Mais um capítulo da invencibilidade em casa
23 Nov, 2025
Triunfo da equipa feminina de basquetebol do Sporting CP frente ao Clube União Sportiva por 78-49
A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o Clube União Sportiva, dos Açores, por 78-49, na 7.ª jornada da Liga.
Uma vitória que confirma o ditado para as Leoas de ‘lar, doce lar’, uma vez que a formação Sportinguista somou o quarto triunfo a jogar em casa em outros tantos jogos, em mais uma exibição com bons momentos do conjunto orientado por João Pedro Vieira.
Demorou um pouco a ‘entrar no jogo’ a equipa Leonina, que só começou a marcar depois de cerca de dois minutos e meio jogados, com dois lançamentos da linha de lance livre de Simone Costa, que marcou de resto os quatro primeiros pontos das Leoas.
Na estreia de Maria Kostourkova com a camisola Leonina, a poste Leonina marcou os dois primeiros pontos no Sporting CP para a o 9-8, com 3’15 para jogar e depois Luana Serranho fez dois pontos para o 11-8.
Com o 13-8 no marcador a 2’04 para o final do primeiro quarto, o Sporting CP. 19-8 era o resultado no final dos primeiros 10’, com um triplo de Simone Costa a dar uma boa margem de vantagem à formação orientada por João Pedro Vieira.
Um triplo Dayna Rouse colocou o marcador em 24-8 bem cedo no segundo quarto, com resposta de igual forma da formação da ilha de São Miguel. Simone Costa estava inspirada a fez de meia distância o 26-12, uma vantagem que já ia sendo confortável da equipa da casa.
O Sporting CP comandou a 30-15 e a 32-18 neste caso com uma jogada de cesto e falta de Emília Ferreira, mas a formação visitante mantinha-se ‘viva’ no jogo, sobretudo pelo maior acerto jogo exterior – alguns triplos começaram a entrar. 35-23 era o resultado ao intervalo.
Leoas elevaram nível na segunda parte
A segunda parte do Sporting CP foi mais conseguida. Luana Serranho abriu o marcador no terceiro quarto para o 37-23, mas a equipa açoriana fez cinco pontos seguidos como resposta e reduziu a diferença para apenas um dígito (37-28). Mas um excelente triplo de Luana Serranho fez o 41-28 e repôs a diferença nos dois dígitos.
Uma excelente fase individual de Emma Huff com pontos consecutivos, proporcionou o 48-34 à equipa Leonina e depois a extremo canadiana (outra boa exibição) conseguiu um excelente triplo para o 51-37. O final do terceiro quarto não chegaria sem uma magnífica concretização sobre a buzina de Luana Serranho para o 53-39 no final dos terceiros 10 minutos.
No quarto quarto, um grande triplo de Simone Costa para o 56-41 deixava muito bem encaminhada a vitória Leonina, reforçada com um roubo de bola e cesto de Dayna Rouse.
Mais um triplo de Simone Costa (nova excelente exibição da extremo) e cinco pontos seguidos de Luana Serranho (muita qualidade da base Leonina) distanciaram o Sporting CP para mais de 20 pontos de diferença ((66-43), o que prenunciava que a vitória já não fugiria ao Sporting CP.
Assim aconteceu, com o Sporting CP a dominar em todas as áreas do jogo, desde os ressaltos aos lançamentos para um resultado final de 78-49 e uma fase final de jogo marcada pela excelente entrada de Madalena Costa, com quatro pontos consecutivos em bons lançamentos. Boa exibição da equipa do Sporting CP, com sentido colectivo de jogo, óptimo compromisso defensivo e jogadas de ataque com critério, objectividade e capacidade técnica.
Sporting CP: Márcia Carvalho, Simone Costa, Mariana Barros, Maria Kostourkova, Emma Huff, Madalena Costa, Cláudia Almeida, Luana Serranho, Ana Urbano, Emília Ferreira [C], Dayna Rouse, Maria Cruz