Vitória difícil, mas justa em Riba d'Ave
06 Dez, 2025
Hóquei com mais um triunfo fora de casa
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, por 2-3 em casa do Riba d'Ave HC para a oitava jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Xano Edo, Rafael Bessa, Alessandro Verona, Facundo Navarro e Gonzalo Romero começaram de início para os Leões, que tiveram um início intenso e dominador numa pista sempre complicada. Ainda assim, o duelo contou com muitas falsas nos primeiros minutos.
Álvaro Shehda, guarda-redes do Riba d'Ave HC, ia sendo a principal figura dos da casa e cimentou esse estatuto aos 10', quando defendeu a grande penalidade de Alessandro Verona. Logo a seguir, negou o golo a Danilo Rampulla.
O Sporting CP viu, depois, dois cartões azuis praticamente seguidos para Roc Pujadas e Facundo Navarro, mas conseguiu, com especial mérito para Xano Edo, segurar o 0-0 mesmo estando muito tempo em desvantagem. Já com os cinco em campo, reagiu e Alessandro Verona acertou no ferro aos 18'.
De volta ao controlo da partida, o emblema de Alvalade voltou a ameaçar com regularidade e conquistou uma grande penalidade aos 24'. Chamado a converter, Rafael Bessa não falhou e conseguiu a preciosa vantagem em cima do intervalo. No final do primeiro tempo, 0-1 para o Sporting CP.
O golo inaugural chegou numa fase importante e o 0-2... também. Ao terceiro minuto da segunda metade e na conversão de um livre directo, Danilo Rampulla brilhou no frente-a-frente com Álvaro Shehda e colocou a bola no fundo das redes.
O Riba d'Ave HC, contudo, conseguiu reagir e reduziu aos 30' por Nanu Castro e novamente de bola parada, agora numa grande penalidade.
Danilo Rampulla ficou muito perto de bisar aos 35' e o Sporting CP ia continuando por cima, mas com uma magra vantagem e já a encostar nas dez faltas, o que alimentava a expectativa em relação ao resultado final.
A décima falta chegou mesmo aos 39' e o Riba d'Ave HC teve direito a um livre directo que Nanu Castro aproveitou para converter, bisar e fazer o 2-2. Quatro golos no Parque das Tílias e todos de bola parada.
No entanto, o Sporting CP conseguiu quebrar essa tendência e voltar a ficar na frente cerca de 30 segundos depois: agora em jogo corrido, Danilo Rampulla atirou com grande qualidade para o 2-3.
Já após uma bela intervenção de Álvaro Shehda num lance em que Gonzalo Romero e Facundo Navarro ficaram perto do golo, Danilo Rampulla chegou mesmo ao hat-trick, mas o lance foi, depois, anulado.
Apesar da diferença ser de apenas um golo, foi o Sporting CP a melhor equipa até ao fim, tendo estado sempre mais perto de voltar a marcar do que de sofrer. Mesmo com o 5x4 utilizado pelo Riba d'Ave HC nos momentos finais, o triunfo acabou por não estar em risco. No final dos 50 minutos, 2-3 e vitória do conjunto de Edo Bosch.
Os Leões voltam a jogar na quinta-feira, visitando o HC Liceo na Corunha para a WSE Champions League.
Sporting CP: Xano Edo [GR], Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero [C] e Zé Diogo Macedo [GR].