Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPA/Sportmedia

Entrada em cena dos atletas Leoninos nos Mundiais de Tóquio

Por Sporting CP
13 Set, 2025

João Vieira tornou-se o atleta com mais presenças (14) na competição

Já começaram os Campeonatos do Mundo de atletismo ao ar livre, que este ano decorrem em Tóquio, a capital do Japão. O primeiro dia de provas estendeu-se ao longo da madrugada portuguesa e desta manhã de sábado e já com vários atletas do Sporting CP em acção. No total, serão 16 os Leões e Leoas em prova até ao dia 21 de Setembro.

E logo na prova de abertura, os 35 kms marcha, o incombustível João Vieira, com 49 anos, inaugurou a prestação portuguesa e Leonina com um 20.º lugar (2h38’20”) que o deixou com “muito orgulho” e que significou ainda a sua 14.ª participação em Mundiais. Um feito inédito até então a nível internacional.

“Muito orgulho neste resultado, fruto do muito trabalho feito ao longo de anos. O principal objectivo era terminar a prova, pois nunca tinha conseguido isso nesta distância. Por isso, ter começado em 40.° e terminar no top-20 deixa-me contente”, afirmou o experiente marchador português em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Depois, deu-se lugar às qualificações nos lançamentos, mas os dois atletas do Sporting CP presentes, Liliana Cá (disco) e Tsanko Arnaudov (peso), não conseguiram seguir em frente.

Com uma marca de 59,79m, a lançadora ficou-se pelo nono lugar no grupo B e o 16.º na geral – só as 12 melhores garantiam a passagem à final. Também citada pela FPA, Liliana Cá não escondeu que foi “um dia mau” na pista. “Tivemos uma época longa, mas boa. Consegui a minha segunda melhor marca de sempre. Aqui, nos Mundiais, não correu bem. Estávamos, de alguma forma, a ‘arrastar’ a forma. Algum dia tinha de correr mal, infelizmente foi hoje”, avaliou após a prova.

Já Tsanko Arnaudov chegou aos 19,59 metros no lançamento do peso, ficando em décimo no grupo B e 23.º na classificação geral, também afastado da final. “Esperamos sempre mais, hoje também senti que poderia fazer melhor, mas não consegui colocar o peso a voar até mais longe. Acaba por ser razoável, pois consegui a qualificação para estar neste grupo de 30 atletas, ao contrário de muitos outros que não conseguiram”, disse em declarações reproduzidas pela FPA.

Por fim, também os velocistas Leoninos, Lorène Bazolo (Portugal) e Emmanuel Eseme (Camarões) não obtiveram tempos para marcar presença nas respectivas semi-finais de 100 metros.

A experiente Leoa, de 42 anos, correu na segunda eliminatória, onde foi sexta classificada (11”34) e terminou 32.ª na geral. Terminada a corrida, Lorène Bazolo considerou que deu o seu “melhor na pista”, mas “não deu para seguir em frente”. “Era o meu primeiro objectivo, mas não consegui alcançá-lo. Estou um pouco triste por isso”, revelou a velocista, que, no entanto, ainda vai voltar à acção em Tóquio. Na quarta-feira, vai participar nos 200 metros.

Emmanuel Eseme, por seu turno, competiu na sétima (e última) série de qualificação, mas ao cortar a meta com 10”24 no cronómetro – sexto melhor da sua série e 34.º na geral – ficou afastado da próxima fase, reservada apenas para os três primeiros de cada série e para os três melhores tempos subsequentes.

Amanhã, domingo, haverá mais um atleta do Sporting CP em acção nos Mundiais e com as cores de Portugal: Nuno Pereira nos 1500 metros. Estava previsto que Carla Salomé Rocha participasse na maratona, mas lesionou-se durante o estágio de preparação, já no Japão, e será ausência de última hora.

 

RESULTADOS DOS ATLETAS DO SPORTING CP EM ACÇÃO NO DIA 1 DOS MUNDIAIS DE ATLETISMO:

35kms marcha
20.º João Vieira (2h38’20”)

Lançamento do disco (qualificação)
16.º Liliana Cá (59,79m – não passou à final)

100m (Série 7 de qualificação)
34.º Emmanuel Eseme (10”24 – não passou às meias-finais)

100m (Série 2 de qualificação)
32.º Lorène Bazolo (11”34 – não passou às meias-finais)

Lançamento do peso (qualificação)
23.º Tsanko Arnaudov (19,59m – não passou à final)