Tudo sobre rodas para voltar a vencer
21 Fev, 2026
Resposta de Leão frente ao CH Carvalhos (6-1)
A equipa de hóquei em patins do Sporting CP recebeu e goleou o CH Carvalhos por 6-1, este sábado à tarde, no encontro da 17.ª ronda da fase regular do Campeonato Nacional.
Após o deslize em casa do HC Braga (3-3), que terminou uma série de cinco vitórias consecutivas, os Leões de Edo Bosch retomaram esse caminho, no Pavilhão João Rocha, com um grande triunfo construído em crescendo. Brilharam Danilo Rampulla (hat-trick) e Roc Pujadas (‘bis’) e marcou, também, Henrique Magalhães.
Somados 42 pontos no segundo lugar, o Sporting CP está a dois da liderança do SL Benfica, que ainda tem de jogar nesta jornada.
Antes da acção começar no Pavilhão João Rocha, Zé Diogo foi homenageado por ter atingido a impressionante marca de 400 jogos de Leão ao peito e, em pista, houve ainda outra grande novidade. Após praticamente nove meses de ausência por lesão, Facundo Bridge voltou às opções de Edo Bosch.
Iniciado o encontro, rapidamente o Sporting CP mostrou ao que vinha e deixou dois sérios avisos através de Danilo Rampulla, mas o ‘aflito’ HC Carvalhos (13.º e penúltimo) não se coibiu, também, de se aventurar no ataque, testando Xano Edo por duas ocasiões.
Ainda assim, o conjunto nortenho compacto junto à sua baliza e os Leões a insistir no ataque foi a toada dominante. Prova disso foram as perigosas stickadas de Roc Pujadas (defendida) e de Facundo Bridge (por cima), até que o catalão fez mesmo balançar as redes, aos 12 minutos, com um ‘tiro’ cruzado.

No entanto, o 1-0 não durou mais do que uns instantes, porque um cartão azul a Xano Edo e respectivo penálti deram a hipótese da igualdade a Diogo Casanova, que não a desperdiçou.
Por momentos, o duelo ficou mais ‘partido’ e reequilibrado, mas um lance rápido recolocou os Leões no controlo. Facundo Bridge, com um passe a ‘rasgar’, encontrou a entrada na área de Rampulla e o camisola 10 fez o desvio certeiro para o 2-1. Uma margem que durou até ao intervalo, mas não por falta de oportunidades: só os ferros negaram golos a Rampulla e ‘Nolito’ Romero (penálti), mas também a Miguel Afonso, do HC Carvalhos.
Já na entrada para a segunda parte, o Sporting CP acelerou e começou claramente por cima, encontrando consistentemente caminhos para a baliza – e só deu Sporting CP. Com uma ‘bomba’ de Henrique Magalhães fez o 3-1 e a vantagem só não ‘disparou’ nesta fase porque os Leões desperdiçaram mais dois penáltis – Rampulla atirou ao poste e Romero acertou no capacete do guarda-redes André Almeida.
Não foi à força, teve de ser com magia – e muita! Para elevar esta fase de domínio total e, até, de espectáculo ofensivo dos Leões, Roc Pujadas protagonizou um lance genial, com uma rotação sobre o último defesa para ver e rever, antes de assinar o 4-1.

A seguir, os comandados de Edo Bosch mostraram também a sua capacidade defensiva, superando dois períodos de inferioridade numérica consecutivos - azul a Pujadas e, depois, Magalhães – antes de voltarem ao ataque com plena eficácia. O principal ‘culpado’ foi Rampulla, que em força fez dois golos consecutivos - o segundo de muito longe – para sentenciar a goleada e o perfazer o seu hat-trick no jogo (24 golos na prova).
Retomado o caminho das vitórias no Campeonato de forma categórica, os Leões de Edo Bosch viram atenções para a fase de grupos da WSE Champions League, que reserva uma deslocação à Luz para defrontar o SL Benfica na quinta-feira (20h30).
Sporting CP: Diogo Barata, Danilo Rampulla, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Xano Edo [GR], Santiago Honório, Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR], Gonzalo Romero [C]
