Leões fecham 1.ª volta com triunfo
09 Jan, 2026
Vitória do Sporting CP frente ao Imortal BC na 11.ª jornada da Liga por 83-64
A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu esta sexta-feira o Imortal BC por 83-64, na 11.ª jornada da Liga, a última da primeira volta, numa exibição com bons momentos da formação Leonina orientada por Luís Magalhães.
Um triunfo seguro, assente em boa prestação defensiva em várias fases, também a condicionar diversos lançamentos da formação algarvia e, sobretudo, terceiro e quarto quartos de bom acerto ofensivo, com os Leões a marcarem 22 pontos e 23 pontos respectivamente, apoiados na eficácia de Diogo Ventura, certeiro nos triplos, acompanhado, nomeadamente, por Brandon Johns Jr dominador debaixo do cesto.
O jogo começou com as defesas a sobreporem-se aos ataques e 9-7 dentro dos últimos cinco minutos do primeiro quarto disso eram espelho. Um triplo de João Fernandes por essa altura deu o primeiro ‘safanão’ no marcador para a equipa Leonina, que com o tempo foi encontrando cada vez melhor ritmo ofensivo, até chegar ao final dos primeiros 10 minutos com vantagem de 21-15 e os dois últimos pontos a serem marcados por Francisco Amarante no último segundo, em entrada para o cesto.
No segundo quarto, os primeiros pontos foram da equipa algarvia, mas a resposta Leonina foi célere, com cesto e falta para Brandon Johns Jr (nova muito boa exibição do poste Leonino), que a seguir fez novo bom lance na área restritiva para o 26-20.
O Sporting CP conseguiu vantagem de dez pontos a 32-22 com 4’26 para jogar com um lance livre concretizado por Claude Robinson, mas a equipa algarvia deu a resposta com triplo de Kyle Cardaci, que a seguir fez outro triplo para o 32-28.
O Imortal BC vivia a sua melhor fase no jogo, mas a dupla Diogo Ventura e Brandon Johns repôs as diferenças para o lado Leonino, O capitão numa penetração para o cesto fez o 34-28 e depois assistiu Brandon Johns para um alley-oop nos 36-28.
Diogo Ventura em triplo deu o 39-30. 39-32 era o resultado ao intervalo, num jogo em que nem sempre a selecção de lançamentos terá sido a mais indicada dos dois lados, mas em que houve boa intensidade do conjunto verde e branco.
No 3.º quarto, Francisco Amarante fez os dois primeiros pontos, seguido por uma ‘bandeja’ de Diogo Ventura, com assistência de Francisco Amarante. Um triplo de Diogo Ventura para o 49-33 com 7’39 para jogar mostrava bem a maior força Leonina, com o nível colectivo do conjunto de Alvalade a crescer, tanto na defesa (imagem de marca dos Leões), como no ataque. Prova disso foi novo triplo para o 52-35, desta vez por Malik Morgan. 61-44 era o resultado no final do 3.º quarto.
No quarto quarto, um ‘afundanço’ e um triplo de Keonté Kenedy creditaram cinco pontos para a equipa do Imortal BC, para o 61-49, o que levou a um desconto de tempo pedido por Luís Magalhães.
Um triplo de Claude Robinson fez o 65-51, seguido de novo triplo, agora de Swenson, para o 68-53 e depois novo triplo, agora de Maleeck Harden-Hayes para o 71-53, numa muito boa sequência da equipa da casa. O Imortal BC fez depois cinco pontos consecutivos – Luís Silva teve boas entradas para o cesto – mas o Sporting CP teve o jogo controlado e dominado.
78-58 a 2’42 para o final desvendavam com clareza o vencedor da partida. Uwais Razaque inscreveu o nome na lista de marcadores com uma entrada para o cesto e um triplo de Swenson fez o 83-64 final para o Sporting CP, numa exibição competente da formação Leonina, que permitiu ainda dar tempo de jogo ao poste formado nos Leões, Dinis Cherepenko.
Sporting CP: Brandon Johns (22), Uwais Razaque (2), Malleck Harden-Hayes (8), Miguel Correia (3), Rui Palhares (1), Francisco Amarante (10) Claude Robinson (4), Diogo Ventura (14) [C], João Fernandes (5), Dinis Cherepenko, Malik Morgan (5), Stephan Swenson (9)