Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Segunda parte decisiva para o triunfo

Por Sporting CP
24 Jan, 2026

Basquetebol supera Vitória SC por 99-72

A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este sábado, o Vitória SC por 99-72 na 12.ª jornada da fase regular da Liga.

Depois de uma primeira metade equilibrada, os 20 minutos finais contaram com um Sporting CP bem superior, assegurando o triunfo com tranquilidade.

No Pavilhão João Rocha, Luís Magalhães apostou em Malik Morgan, Diogo Ventura, Maleeck Harden-Hayes, Claude Robinson e Brandon Johns Jr. para iniciar a partida, que contou com dois triplos - ambos de Claude Robinson - nos primeiros pontos do emblema de Alvalade.

Maleeck Harden-Hayes também começou a dar nas vistas, facturando de várias formas, mas o Vitória SC acelerou e virou o resultado de 12-9 para 12-18. Até ao final do primeiro quarto, João Fernandes e Francisco Amarante pontuaram em lances livres e Rui Palhares também enviou bolas para o cesto, mas num bom momento nas tabelas. Assim, 17-21 para os minhotos com dez minutos decorridos.

O Sporting CP melhorou no período que se seguiu, mesmo que o Vitória SC tenha entrado bem e chegado aos nove pontos de vantagem (17-26). Francisco Amarante reduziu, seguindo-se um grande momento em que Stephan Swenson assistiu Maleeck Harden-Hayes para o alley-oop.

Stephan Swenson conseguiu um triplo que deixou o conjunto verde e branco a quatro (24-28) e, já depois dos pontos de João Fernandes e Francisco Amarante, acertou outro - mais vistoso - que consumou a reviravolta, voltando a colocar o Sporting CP na frente (33-32).

Malik Morgan e Brandon Johns Jr., este último num espectacular afundanço resultante de novo alley-oop, agora com assistência de Francisco Amarante, ainda conseguiram pontos e, ao intervalo, o Sporting CP vencia por 39-37.

A toada mudou a partir do terceiro quarto. Melhor no desafio, o Sporting CP confirmou o favoritismo e não deu hipóteses ao adversário, que cedeu. Brandon Johns Jr. abriu o livro logo nos minutos iniciais, com um espectacular trabalho na tabela para o 41-37, dois lances livres para o 46-37 e outro fenomenal lance no 52-43.

Pelo meio, um grande triplo de Malik Morgan (44-37) e mais dois pontos de Claude Robinson (48-37), um dos melhores do jogo deste sábado. O Vitória SC ainda reagiu e reduziu para 52-49, mas era o Sporting CP quem estava mais forte. Um poderoso afundanço de Brandon Johns Jr., um triplo de Maleeck Harden-Hayes, outro de Claude Robinson e mais dois seguidos de Diogo Ventura deixaram o marcador em 68-54 a dez minutos do fim.

Se o terceiro período já foi dominado pelos Sportinguistas, o quarto foi absolutamente demolidor. Claude Robinson, Joõa Fernandes e André Cruz contribuíram para o 76-56, uma diferença de 20 pontos que praticamente sentenciava o desafio.

Contudo, o fosso entre os dois conjuntos não se ficou por aí. Diogo Ventura continuou de mão quente e João Fernandes afundou para o 83-60, sendo que Luís Magalhães deu minutos a todos os atletas presentes na ficha de jogo.

Até ao final, destaque para o triplo de Francisco Amarante, os dois afundanços consecutivos de André Cruz que animaram o Pavilhão João Rocha e o triplo de Uwais Razaque. Na buzina final, 99-72 para o Sporting CP.

Com 16 pontos, Brandon Johns Jr. foi o maior artilheiro verde e branco, sendo que três outros jogadores registaram um duplo-duplo: Claude Robinson (15 pontos e dez ressaltos), Francisco Amarante (12 pontos dez ressaltos) e Maleeck Harden-Hayes (11 pontos e dez ressaltos).

Os Leões voltam a jogar na próxima quarta-feira, visitando o Imortal BC para a Taça Hugo dos Santos.

Sporting CP: Brandon Johns Jr. (16), Uwais Razaque (3), Maleeck Harden-Hayes (11), Miguel Correia, Rui Palhares (4), Francisco Amarante (12), Claude Robinson (15), Diogo Ventura [C] (11), André Cruz (8), João Fernandes (8), Malik Morgan (5) e Stephan Swenson (6).