Judo é Heptacampeão Nacional
26 Out, 2024
Triunfo sobre a A. Académica de Coimbra na final
A equipa masculina de judo do Sporting Clube de Portugal sagrou-se, este sábado, Heptacampeã Nacional ao conquistar o Campeonato Nacional de Equipas que se realizou em Viseu.
Composta por Gonçalo Lampreia, Tomás Gomes, Otto Kvantidze, Tomás Fonseca, João Fernando, Lucas Lacerda, Diogo Luís, Kevin Suárez, Jorge Fonseca e Diogo Brites, a formação verde e branca confirmou o favoritismo e alimentou um palmarés já bem rico na modalidade.
Na primeira fase da competição, os Leões começaram por derrotar a A. Académica de Coimbra por 3-1, seguindo-se triunfos sobre SL Benfica (3-1) e SU Sintrense (3-0). Depois, nas meias-finais, nova vitória confortável diante do Judo Lusófona por 3-0.
Por último, na final, o Sporting CP voltou a encontrar a A. Académica de Coimbra. Em -81kg, João Fernando começou por bater Afonso Faria com um waza-ari nos primeiros segundos e outro mais tarde, completando o ippon.
Em -90kg, no entanto, A A. Académica de Coimbra empatou a final quando Marcos Martínez Coin bateu o Leão Lucas Lacerda. Quando ambos tinham pontuado um waza-ari, o espanhol conseguiu outro e fechou as contas no combate.
Em +90kg, o Bicampeão Mundial e medalhado Olímpico Jorge Fonseca não teve problemas em vencer Roman Amaro Cabello por ippon e, para fechar, Gonçalo Lampreia protagonizou o duelo mais equilibrado da final contra Alexandre Bucur. Foi preciso esperar pelo golden score para Alexandre Bucur ser admoestado com o terceiro shido (castigo), o que significou o triunfo de Gonçalo Lampreia e do Sporting CP por 3-1.
No final, Jorge Fonseca reagiu à conquista. "Estou muito feliz pelo título nacional. Foi uma prova incrível, ganhámos vários combates com atletas novos, de futuro. A prova foi muito competitiva e estamos muito satisfeitos", disse aos meios de comunicação Leoninos.
João Fernando admitiu que existia "o objectivo de ser Campeões Nacionais pela sétima vez consecutiva": "As coisas têm vindo a correr bem e esperamos continuar a conquistar o título. Foi um dia muito feliz, a equipa era nova e muitos atletas lutaram [pelo Sporting CP] pela primeira vez. Felizmente, conseguimos rodar a equipa em todos os encontros e todos se portaram muito bem. Estou muito satsfeito".
Depois de 2016, 2017, 2018, 2019, 2022 e 2023 (o Campeonato Nacional de Equipas não se realizou em 2020 e 2021 devido à pandemia de COVID-19), o Sporting CP conquistou o título pela sétima vez consecutiva e não deixou fugir a hegemonia.