Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Leoas e Leões são Campeões Nacionais!

Por Sporting CP
13 Jul, 2025

Títulos nacionais de atletismo em femininos e masculinos

Pela primeira vez desde 2009, o Sporting Clube de Portugal conquistou os Campeonatos Nacionais de clubes de atletismo em femininos e masculinos.

Em Leiria, onde a prova decorreu ao longo do fim-de-semana, as Leoas venceram o título pela 55.ª vez e 15.ª consecutiva. Já os Leões recuperaram um troféu que fugia desde 2009, somando, agora, 49 no total.

Nas mulheres, o Sporting CP deu continuidade ao domínio quase absoluto de sábado e venceu no triplo salto, no salto com vara, nos 800 metros, no lançamento do dardo (em que Cláudia Ferreira esteve em destaque ao conseguir 51,08 metros, a sua melhor marca do ano por larga margem), nos 200 metros, no lançamento do peso, nos 3000 metros e nos 4x400 metros.

Sem surpresa, o emblema de Alvalade garantiu o primeiro lugar com 161 pontos, com o restante pódio a ser composto por GD Estreito (108) e ACD Jardim da Serra (102).

A grande emoção estava, contudo, reservada para a prova masculina. Depois de, no sábado, a desclassificação da estafeta de 4x100 metros ter deixado o Sporting CP a correr atrás do prejuízo, o conjunto verde e branco conseguiu recuperar e terminar o dia com os mesmos pontos do SL Benfica. No domingo, tudo estava em aberto.

No lançamento do martelo, o ucraniano Mykhaylo Kokhan, medalhado nos últimos Jogos Olímpicos, venceu com tranquilidade, enquanto Ailton Fernandes, no salto em altura, ficou na segunda posição quando uma lesão o impediu de continuar a tentar vencer.

Nos 400 metros barreiras, Diogo Barrigana conseguiu um importante triunfo ao controlar adversário ao longo da volta à pista e acelerar na recta final. Pouco depois, a seguir a dois segundos lugares (800 metros e 110 metros barreiras), outra vitória essencial e espectacular: nos 200 metros, Emmanuel Eseme voltou a superar Reynier Mena, desta feita por quatro centésimos e numa corrida disputada até ao fim.

No triplo salto, Tiago Pereira precisou do último ensaio para passar para a frente e garantir os oito pontos, sendo o terceiro posto de Leandro Monteiro nos 3000 metros obstáculos deixou o Sporting CP numa posição mais difícil. A esse resultado, seguiu-se o segundo lugar de Edujose Lima no lançamento do disco.

Quase no final, Nuno Pereira conquistou os 3000 metros com um grande sprint a terminar e tudo se ia decidir nos 4x400 metros, a última prova do dia.

Nessa estafeta, o quarteto Duarte Fernandes, Rafael Jorge, João Coelho e Omar Elkhatib enfrentou um SL Benfica que deu luta, mas foram mesmo os Leões os primeiros a cortar a meta, o que causou o empate a 149 pontos na classificação colectiva. O título ficou para o Sporting CP no desempate dos pódios - foi um terceiro lugar que tudo decidiu.

No final, a pista do Estádio Dr. Magalhães Pessoa foi o palco da festa Sportinguista, com as duas equipas a celebrarem em conjunto num momento muito esperado pela secção.

CAMPEONATOS NACIONAIS DE CLUBES - DIA 2

FEMININOS
Colectivo

1.º -  Sporting CP (161 pontos)

400 metros barreiras
2.ª - Sofia Lavreshina (57''95)

Triplo salto
1.ª - Evelise Veiga (13,24 metros)

Salto com vara
1.ª - Iana Gladiichuk (3,65 metros)

800 metros
1.ª - Camila Gomes (2'14''05)

Lançamento do dardo
1.ª - Cláudia Ferreira (51,08 metros)

100 metros barreiras
2.ª - Olímpia Barbosa (13''32)

200 metros
1.ª - Lorène Bazolo (23''29)

Lançamento do peso
1.ª - Jéssica Inchude (18,45 metros)

3000 metros
1.ª - Hawi Abera (9'33''92)

4x400 metros
1.º - Sporting CP (Juliana Guerreiro, Carina Vanessa Pereira, Sofia Lavreshina e Vera Barbosa, 3'40''86)

MASCULINOS
Colectivo

1.º - Sporting CP (149 pontos)

Lançamento do martelo
1.º - Mykhaylo Kokhan (75,40 metros)

Salto em altura
2.º - Ailton Fernandes (2,04 metros)

400 metros barreiras
1.ª - Diogo Barrigana (50''55)

800 metros
2.ª - David Garcia (1'52''42)

110 metros barreiras
2.º - Abdel Larrinaga (13''93)

200 metros
1.º - Emmanuel Eseme (20''61)

Triplo salto
1.º - Tiago Pereira (15,97 metros)

3000 metros obstáculos
3.º - Leandro Monteiro (9'02''03)

Lançamento do disco
2.º - Edujose Lima (56,79 metros)

3000 metros
1.º - Nuno Pereira (9'23''00)

4x400 metros
1.º - Sporting CP (Duarte Fernandes, Rafael Jorge, João Coelho e Omar Elkhatib, 3'05''50)