, ainda que tenha chegado a tocar na bola. Alvalade explodiu e o jogo seguiu para intervalo com a vantagem Sportinguista.
As estatísticas oficiais da UEFA ao intervalo eram esclarecedoras: 60%-40% em posse de bola, 14-3 em remates, 29-7 em ataques, sempre a favorecer o Sporting CP. O 1-0 era, por isso, um resultado demasiado escasso.
O segundo tempo começou animado e logo com uma grande defesa de João Virgínia a negar o golo, mais uma vez, a Dastan Satpayev. A resposta não tardou e, aos 48', Pedro Gonçalves cruzou e Luis Suárez, antecipando-se ao guarda-redes contrário, cabeceou à barra. Foi a segunda bola nos ferros para o avançado.
João Virgínia voltou a ter trabalho - e a estar em bom plano - nos remates de Ofri Arad, de longe, e de Jorginho, bem mais perto, e Rui Borges fez três alterações a meia-hora dos 90': entraram Fotis Ioannidis, Hidemasa Morita e Alisson Santos para as saídas de Luis Suárez, Giorgi Kochorashvili e Pedro Gonçalves, respectivamente.
Seguiram-se cinco minutos loucos em que o Sporting CP apontou... três golos. Aos 64', e depois de Iván Fresneda atacar pela direita, a bola sobrou para Francisco Trincão, que, já na área, atirou ao ângulo para bisar.
Já depois da entrada de Matheus Reis para o lugar de Maxi Araújo, somando assim os primeiros minutos da temporada, os Leões voltaram a facturar aos 66': Geovany Quenda foi para cima da defesa contrária e deu para Alisson Santos na zona da meia-lua, rematar forte e assinar o 3-0. Foi o primeiro golo do brasileiro ao serviço do Sporting CP.
Depois de assistir, foi a vez de Geovany Quenda marcar aos 68', agora numa jogada digna de um talento como poucos. O camisola 7 foi da direita para o coração da área, bailou sobre vários adversários e finalizou com sucesso. Um golaço, o primeiro da temporada.
Com 4-0, Zeno Debast substituiu Morten Hjulmand e o ritmo do jogo ficou bastante mais calmo, com a bola mais longe das zonas de perigo. Uma das excepções aconteceu as 80', quando Francisco Trincão podia ter feito o hat-trick.
Cinco minutos depois, a formação do Cazaquistão conseguiu o golo de honra num forte remate de Edmilson, fechando as contas em 4-1.
O emblema de Alvalade vai, agora, receber o Moreirense FC para a Liga Portugal às 20h15 de segunda-feira, 22 de Setembro. Para a UEFA Champions League, o regresso está marcado para 1 de Outubro com uma deslocação ao terreno dos italianos do SSC Napoli.
Sporting CP: João Virgínia [GR], Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo (Matheus Reis, 65'), Morten Hjulmand [C] (Zeno Debast, 69'), Giorgi Kochorashvili (Hidemasa Morita, 60'), Geovany Quenda, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves (Alisson Santos, 60') e Luis Suárez (Fotis Ioannidis, 60').