Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Goleada no regresso à Liga

Por Sporting CP
07 Abr, 2023

​Futsal bate ADCR Caxinas por 7-1 e reforça liderança isolada

A equipa masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal regressou à Liga com uma goleada frente à ADCR Caxinas por 7-1, esta sexta-feira, na 20.ª e antepenúltima jornada da fase regular. Com este resultado, os Leões reforçam a liderança isolada e passam a somar 53 pontos, mais seis do que o SC Braga, que é o segundo classificado, mas tem menos um encontro disputado.

Sem poder contar com Guitta, por castigo, e Tomás Paçó, João Matos e Miguel Ângelo, devido a lesão, o técnico Nuno Dias apostou num cinco inicial composto por Bernardo Paçó, Erick Mendonça, Alex Merlim, Diego Cavinato e Pany Varela, tendo como adversário o actual oitavo classificado, que na primeira volta tinha conseguido um surpreendente empate 2-2 na sua casa.

No reencontro com os Sportinguistas no Pavilhão João Rocha, a partida começou de feição para os homens da casa. Ainda antes de estarem concluídos os primeiros três minutos, Alex Merlim flectiu para dentro perante a oposição de um adversário, voltou a puxar para fora e, à meia-volta, rematou para o fundo das redes, com a bola a passar por entre as pernas do guarda-redes.

O domínio verde e branco era claro, tanto que logo a seguir Zicky Té ficou perto de aumentar a vantagem com uma tentativa ao poste. No entanto, a ADCR Caxinas respondeu com o golo do empate aos seis minutos, por Filipe Leite, no primeiro lance de perigo que criou, situação que lhe permitiu ganhar confiança e começar a discutir o jogo olhos nos olhos com o Sporting CP.

A partida ficou então mais rápida e intensa, com ataques sucessivos de um lado e do outro, mas foi sol de pouca dura. Isto porque os visitantes rapidamente perderam gás e a turma de Alvalade voltou a controlar. Apesar do elevado número de ocasiões criadas, a ineficácia Leonina e ainda as várias defesas do guarda-redes Tiago Sacramento foram retardando o dilatar da vantagem.

Ainda assim, nos cinco minutos finais da primeira parte tudo mudou e a bola entrou finalmente, por duas vezes. Na primeira foi Pauleta a fazer o gosto ao pé, na sequência de um canto, e segundos depois Pany Varela, que aproveitou um erro adversário para facturar o 3-1. O resultado ao intervalo podia ter sido até mais volumoso, mas a ineficácia voltou a ser decisiva.

No reatamento, o Sporting CP voltou a arrancar por cima. Erick e Merlim testaram mais uma vez os reflexos do guardião rival, que já com quatro minutos nada pôde fazer para travar o 4-1, da autoria de Diego Cavinato. O ala aproveitou um erro e fez o 30.º golo na Liga, reforçando a liderança dos melhores marcadores da Liga. Segundos depois, chegou o 5-1 por Hugo Neves.

Apesar da vantagem já significativa, os Leões não tiraram o pé do acelerador e foram em busca de mais. Diogo Santos atirou à barra após um enorme trabalho de Zicky, que sentou um adversário com um brilhante gesto técnico, ao que se seguiram vários lances de perigo por Pany Varela, Esteban Guerrero e Merlim, mas sempre com Tiago Sacramento a travar as investidas.

Ainda com oito minutos para jogar, o Sporting CP atingiu as cinco faltas. Apesar de condicionado, até final Zicky aumentou para 6-1, ao encostar à boca da baliza um livre de Merlim, e Pany Varela bisou, fixando o 7-1 ao concluir uma jogada de belo efeito. Nota para as estreias de Bruno Maior, fixo de 19 anos, e Tiago Macedo, ala de 18 anos, pela equipa A esta temporada.

Os Leões, que são detentores do melhor ataque (122 golos marcados) e da defesa menos batida da prova (33 sofridos), vão agora enfrentar uma paragem para os compromissos das selecções. O próximo jogo está marcado para dia 22 de Abril, em casa da AD Fundão, de novo para a Liga.

Sporting CP: Bernardo Paçó [GR], Erick Mendonça, Alex Merlim [C], Diego Cavinato e Pany Varela; Gonçalo Portugal [GR], Bruno Maior, Diogo Santos, Zicky Té, Hugo Neves, Pauleta, Tiago Macedo, Anto Sokolov e Esteban Guerrero.