Goleada encarrilou terceira vitória seguida no Campeonato
31 Jan, 2026
Leões 'vingam-se' da AD Sanjoanense com primeira parte de luxo (2-7)
Para começar da melhor forma na segunda volta, a equipa de hóquei em patins do Sporting CP vistou e derrotou a AD Sanjoanense por 2-7, este sábado, em jogo da 14.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Na jornada inaugural, os Leões de Edo Bosch tinham ‘tropeçado’ frente a este mesmo adversário no Pavilhão João Rocha (2-2), dias depois de terem vencido a Supertaça e o Mundial de Clubes, e agora, em São João da Madeira, deram uma resposta cabal. Demonstrativo disso foi o vantajoso 0-5 conseguido logo no primeiro tempo.
Com este resultado, o Sporting CP soma 35 pontos e subiu à condição ao segundo lugar, enquanto o OC Barcelos (33 pontos) ainda não entrou em pista na recepção ao FC Porto. O SL Benfica, que também não cumpriu a sua partida (visita ao HC Turquel), lidera a tabela com 37 pontos.
Perante uma AD Sanjoanense no décimo lugar e que acumulava quatro jogos sem vencer, o Sporting CP entrou de forma impiedosa e arrancou rápido para uma primeira parte irrepreensível. Antes dos dez minutos, os reforços Danilo Rampulla - quarto jogo seguido a ‘facturar’ - e Facundo Navarro já tinham lançado os Leões na frente do marcador (0-2) e não mais tiraram o pé do acelerador até ao intervalo.
De seguida, abriu-se espaço para Alessandro Verona sair a toda a velocidade em transição e, sem hesitar, fez uso da meia-distância para aumentar a vantagem com uma stickada potente. Rampulla ainda teve um penálti para assinar o 0-4 - cartão azul a Miguel Henriques – só que a possibilidade foi negada pelo guardião e nem a posterior inferioridade numérica adversária acabou por facilitar a tarefa.
Por sua vez, a formação nortenha também teve uma bola parada – por décima falta Sportinguista – para reentrar na discussão, mas também sem sucesso.
Já com a AD Sanjoanense reposta a cinco unidades em pista, o Sporting CP voltou à carga e aos golos: uma stickada frontal de Rafa Bessa confirmou o 0-4 e, a um minuto da buzina, Facundo Navarro foi oportuno numa recarga e emendou a bola para o fundo das redes, fixando a ‘mão cheia’ de golos ao intervalo a favor do Sporting CP.
Depois da solidez exibida até aqui, a equipa verde e branca apostou numa postura de mais gestão no segundo tempo. E logo no reatamento foi a vez de os comandados de Edo Bosch lidarem com um cartão azul – a ‘Nolito’ Romero – e o guardião Xano Edo, depois de travar a bola parada, foi também a melhor arma para evitar que essa desigualdade tivesse efeitos no resultado.
Já do segundo período em inferioridade numérica – azul a Rafa Bessa – os Leões não conseguiram sair incólumes. Hugo Santos, à ‘boca’ da baliza, reduziu para a AD Sanjoanense, quando instantes antes Romero não foi capaz de converter a décima falta da equipa da casa.
O Sporting CP manteve-se cerebral e, assim, chegou ao sexto golo em São João da Madeira, assinado novamente por Rampulla, mas com muito mérito para o trabalho e assistência de Roc Pujadas.
A postura persistente da AD Sanjoanense, apesar da diferença no marcador, permitiu voltar a reduzir distâncias graças a Luís Filipe, mas deu espaço também para os contra-ataques Leoninos. Numa dessas ocasiões, Rafa Bessa aproveitou para também fazer o ‘bis’ e fechar as contas em 2-7, embora Pujadas tenha tido ainda a oportunidade de converter a 15.ª falta adversária antes do fim.
Cumprida a missão no Campeonato Nacional, onde os Leões somam três triunfos seguidos, as atenções viram-se para a WSE Champions League, que reserva uma recepção à UD Oliveirense para quinta-feira (19h30).
Sporting CP: Xano Edo [GR], Rafa Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero [C], Zé Diogo [GR]