Triplos foram fatais para os Leões
30 Out, 2024
Desaire no reduto do Dinamo Basket Sassari na FIBA Europe Cup por 88-71
A equipa masculina de basquetebol do Sporting CP perdeu, esta quarta-feira, em casa do Dinamo Basket Sassari por 88-71, na 4.ª jornada da fase de grupos da FIBA Europe Cup.
A eficácia nos triplos da equipa italiana acabou por ser a causa maior para o desaire do conjunto orientado por Luís Magalhães, que sofreu um autêntico ’vendaval’ de lançamentos de três pontos da formação italiana, sobretudo no primeiro quarto. Para se perceber melhor a dimensão do referido, os primeiros 21 pontos da equipa italiana saíram todos para lá da linha de seis metros e 25 centímetros, com triplos de todas as zonas do campo e distribuídos por vários jogadores.
Os atiradores da equipa da Sardenha estiveram endiabrados nos primeiros 10 minutos de jogo e a equipa da casa ganhou logo uma vantagem de 21-6, que levou a uma paragem de Luís Magalhães para ‘acertar agulhas’, tamanho estava a ser o índice de eficácia da equipa visitada. De 21-6, o Sporting CP ainda encurtou bastante a vantagem (até aos 23-15), guiado por um bom triplo de Diogo Ventura e pelo poder de aceleração pelo campo fora de André Cruz, o melhor da equipa verde e branca no final dos primeiros 10 minutos, com algumas boas conclusões perto do cesto. 31-19 era o resultado no final do primeiro quarto.
No segundo período, a equipa do Sporting CP ainda se colocou a dez pontos de distância, através de um triplo de Uwais Razaque para o 33-22, mas nos minutos a seguir voltaram a aparecer os problemas das posses de bola sem lançamento da formação Leonina. Razaque ainda conseguiu mais um triplo, mas o acerto maior nos lançamentos longos era da equipa italiana, que com 3’50 para o intervalo chegava aos 50 pontos e como? Com mais um triplo para os 50-38.
59-42 era o resultado ao intervalo, a favor da equipa transalpina, com o Sporting CP a procurar circular a bola para o jogador mais liberto tentar o lançamento, mas as percentagens também não eram as mais desejadas.
O 3.º quarto abriu com um triplo da equipa da casa para o 62-42, vantagem na casa dos 20 pontos, que se foi mantendo estável, sobretudo entre os 16, 17, 18, 19 pontos. A equipa de Luís Magalhães ainda reduziu a diferença, com um triplo de Uwais Razaque para o 74-60, com o terceiro quarto a terminar no 79-63.
O vencedor do jogo parecia encontrado e os últimos 10 minuto foram marcados pelo menor acerto no lançamento de ambos os conjuntos. 85-63 com menos de 5 minutos para o final pré-anunciavam o marcador, com o Sporting CP a ter uma boa reacção dentro dos dois minutos finais, com dois triplos – um de Sérgio Silva e outro a fechar e Arnette Hallman -, para o 88-71, resultado final da partida desta quarta-feira, a favor do Dinamo Basket Sassari.
Sporting CP: Kenney Funderburk (3), Reggie Johnson Jr (3), André Cruz (8), Isaiah Armwood (8), Ludgy Debaut (16), Diogo Ventura (7), Sérgio Silva (3), Bruno Araújo, Jeremiah Bailey (7), Uwais Razaque (11), Salvador Gomes, Arnette Hallman (5)