Golos e espectáculo em vitória Leonina
25 Out, 2025
Triunfo por 8-2 da equipa de hóquei em patins do Sporting CP frente ao HC Braga
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado o HC Braga por 8-2, em partida da 3.ª jornada da fase regular do Campeonato.
Um triunfo com muita qualidade, golos e espectáculo dos campeões do Mundo, que somaram a segunda vitória em três jornadas na prova, depois do triunfo na semana anterior frente ao CD Póvoa, por 0-3.
O início de jogo foi equilibrado, mas jogado mais em vontade do que em esclarecimento ofensivo, ainda que com as melhores oportunidades a pertencerem ao Sporting CP – uma triangulação de grande espectáculo quase terminou em golo de Rampulla – e o certo é que durante mais de metade da primeira parte, o resultado permanecia em 0-0.
Até que com 8’35 para o intervalo, a jogar em power-play, ou seja de cinco para quatro, Danilo Rampulla, muito bem assistido por Facundo Navarro, inaugurou o marcador. Com 8’08 para o intervalo, uma execução soberba de Roc Pujadas deu o 2-0, numa ‘picadinha’ do avançado internacional espanhol dos Leões. E com 7’16 para o intervalo, novamente Roc Pujadas fez o 3-0 para a equipa Leonina.
Três golos, numa fase em que um cartão azul a um jogador bracarense obrigou a equipa visitante a jogar com menos um hoquista – nas novas regras, uma equipa fica agora a jogar com menos um jogador por cartão azul durante dois minutos completos e não apenas, até sofrer um golo. Ou seja, o Sporting CP aproveitou de forma exímia a referida superioridade numérica durante os dois minutos.
Pouco depois, com 6’34 para o intervalo, o HC Braga reduziu, numa recarga conseguida por Pedro Mendes a um primeiro remate defendido por Xano Edo, quando já estava de cinco para cinco.
Com 3’7 para o intervalo e já depois de duas bolas nos ferros, o Sporting CP fez o 4-1, em mais um lance individual de grande categoria, desta feita protagonizado e concluído por Henrique Magalhães, que bisaria com 1’46 para jogar, novamente em grande jogada individual, culminada desta vez com remate forte e colocado para o 5-1, resultado que se registava ao intervalo.
Uma boa primeira parte do Sporting CP, coma habitual alegria e vivacidade de jogo, num conjunto a jogar hóquei em patins de qualidade muito elevada.
Na segunda parte e com 25 segundos jogados, Nolito Romero numa ‘stickada’ de meia distância fez o 6-1.
Com 17’44 para o final, Facundo Navarro isolou-se após grande passe de Diogo Barata e fez o 7-1, em novo lance de grande nivel.
Com 15’00 para jogar, na sequência de grande penalidade inicialmente defendida por Xano Edo, Paulo Pereira ao segundo poste reduziu para o 7-2.
Com 12’18 para o final, livre directo a favor do HC Braga, com Xano Edo a defender a tentativa bracarense, numa fase em que o Sporting CP também tentava marcar mais golos, mas em que a finalização não foi a mais desejada face ao volume de jogo ofensivo da formação orientada por Edo Bosch.
Xano Edo defendeu com pouco mais de nove minutos para jogar novo livre directo apontado por Gonçalo Neto e com 8’50 para o final, o HC Braga atingiu a décima falta, com Facundo Navarro a acertar na trave na execução do livre directo.
Momento também muito alto no jogo foi o brilhante golo de Santiago Honório, a 1’47 para o final, para o 8-2 da formação Leonina. Roc Pujadas viu ainda o guarda-redes do HC Braga defender um livre directo e o jogo terminou com o resultado de 8-2, em prestação colectiva de nota alta dos campeões do Mundo de hóquei em patins.
Sporting CP: Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Xano Edo [GR], Santiago Honório, Henrique Magalhães, José Diogo, Nolito Romero [C]