Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Sporting CP conquista a Taça Continental

Por Sporting CP
18 Set, 2021

40.º título europeu do Clube

A equipa masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal conquistou, este sábado, a Taça Continental da modalidade ao bater, na Catalunha, os espanhóis do CE Lleida Llista Blava por 1-3. Foi o 40.º título europeu do emblema de Alvalade e o décimo no hóquei em patins.

Os Leões, actuais Bicampeões Europeus e Campeões Nacionais, já eram os detentores da Taça Continental após terem vencido a última edição, em 2019, no Pavilhão João Rocha. Do outro lado estava uma equipa que conquistou a Taça WS Europe na última temporada, tendo terminado o campeonato espanhol na quinta posição. O Sporting CP era, por isso, favorito e acabou por confirmar esse estatuto em pista.

O início do jogo, contudo, não teve muitas oportunidades de parte a parte e o marcador apenas foi inaugurado aos 17 minutos. Num contra-ataque verde e branco e protagonizado por duas caras novas para 2021/2022, Henrique Magalhães serviu João Almeida e este, na cara do guarda-redes adversário, não falhou. 0-1 para o Sporting CP e grande festa na Catalunha.

Quebrado o gelo, começaram a aparecer mais situações perigosas. Toni Pérez não conseguiu marcar numa grande penalidade e Gonçalo Nunes teve, logo a seguir, uma chance de facturar, mas sem sucesso. Do outro lado, consequência de um cartão azul exibido a João Almeida, o CE Lleida Llista Blava podia ter empatado de livre directo, mas Ângelo Girão defendeu a tentativa de Jepi Selva. O guarda-redes do Sporting CP voltou a brilhar quando, pouco depois, impediu o golo a Andreu Tomàs numa grande penalidade.

Assim, Ângelo Girão permitiu ao conjunto de Paulo Freitas chegar ao intervalo a vencer por 0-1.

A segunda metade correu de feição ao Sporting CP, que conseguiu controlar todas as incidências com alguma tranquilidade, não permitindo ao CE Lleida Llista Blava sonhar muito alto.

As eventuais esperanças adversárias começaram a ser cada vez mais pequenas aos 30 minutos, quando uma grande jogada colectiva Leonina terminou com a finalização certeira de Gonzalo Romero para o 0-2. A conquista da Taça Continental estava, assim, cada vez mais próxima.

O CE Lleida Llista Blava ainda dispôs de um livre directo a castigar um cartão azul a João Souto a cerca de dez minutos do fim, mas Sergi Folguera não conseguiu ultrapassar Ângelo Girão. As bolas paradas continuaram de lado a lado, mas ninguém foi capaz de superar os guarda-redes.

O marcador voltou a sofrer alterações a três minutos do fim. Depois de um excelente trabalho de Alessandro Verona, João Souto, com fino recorte técnico, colocou a terceira bola no fundo das redes catalãs. O camisola 44 festejou de forma muito emotiva, dedicando o golo à avó, que faleceu recentemente.

Com 0-3 no resultado, muito dificilmente a vitória fugiria ao Sporting CP, que esteve perto em três bolas paradas (livres directos de Gonzalo Romero e Toni Pérez e grande penalidade de Gonçalo Nunes), mas não conseguiu voltar a facturar. Já o CE Lleida Llista Blava chegou, finalmente, ao golo de honra no último minuto e através do capitão Andreu Tomàs num livre directo para o 1-3.

Terminado o encontro, começou a festa na pista em Mollerussa, na Catalunha. O Sporting CP conquistou o seu 40.º troféu europeu e a equipa de hóquei em patins continua a dominar a modalidade a nível internacional.

Sporting CP: Ângelo Girão [C] [GR], João Almeida, Alessandro Verona, Matías Platero, Gonçalo Nunes, João Souto, Toni Pérez, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero e Zé Diogo [GR].