Vitória a abrir a ronda principal
26 Out, 2022
Futsal superou MNK Futsal Pula por 5-3
A equipa masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal bateu, esta quarta-feira, o MNK Futsal Pula (Croácia) por 5-3 na primeira jornada da ronda principal da UEFA Futsal Champions League.
Em Makarska, cidade croata onde o grupo dos Leões está a ser disputado, o emblema de Alvalade entrou em campo com Guitta, Erick Mendonça, João Matos e Diego Cavinato.
O favoritismo do Sporting CP foi visível desde bem cedo no que diz respeito à criação de oportunidades e domínio da partida. Nos minutos iniciais, duas bolas bateram na trave do MNK Futsal Pula: Alex Merlim foi o autor da primeira e o guarda-redes Darko Milanović, naquele que seria um autogolo caricato, protagonizou a segunda.
Na resposta, o MNK Futsal Pula também acertou no ferro, num cabeceamento de Daniel Moravac, mas continuou a carregar o Sporting CP. Às chances de Esteban Guerrero, de Pauleta e de Guitta, que enviou uma bola ao poste, seguiu-se, finalmente, o 1-0. Aos nove minutos, Tomás Paçó - que chegou aos 100 jogos pela equipa sénior - rematou rasteiro e colocado para o fundo das redes.
O MNK Futsal Pula, no entanto, reagiu e chegou ao empate por intermédio de David Mataja. Pouco depois, Manolo Bilić por agressão a Esteban Guerrero e o Sporting CP, em vantagem numérica, voltou a colocar-se na frente, desta feita graças ao tento de Anton Sokolov.
Os croatas, ainda assim, não desistiram e foram atrás do 2-2, tendo atingido esse objectivo quando a equipa de arbitragem assinalou pontapé de penálti por falta de Guitta. Chamado a converter, David Mataja não falhou e bisou no desafio.
Até ao intervalo, o Sporting CP podia ter facturado por Alex Merlim, Hugo Neves e Tomás Paçó, mas o 2-2 prevaleceu.
O MNK Futsal Pula podia ter chegado à vantagem no início do segundo tempo, quando Darko Milanović acertou na trave, mas o Sporting CP voltou a dominar e a criar ocasiões de perigo, como as de Diogo Santos ou de Pauleta.
Aos 24 minutos, foram os Leões a marcar, agora por Zicky Té, que foi da direita para o centro e rematou para o 3-2.
O MNK Futsal Pula voltou a aquecer os ferros do Sporting CP, desta vez por intermédio de Igor Osredkar, mas as oportunidades na baliza contrária não pararam. Tanto Anton Sokolov, após um grande lance de Erick Mendonça, como Alex Merlim ameaçaram antes do 4-2.
4-2 esse que chegou a cerca de oito minutos do fim, com Diego Cavinato a atirar de primeira com assistência de Alex Merlim e a dar a primeira diferença de dois golos no marcador.
A dupla vantagem não durou muito, uma vez que o MNK Futsal Pula marcou logo a seguir e novamente por David Mataja, que chegou ao hat-trick.
O jogo seguiu incerto até, praticamente, ao final, com as duas equipas à procura de mais golos e a darem trabalho às defesas adversárias. Guitta, por exemplo, impediu o 4-4 com uma grande defesa ao 34 minutos.
No entanto, foi o Sporting CP a chegar ao 5-3 já perto da última buzina, quando Pauleta, com um grande remate, também colocou o seu nome na lista de marcadores.
Os croatas ainda utilizaram o guarda-redes avançado, mas o resultado estava fechado.
O Sporting CP volta a entrar em acção esta quinta-feira, defrontando os cazaques do MFC Ayat às 17h00 (hora de Portugal continental e Madeira).
Sporting CP: Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky Té, Hugo Neves, Erick Mendonça, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Guitta [GR], Bernardo Paçó [GR], Diego Cavinato, Miguel Ângelo, Alex Merlim e Esteban Guerrero.