Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Vitória expressiva no regresso ao Pavilhão João Rocha

Por Sporting CP
19 Abr, 2025

Hóquei venceu o Riba d'Ave HC por 6-1

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado o Riba d’Ave HC por 6-1. A duas jornadas do fim da fase regular, o conjunto verde e branco mantém-se firme no primeiro lugar da classificação, que garante o factor casa nos decisivos playoff.

Ângelo Girão, Gonzalo ‘Nolito’ Romero, Alessandro Verona, João Souto e Toni Pérez foram os eleitos de Edo Bosch para dar início à partida no Pavilhão João Rocha e, nos primeiros três minutos, com as equipas ainda a conhecer-se, o jogo foi disputado muito longe das balizas. Quando, e pela primeira vez no encontro, João Souto visou o alvo, Álvaro Golpe evitou facilmente o tento Leonino.

Contudo, o marcador foi mesmo desbloqueado dois minutos depois: Toni Pérez viu cartão azul, o Riba d’Ave HC beneficiou de um livre directo e Bruno Dinis marcou à segunda, após uma boa defesa inicial de Ângelo Girão.

Num jogo muito intenso e físico, o Sporting CP chegou ao empate aos 15 minutos, através de um momento de enorme inspiração de Alessandro Verona, que disparou de longa distância para um golo de belíssimo efeito. Colado à linha lateral, quase na zona do meio-campo, o italiano rematou forte e cruzado, com a bola a encaixar no canto superior direito da baliza visitante.

Os Leões consumaram a reviravolta no marcador na jogada seguinte, desta feita pelo stick de Roc Pujadas, que galgou quase todo o rinque em velocidade para um importante golo em contragolpe.

Mais consistente e dominador nesta fase do encontro, o Sporting CP chegou ao terceiro golo a cinco minutos do intervalo, numa jogada de insistência de Gonzalo Romero, que surgiu oportuno na recarga após um bom remate de João Souto.

Aos 22’, Nolito desperdiçou um livre directo, após falta grosseira que o impediu de concretizar um contra-ataque, mas a onze segundos do fim do primeiro tempo Alessandro Verona bisou de penálti e os Leões foram mesmo para intervalo a vencer por 4-1.

No regresso das cabines, o conjunto verde e branco surgiu a dominar a posse, mas teve alguma dificuldade em furar a defensiva nortenha. A primeira grande oportunidade do segundo tempo surgiu, no entanto, numa jogada rápida dos visitantes aos 33’, mas Ângelo Girão respondeu bem entre os postes e negou o tento a Pedro Gouveia.

Numa partida marcada pelo regresso de Rafael Bessa às pistas, os Leões continuaram a investir no ataque continuado, e foram recompensados pela paciência aos 41’, quando Alessandro Verona fez um hat-trick após mais uma admirável jogada individual.

Protagonista incontestável do encontro, o camisola 14 voltou a fazer o gosto ao stick aos 43’, colocando o marcador num confortável 6-1. Logo a seguir, aos 45’, Roc Pujadas disparou contra o poste da baliza adversária.

Foi nessa altura que Lourenço Soares, jovem guardião de 18 anos, entrou no rinque para fazer a sua estreia oficial na principal equipa do Sporting CP, mantendo a baliza Leonina inviolada até à buzina final com uma boa defesa aos 49’.

Contas feitas, vitória justa e expressiva (6-1) frente a um Riba d’Ave HC que obrigou os verdes e brancos a correr atrás do prejuízo, dando boa réplica numa partida onde a lei do mais forte imperou.

Sporting CP: Rafael Bessa, Lourenço Soares [GR], Alessandro Verona (4), Roc Pujadas (1), João Souto, Toni Pérez, Ângelo Girão [GR] [C], Facundo Bridge, Henrique Magalhães e Gonzalo Romero (1). Treinador: Edo Bosch.