Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Bicampeões Nacionais implacáveis

Por Sporting CP
14 Fev, 2026

Triunfo do Sporting CP por 42-21 na jornada 19 do Campeonato

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado o Póvoa Andebol Clube por 42-21, em partida da jornada 19 do Campeonato Andebol 1.  

Antes do apoito inicial, no sistema sonoro do Pavilhão João Rocha, Francisco Costa foi felicitado por ter sido eleito o melhor jovem jogador de andebol do Mundo – o lateral direito este sábado não fez parte da ficha de jogo e da bancada agradeceu os aplausos dos Sportinguistas presentes.   

Quanto à partida, o Sporting CP marcou o primeiro golo, mas os primeiros minutos foram de equilíbrio, com algumas intercepções de bola da equipa poveira em ataques da formação Leonina. Pedro Salvador, num desses contra-ataques, deu a única vantagem à equipa poveira em todo o jogo, a 2-3.

Mas Sporting CP respondeu de imediato e com grande velocidade de circulação, marcou três golos consecutivos – Moga devolveu a vantagem aos Leões no marcador a 4-3, em mais uma de muitas boas ligações entre a primeira e a segunda linhas, com muito acerto do pivô Leonino, um especialista defensivo, mas muito eficaz quando chamado a atacar. 

Os 5-3, em remate colocado do capitão Salvador Salvador, deixavam o Sporting CP no ‘trilho’ condizente com os elevados níveis Leoninos habituais e depois, assim foi pelo tempo fora.

Por essa altura, o guarda-redes Leonino André Kristensen somava defesas - fez mais de dez nos primeiros 30 minutos - , uma delas num livre de sete metros e o ponta Carlos Álvarez começava a entrar nos habituais índices de eficácia da ponta direita.

O Sporting CP passou para 11-6, com golos consecutivos, estavam decorridos 15’37, antes de um time-out pedido pelo Póvoa AC.    

A jogar um andebol vertiginoso na rapidez, uma das variadas qualidades da equipa Leonina, o Sporting CP ia alargando a vantagem, que à entrada dos últimos cinco minutos da primeira parte era de dez golos (19-9), com um remate certeiro de Orri Þorkelsson.

Sempre agressivo e solidário na defesa, para entrar em transições rápidas, o Sporting CP ia marcando golos sucessivos e chegou ao intervalo a vencer por 23-11, com Carlos Álvarez a mostrar também apetência por marcar livres de sete metros – assim marcou o último golo dos primeiros 30 minutos.

No segundo tempo, Mamadou Gassama num remate de ponta abriu o marcador, com o Póvoa AC, sempre brioso a procurar responder – jogou um andebol rápido e construtivo, que tornou o espectáculo bastante interessante em diversos momentos, ainda que a equipa poveira tivesse baixado o ritmo, sobretudo na segunda metade da segunda parte. 

No segundo tempo, Mohamed Ali entrou para a baliza e Gassama entrou para a ponta direita, com a meia distância a ter Jan Gurri como lateral direito e Filipe Monteiro a central – Gurri finalizou alguns remates a central e Filipe Monteiro ia alternando com o companheiro de equipa em trocas posicionais.  

A diferença no marcador foi avolumando, com o Sporting CP a ‘apertar a malha’ defensiva, o que levou a ataques com remates de pouco ângulo da equipa poveira.

Orri Þorkelsson marcou três golos consecutivos – o ponta islandês subiu a produção do primeiro para o segundo tempo – 31-13 era o resultado com 11 minutos jogados no segundo tempo e o Póvoa AC pediu um desconto de tempo quase a seguir, com o resultado em 32-12, com 12 minutos jogados. Do desconto de tempo, o Sporting CP regressou com mais um golo para nova diferença de 20 golos no marcador- 33-13.

Até final, era apenas uma questão de números da vitória Leonina. O jogo continuou rápido, sobretudo do lado do Sporting CP, que marcou contra-golos quando a equipa visitante marcava, e teve Ali muito inspirado a lançar contra-ataques – fez pelo menos dois passes que deixaram os companheiros Victor Romero e Diogo Branquinho com a baliza deserta para marcarem.    

Já dentro dos últimos cinco minutos de jogo, o Sporting CP atingiu os 40 golos, para uma vitória final por 42-21 frente ao Póvoa AC, com o último golo do jogo a ser marcado por Diogo Branquinho, na ponta.  

Sporting CP: Edney Silva, Emil Berlin (1), Carlos Álvarez (8), Natán Suárez, Jan Gurri (3), Pedro Martínez, Salvador Salvador [C] (6), Orri Þorkelsson (5), Mamadou Gassama (4), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (4), Filipe Monteiro (2), Christian Moga (1), Martim Costa (7), Mohamed Ali [GR], Victor Romero (1)