Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Triunfo na Noruega com segunda parte de luxo

Por Sporting CP
22 Out, 2025

Andebol supera Kolstad Håndball na EHF Champions League

Na sexta jornada da fase de grupos da EHF Champions League, a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal somou mais uma vitória esta quarta-feira, tendo-se deslocado até à Noruega para bater o Kolstad Håndball por 30-34.

Depois de chegar ao intervalo em desvantagem (19-15), os Bicampeões Nacionais voltaram ao seu nível na segunda metade e asseguraram mais um importante triunfo no maior palco do andebol europeu.

Com Sportinguistas presentes nas bancadas do Trondheim Spektrum, pavilhão que recebeu o encontro com uma atmosfera notável, Ricardo Costa apostou André Kristensen, Kiko Costa, Mamadou Gassama, Christian Moga, Edy Silva, Salvador Salvador e Natán Suárez para começar a defender. Já Martim Costa ficou de fora do desafio.

No ataque, o ponta Orri Þorkelsson apareceu a segundo pivô para inaugurar o marcador e o equilíbrio reinou nos primeiros minutos. Salvador Salvador e Kiko Costa juntaram-se ao islandês com a mão quente, enquanto André Kristensen foi somando, também, as primeiras defesas com qualidade.

O Kolstad Håndball ia tendo ligeiros ascendentes, mas o Sporting CP conseguia sempre voltar a empatar, como se viu no 11-9 transformado em 11-11 com golos de Víctor Romero e de Pedro Martínez - este último num contra-ataque conquistado graças a uma intercepção na defesa, nota dominante do jogo dos Leões e principalmente através de Mamadou Gassama.

Os visitados, contudo, e embalados pelo excelente atirador Simen Lyse, aceleraram até ao intervalo, conseguindo cavar um fosso de quatro golos. Depois do desconto de tempo pedido por Ricardo Costa, tanto Filipe Monteiro como Emil Berlin e Jan Gurri (mais um contra-ataque) facturaram, mas nem o tento de Víctor Romero a finalizar o grande trabalho colectivo impediu o 19-15 para o Kolstad Håndball no fim da primeira parte.

Depois do descanso, tudo mudou e foi o Sporting CP a assumir o controlo do jogo. Na baliza, Mohamed Ali também começou a dar espectáculo, defendendo um livre de sete metros logo nos primeiros momentos.

Os contra-ataques continuaram a dar frutos, como o de Pedro Martínez a reduzir para 19-17, e, aos poucos, os Leões foram eliminando a diferença no marcador. Víctor Romero esteve num fim de tarde inspirado e Kiko Costa continuou a grande exibição até apontar o 20-20.

O Sporting CP não tirou o pé do acelerador e continuou a facturar, agora por Kiko Costa, Natán Suárez (autor de um golaço com muito pouco ângulo disponível) e Víctor Romero, tendo Mohamed Ali defendido pelo meio. Num ápice, a vantagem já era de cinco golos (23-28).

Até ao final, o Kolstad Håndball esboçou uma reacção que ficou longe de tirar a vitória ao Sporting CP, que conseguiu gerir a diferença graças aos tentos de Jan Gurri, Salvador Salvador, Kiko Costa e Victor Romero. Com 60 minutos decorridos, o resultado era de 30-34 para o emblema de Alvalade, que somou a quarta vitória (em seis jogos) nesta fase da EHF Champions League.

Com nove e sete golos, respectivamente, Kiko Costa e Víctor Romero estiveram em evidência.

Os Leões voltam a jogar esta sexta-feira, recebendo a AA Avanca às 20h00 no Pavilhão João Rocha para o Campeonato Nacional.

Sporting CP: Edy Silva, Emil Berlin (1), Carlos Álvarez (1), Kiko Costa (9), Natán Suárez (2), Jan Gurri (3), Pedro Martínez (2), Salvador Salvador [C] (4), Orri Þorkelsson (4), Mamadou Gassama, André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (1), Filipe Monteiro (1), Christian Moga, Mohamed Ali [GR] e Víctor Romero (7).