Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP dá-se a conhecer através da Judo Week

Por Sporting CP
31 Mar, 2026

Dias de actividades dedicados à modalidade e não só

Misturando aprendizagem com diversão, a Judo Week está a proporcionar dias repletos de actividades aos mais novos, durante as suas férias escolares, para promover a modalidade e viver o eclectismo do Sporting CP.

Tudo começou no Multidesportivo do Estádio José Alvalade com um torneio de judo no passado domingo, que acolheu os judocas Leoninos e de vários outros clubes. No total, houve 180 jovens atletas em acção, um número que “não estávamos à espera”, admitiu Miguel Alves, treinador da modalidade no Sporting CP. Foi sucesso, até porque “expandir a modalidade” é um dos objectivos desta iniciativa do Clube, que está sempre de portas abertas para receber novos praticantes. “O Jorge Fonseca e o João Fernando também começaram nestas idades e neste momento são atletas Olímpicos”, enalteceu o técnico.

Agora, até amanhã, quarta-feira, decorre um estágio técnico de três dias, mas o judo tem sido apenas a porta de entrada para estas crianças nascidas entre 2014 e 2018. A Judo Week tem servido, sobretudo, para “apresentar o Sporting CP”. “Conseguimos mostrar o que é o judo do Sporting CP e não só”, explicou Beatriz Andrade, consultora operacional das modalidades.

O rugby foi a modalidade que o Clube já deu a conhecer aos vários jovens judocas integrados na Judo Week e, além disso, está agendada uma palestra com um atleta Leonino, bem como momentos mais lúdicos dedicados a jogos tradicionais.

“O rugby é um desporto de contacto, como o judo e têm semelhanças. No rugby fazem placagens em vez de projecções, mas também implica atirar alguém ao chão. São dois deportos que conseguem complementar e normalmente quem gosta de fazer um também gosta de praticar o outro. Assim, demos também a conhecer uma nova modalidade aos participantes no nosso estágio”, afirmou Miguel Alves, enquanto a actividade decorria no campo sintético em frente ao Pavilhão João Rocha.

Assim, foi pensado um conjunto de actividades “fundamentais”, nas palavras de Beatriz Andrade, para a aprendizagem e diversão das crianças, sem esquecer a envolvência criada ao longo destes dias. “É importante receber outros clubes para que haja um momento de partilha sobre maneiras de ensinar e actividades complementares”, acrescentou a consultora operacional das modalidades. Uma iniciativa com ADN Sporting, a dar frutos e que é para repetir.