Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões entram com a mão direita na FIBA Europe Cup

Por Sporting CP
15 Out, 2025

Sporting CP vence Dinamo Basket Sassari, por 80-77, com recuperação de nível no último quarto

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal entrou com a mão direita na estreia na FIBA Europe Cup, prova europeia da modalidade, com vitória diante do Dinamo Basket Sassari, de Itália, por 80-77.

Os Leões de Luís Magalhães, apesar de alguns altos e baixos, terminaram em muito bom estilo e recuperaram e desvantagem de onze pontos que se registava ao cabo dos terceiros 10 minutos de jogo (53-64).

Uma vitória da raça, do querer e da atitude do grupo orientado por Luís Magalhães que em certa fase tornou fácil o que era difícil, mas que pelo meio complicou aquilo que com grande mérito chegou a simplificar. Lá iremos.     

Um jogo com altos e baixos dos Leões, de bastante boa qualidade nos dois primeiros quartos, com terceiros dez minutos em que houve um ‘apagão’ colectivo e um quarto quarto, em que a necessidade de procurar recuperar da desvantagem mostrou um Sporting CP aplicado, com bons momentos, convicto na reviravolta que acabou por ser uma realidade, com Brandon Johns Jr absolutamente decisivo perto do cesto nos últimos minutos e com Francisco Amarante muito influente nos lançamentos exteriores.

Retirar sobretudo o que de melhor fez o Sporting CP é falar, muito, dos primeiros 20 minutos de jogo da equipa Leonina, uma versão ilustrativa de que a equipa de Luís Magalhães tem bastante boa capacidade e executantes de nível. Maleeck Harden Eyes averbou cinco triplos em sete tentativas por essa altura (dois primeiros quartos), Swenson também esteve de mão quente a atirar de fora e o Sporting CP defendeu também bastante bem, para limitar ao máximo os atiradores da equipa italiana.

Foi uma excelente demonstração da equipa Leonina por essa altura, com o Sporting CP a sair na frente a 21-20 ao fim dos primeiros dez minutos, vantagem que foi alargando nos segundos 10 minutos, fase de um basquetebol bastante completo, com Harden Hayes endiabrado de três pontos, bem secundado por Swenson, Malik Morgan e Diogo Ventura. Ao intervalo, o Sporting CP estava na frente por 47-34, com excelente prestação colectiva, que anulou também as várias boas armas ofensivas da equipa italiana.

O terceiro quarto do Sporting CP foi a 'fase negra’ da equipa. Um primeiro parcial de 8-0 começou por aproximar o Dinamo Basket Sassari do Sporting CP e nem um desconto de tempo de Luís Magalhães conseguiu estancar a reacção dos transalpinos. As perdas de bola sem lançamento também ‘atormentaram’ os Leões, que apesar de um lançamento com falta de Francisco Amarante, via cada vez mais a formação visitante aproximar-se no marcador, a ponto de passar para a frente aos 50-51.

Muito mais errático no lançamento e com ataques bem menos esclarecidos, o Sporting CP ainda passou para a frente com um triplo de Claude Robinson para o 53-51, mas os últimos quatro minutos de jogo voltaram a ser complicados, com os Leões a saírem para os últimos dez minutos a perderem por 53-64, num terceiro quarto em que quase nada correu bem à equipa Leonina, a qual marcou seis pontos nos terceiros 10 minutos de jogo.

O quatro quarto voltou a ‘trazer à superfície’ uma muito boa prestação do Sporting CP. Malik Morgan com triplo fez 57-64 e depois triplo para o 60-64 marcado por Francisco Amarante. A resposta dos italianos foi também de triplo, seguido de triplo por Claude Robinson, para o 63-67.

Na entrada para os últimos três minutos, o Sporting CP foi recuperando, até empatar a 75 pontos com 1’18 para jogar, fruto de uma acção dominadora de Brandon Johns Jr, que marcou oito pontos consecutivos, e passou depois os Leões para a frente por 78-75, sobretudo com duas jogadas de cesto e falta.

Faltavam 42 segundos e 6 centésimos e era preciso defender, e a equipa Leonina fê-lo muito bem, obrigando a formação italiana a um triplo de recurso, sem sucesso. De imediato, foi cometida falta sobre Malik Morgan, que da linha de lance livre concretizou mais dois lançamentos para o 80-75. A formação transalpina ainda reduziu, com dois lançamentos da linha de lance livre e tentou ainda no último segundo um triplo de meio-campo que não entrou e o Sporting CP conseguiu uma importante, moralizadora e meritória vitória por 80-77 diante do Dínamo Basket Sassari, uma boa equipa e de um país que é das maiores potências europeias e mundiais da modalidade – a Itália.  

Sporting CP: Brandon Johns JR, Uwais Razaque, Malik Bowman, Malecck Harden-Hayes, Miguel Correia, Rui Palhares, Francisco Amarante, Claude Robinson III, Diogo Ventura [C], João Fernandes, Malik Morgan, Stephan Swenson