Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Rumo aos ‘quartos’ da WSE Cup com determinação

Por Sporting CP
14 Dez, 2024

Vitória caseira sobre o HC Braga carimbou bilhete (6-2)

Após o empate fora de casa (4-4) na primeira mão dos ‘oitavos’, a equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o HC Braga por 6-2, este sábado à noite, na segunda mão para avançar rumo aos quartos-de-final da WSE Cup.

Com os catalães do Igualada HC já à espera na próxima fase – eliminatória disputada com jogos nos dias 8 de Fevereiro e 1 de Março -, a determinação dos Leões de Edo Bosch foi a melhor arma num tenso jogo de parada e resposta que se descomplicou na recta final, mas o Sporting CP esteve quase sempre a mandar.

Com Ângelo Girão, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero, Alessandro Verona e Toni Pérez no cinco inicial, o Sporting CP entrou praticamente a vencer no Pavilhão João Rocha. Um golo de ‘Nolito’ aos dois minutos deu a dianteira no jogo e na eliminatória, mas por pouco tempo.

Depois de Girão ter defendido uma bola parada a António Trabulo e, do outro lado, Facundo Bridge ter desperdiçado um frente-a-frente num contra-ataque vantajoso, o HC Braga fez o 1-1, graças a uma stickada de meia-distância de Diogo Seixas, ainda antes de se terem cumprido os cinco minutos iniciais.

O jogo fez-se de vaivéns sucessivos, mas o perigo saiu mais frequentemente dos sticks da equipa verde e branca e, com ele, mais um golo: pleno de oportunidade, Toni Pérez empurrou uma bola perdida para o fundo da baliza e relançou o Sporting CP na frente do marcador.

Logo a seguir, João Souto – por duas vezes – ficou muito perto de dilatar a vantagem, tal como Roc Pujadas e Alessandro Verona mais tarde. Na baliza verde e branca, alvejada menos vezes, Girão disse sempre ‘presente’ - destaque para uma defesa com o capacete já perto do intervalo. O duelo na pista foi ‘quente’ – por vezes para lá dos limites - e muito discutido entre os dois conjuntos, mas sem mais mudanças no marcador durante o primeiro tempo.

No entanto, assim que se deu início à segunda parte, dois minutos voltaram a bastar para que o Sporting CP ‘facturasse’. Numa bola parada, a bola foi tocada para Verona e o italiano – decisivo na segunda parte - stickou de fora da área e em força para o 3-1, mas a tensão em pista e no marcador reapareceram outra vez circunstancialmente.

Os bracarenses - em posição cada vez mais incómoda na eliminatória - partiram para a reacção e, com sucesso, reduziram para 3-2 novamente com uma stickada em zona frontal, agora de Pedro Mendes. De imediato, o Sporting CP até beneficiou da décima falta visitante, porém ‘Nolito’ não conseguiu bater o guardião Diogo Fernandes.

E quando os dois guarda-redes estavam a assumir o protagonismo, a determinação verde e branca desequilibrou a balança. Apareceu mais uma investida de Verona que só acabou com a bola a fazer balançar as redes para o ‘bis’ pessoal e o 4-2 – faltavam 11 minutos para o fim.

Pese embora o tudo-ou-nada do HC Braga, os actuais Campeões Europeus manejaram os derradeiros instantes do jogo e da eliminatória com mestria e muita maturidade. Para aproximar ainda mais a passagem aos ‘quartos’, um contra-ataque perfeito dos Leões teve também a melhor conclusão, assinada por Facundo Bridge (5-2).

Girão, já dentro dos últimos cinco minutos, fechou a sua baliza na conversão da décima falta assinalada ao Sporting CP, enquanto João Souto, do outro lado, foi mais eficaz para sentenciar as contas. Na bola parada consequente à 15.ª falta minhota, João Souto foi o eleito e com muita classe finalizou por baixo do corpo do guardião adversário para o 6-2 final. Estava carimbada definitivamente a qualificação e a continuidade na WSE Cup.

Agora, com três vitórias consecutivas acumuladas, os Leões de Edo Bosch têm no horizonte uma complicada visita ao OC Barcelos para o Campeonato Nacional.

Sporting CP: Alessandro Verona, Matias Platero, Roc Pujadas, João Souto, Toni Pérez, Ângelo Girão [GR] [C], Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR], Gonzalo Romero