Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Desgaste penaliza Leoas

Por Sporting CP
08 Dez, 2025

Sporting CP perdeu na visita ao SC Coimbrões (77-68)

A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu com o SC Coimbrões por 77-68, na tarde desta segunda-feira. As duas formações voltaram a encontrar-se no principal escalão, depois de terem disputado a final da II Divisão na última temporada, numa partida em que as Leoas acusaram algum desgaste após jornada dupla. As comandadas de João Pedro Vieira entraram menos bem, venceram os dois períodos seguintes, mas não conseguiram anular a vantagem inicial das anfitriãs, que voltaram a superiorizar-se no último quarto.

No Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia, João Pedro Vieira apresentou um cinco inicial composto por Simone Costa, Emma Huff, Luana Serranho, Emília Ferreira e Dayna Rouse. As Leoas inauguraram o marcador, mas rapidamente viram as anfitriãs assumir a dianteira (10-4), muito graças à eficácia na resposta em transição, que criou dificuldades à defensiva verde e branca.

Com problemas na finalização, o Sporting CP continuou a desperdiçar perto do cesto, enquanto o conjunto da casa se mostrava mais eficaz e conseguiu, com relativa facilidade, dilatar a vantagem para 20-10. Num primeiro período marcado pelo desacerto, Simone Costa ainda tentou remar contra a maré, mas também no capítulo dos ressaltos a equipa Leonina ficou aquém e o quarto inicial terminou com 24-16, num parcial em que apenas na posse de bola inicial o Sporting CP esteve na frente.

No segundo período, as Leoas aceleraram o jogo e surgiram mais afinadas: Emma Huff converteu o primeiro triplo da partida, Emília Ferreira também pontuou e o Sporting CP reduziu a diferença para 26-21. Contudo, as anfitriãs responderam com dois lançamentos livres e um tiro exterior, voltando a cavar uma margem de dez pontos (31-21).

Com Cláudia Almeida e Maria Kostourkova em evidência, as Leoas ainda reagiram (31-27), mas esbarraram numa defesa coesa, perderam várias posses de bola e voltaram a evidenciar dificuldades na finalização, permitindo à equipa de Vila Nova de Gaia ‘disparar’ novamente no marcador (37-28). Com índices de eficácia mais elevados também na linha de três pontos, o SC Coimbrões pareceu sempre mais confortável e chegou ao intervalo em vantagem, por 40-33.

Já no arranque do terceiro período, primeiro Dayna Rouse e, de seguida, Simone Costa, com um triplo, reduziram a diferença para três pontos (40-37), a mais curta desde os instantes iniciais do encontro. Com o SC Coimbrões a sentir a reacção verde e branca, Emma Huff voltou a acertar de longa distância (42-40), Maria Kostourkova destacou-se nos ressaltos e Simone Costa manteve a eficácia na linha de lance livre, numa fase em que as Leoas continuavam a procurar a reviravolta no marcador.

Ainda assim, as anfitriãs conseguiram sacudir a pressão (48-42), levando João Pedro Vieira a pedir um time-out para reajustar estratégias. Contudo, o Sporting CP voltou a mostrar-se perdulário debaixo do cesto e o SC Coimbrões passou a jogar com o relógio, circulando o esférico com paciência e gerindo a vantagem (50-42). Já nos instantes finais do período, Márcia Carvalho reduziu a diferença para cinco pontos (52-47), primeiro com um triplo e depois numa acção individual.

No último e decisivo quarto, o SC Coimbrões entrou melhor e somou dez pontos em apenas três minutos, contra nenhum do Sporting CP (62-47) - um arranque que voltou a expor as dificuldades das Leoas em condicionar a circulação de bola do conjunto anfitrião. João Pedro Vieira voltou a recorrer ao desconto de tempo para tentar contrariar a maior vantagem da formação da casa na partida, numa fase em que o desgaste natural após uma jornada dupla acabou por pesar de forma evidente na exibição verde e branca.

Após a intervenção do banco, o Sporting CP marcou os primeiros pontos do quarto período, mas a equipa de Vila Nova de Gaia não concedeu grande margem de manobra às Leoas (64-50). Ainda assim, o Sporting CP insistiu: com seis minutos por jogar, Emma Huff, desde a linha exterior, reduziu para 64-53 e Dayna Rouse apareceu em destaque, tanto no ataque como nos ressaltos defensivos (64-57).

Sempre muito consistente ao longo do encontro, o SC Coimbrões voltou a aumentar a vantagem para além dos dez pontos (68-57), mas, combativas até ao fim, as Leoas voltaram a pontuar, de bandeja, por intermédio de Simone Costa (68-59). Uma recuperação assinalável após o desacerto no arranque do período, traduzida num mini-parcial de 14-10 depois dos 10-0 iniciais.

A pouco mais de dois minutos da buzina final, o Sporting CP ainda encostou no resultado (68-63), mas, apesar da atitude inatacável, a exibição continuou desinspirada e já não permitiu às Leoas ir além do 77-68 final.

Sporting CP: Márcia Carvalho (5), Simone Costa (19), Maria Kostourkova (6), Emma Huff (12), Madalena Costa, Cláudia Almeida (1), Luana Serranho (7), Ana Urbano, Emília Ferreira (10), Dayna Rouse (8), Maria Oliveira e Maria Cruz. Treinador: João Pedro Vieira.