Leões saem de Atenas com vista para os ‘quartos’ da Champions
24 Nov, 2025
Goleada ao AEK vale impressionante vantagem de 11 golos para a segunda mão
Em Atenas, a equipa masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o AEK de forma clara por 0-11, esta segunda-feira à noite, no jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Futsal Champions League.
Sem darem qualquer hipótese ao actual bicampeão da Grécia, os Leões de Nuno Dias impuseram toda a sua superioridade - sobretudo na segunda parte - e com uma vantagem tão dilatada na ‘bagagem’ deixaram o apuramento para os quartos-de-final a um pequeno passo, no Pavilhão João Rocha, já na próxima semana.
Na capital grega, foi de pé no acelerador que o Sporting CP se apresentou em quadra, mas começou por esbarrar na trave – ‘tiraço’ de Tomás Paçó – e especialmente no guardião Nikos Aronis, que nos instantes iniciais já acumulava uma mão cheia de defesas determinantes – número que continuou a aumentar.
O AEK manteve-se muito baixo e fechado como podia, só que o golo verde e branco tornou-se apenas uma questão de tempo neste arranque totalmente de sentido único. E, finalmente, aos seis minutos, Rocha desbloqueou o marcador bem ao seu estilo: rodou sobre o seu marcador e, em força, rematou para o 0-1.
Por dentro os caminhos continuaram fechados, então o Sporting CP exibiu a sua qualidade na meia-distância e quebrou de vez a resistência helénica para chegar a um marcador mais condizente com o domínio imposto. Aos 12’, um pontapé cruzado de Alex Merlim fez o 0-2 e, ainda durante o mesmo minuto, Felipe Valério ganhou espaço em zona frontal para também atirar a contar e dilatar mais o resultado (0-3).
No primeiro tempo, o conjunto grego, que deixou pelo caminho o actual bicampeão italiano, o Meta Catania, não conseguiu mais do que aventurar-se no ataque em três ocasiões para remates desenquadrados de Nenê, Vitinho e outro, algo mais perigoso, de Tarnanidis. Já do outro lado, Nikos Aronis - exposto a um total de 25 remates enquadrados - foi o principal responsável por manter os três golos de diferença para a segunda parte.
No entanto, o guardião já nada pôde fazer no primeiro remate verde e branco no reatamento: à entrada da área, Diogo Santos rematou colocadíssimo para o quarto dos Leões em Atenas e deu o ‘mote’ para a goleada.
Depois, o jogo até ficou ligeiramente mais dividido, mas o Sporting CP foi impiedoso como nunca a finalizar e o marcador desequilibrou-se definitivamente. Entre os minutos 28 e 30, Zicky Té concluiu com sucesso uma paralela, Tomás Paçó surpreendeu com um remate rasteiro de longe e Merlim voltou a fazer magia com a bola colado ao pé (‘bis’), multiplicando o resultado para um inalcançável 0-7.
Diogo Santos, a seguir, não ficou atrás e também com uma bonita jogada individual assinou o seu segundo na partida e ofereceu, logo a seguir, o golo a Allan Guilherme – foram o oitavo e o nono dos Leões, respectivamente, perante um AEK muito desgastado e abatido.
Já o reforço Bruno Pinto foi o responsável por fechar as volumosas contas da primeira mão também com dois golos. Depois de ter sido servido na perfeição por Bernardo Paçó, que se incorporou ao ataque com qualidade, para fazer o décimo, Bruno Pinto ainda aproveitou uma recarga perto do fim para assinar 0-11 final.
Sporting CP e AEK voltam a enfrentar-se na quinta-feira, dia 4 de Dezembro, no Pavilhão João Rocha para discutir a segunda mão e fechar a eliminatória. Antes disso, este sábado (20h00), os comandados de Nuno Dias têm de receber o CR Leões de Porto Salvo para a Liga.
Sporting CP: Henrique Rafagnin [GR], Tomás Paçó, Zicky Té, Diogo Santos, Wesley, João Matos [C], Pauleta, Allan Guilherme, Felipe Valério, Bernardo Paçó [GR], Bruno Pinto, Bruno Maior, Rocha