João Fernandes regressa ao Sporting CP
02 Set, 2025
Internacional angolano reforça basquetebol
O Sporting Clube de Portugal contratou João Fernandes para a equipa masculina de basquetebol.
Trata-se de um regresso, uma vez que o extremo/poste angolano de 32 anos representou os Leões entre 2019/2020 e 2022/2023, conquistando uma Liga, três Taças de Portugal, duas Taças Hugo dos Santos e duas Supertaças.
Entre 2023 e 2025, vestiu as cores da UD Oliveirense, vencendo a Taça Hugo dos Santos na última temporada. Há pouco mais de uma semana, ao serviço da selecção nacional de Angola, conquistou o Campeonato Africano realizado precisamente no seu país.
Nas primeiras palavras na apresentação, João Fernandes mostrou-se satisfeito por voltar a vestir de verde e branco.
"Sinto-me bem. Tive momentos muito felizes com este emblema ao peito e tinha saudades. Por isso, estou aqui para voltar a representar o Sporting CP da melhor forma", referiu o atleta, que considera estar "diferente": "Tive momentos muito bons a UD Oliveirense, o que me fez crescer. Foi importante".
Sobre as metas para 2025/2026, o Leão foi claro: "Os objectivos são sempre estarmos o melhor possível e representarmos o Sporting CP da melhor forma. Para isso, temos de conquistar taças e tenho 100% de certeza que o grupo pensa da mesma forma que eu".
Não escondendo que "o grupo é novo", João Fernandes lembrou, ainda assim, que já jogou "contra a maioria dos atletas" e que a impressão é positiva, estando feliz, também, por voltar a ser orientado por Luís Magalhães.
"Dá para ver que o pessoal está com energia e vontade. O professor Magalhães? É sempre o professor Magalhães, com as brincadeiras dele", referiu.
Por fim, o basquetebolista deixou uma mensagem aos Sportinguistas: "Sportinguistas, não se esqueçam de vir ao Pavilhão João Rocha acompanhar o basquetebol. Prometo dar-vos momentos muito felizes".
António Coelho, coordenador do basquetebol do Sporting CP, explicou as razões que levaram o Clube a voltar a contratar João Fernandes.
"Foi Campeão Africano, tem muita experiência na nossa Liga, foi Campeão no Sporting CP e traz muita qualidade ao plantel. Faz um pouco de tudo: é um jogador interior, mas também consegue lançar cá fora, defende qualquer adversário e joga nas posições 4 e 5. É boa pessoa, o que é importante, e um jogador de equipa", disse.
O dirigente concordou que "a integração é mais fácil" quando se trata de um jogador que "já conhece o Clube e o treinador, que tem muita confiança nele". "Trabalha muito, respeita as instruções que são dadas e promove o espírito colectivo, que é fundamental", acrescentou.