Patinagem de velocidade chega ao Sporting CP
22 Dez, 2024
Nova modalidade com primeira vaga para rapazes e raparigas entre os seis e os 12 anos
Clube sempre jovem e irreverente, o Sporting CP tem agora no universo de modalidades mais um desporto radical e de alta voltagem. A patinagem de velocidade já se pode praticar no Clube Leonino, para alegria dos mais pequenos, rapazes e raparigas entre os seis e os 12 anos. A pequena pista no espaço exterior do Estádio José Alvalade foi palco, na última quinta-feira, de uma demonstração por parte dos, para já, aspirantes a patinadores e patinadoras, que mostraram a perícia sobre quatro rodas – patins em linha – sempre sob a supervisão dos treinadores e o olhar orgulhoso dos pais.
Os meios de comunicação do Clube presenciaram esta apresentação e falaram com Ricardo Salgado, treinador desta nova modalidade do Sporting CP, que não escondeu o entusiasmo pelo arranque de mais uma nova proposta de desporto com o carimbo do Clube Leonino.
“Além de competitiva, é uma modalidade radical, tem uma dinâmica muito interessante, quer pela velocidade, quer pela técnica e perícia. É uma modalidade que normalmente os jovens gostam, temos também a particularidade de ser praticada por masculinos e femininos. Um grande clube como o Sporting CP é muito bom para esta disciplina, que faz parte da Associação de Patinagem de Lisboa, na qual também está o hóquei em patins, a patinagem de velocidade e a patinagem artística. Abrir a modalidade num grande clube é muito importante para o crescimento da mesma, que já está no norte, sul do país e também nas ilhas. Na zona de Lisboa ainda não tem muitos clubes, mas com a ajuda da Associação de Patinagem de Lisboa que deu um mote muito importante para o arranque da modalidade no Sporting CP e que tem dado um grande apoio para o avanço da mesma a nível do espaço do pavilhão onde estamos a treinar actualmente. Portanto, queremos acima de tudo criar uma dinâmica de formação, criar e desenvolver uma estrutura ao nível da secção no Sporting CP para aos poucos ir crescendo”, notando que o Sporting CP já tem cerca de 20 patinadores na escola.
Começar da base é o alicerce do projecto, explicou. “O objectivo principal é abrirmos os escalões de formação, queremos avançar neste momento apenas e só com a formação, recebemos aqui muitas crianças que queiram aprender a patinar, esse é o primeiro objectivo. O escalão seguinte é quando começarmos a verificar que os patinadores têm ‘skills’ para desenvolver a modalidade, aí avançamos com o escalão de pré-competição, quer para masculinos, quer para femininos. Mas, actualmente, o objectivo é só formação”, reforçou Ricardo Salgado, ressalvando que para já as inscrições são para crianças entre os seis e os 12 anos.
A patinagem de velocidade está na moda e o Sporting CP está disponível para completar com a especialização própria de um Clube de excelência aquilo que já faz parte do ensino básico. “É uma modalidade que faz parte do desporto escolar ao nível do programa de Educação Física. Há muitos grupos de patinagem e corridas em patins nas escolas e muitas crianças que gostam de praticar esta modalidade, mas que depois acabam por não ter uma continuidade em termos competitivos e esta abertura no Sporting CP é uma oportunidade para essas crianças, que já praticam no desporto escolar, poderem integrar o nível de pré-competição neste Clube”.
A patinagem de velocidade está receptiva a acolher todos os interessados e a ter boa sinergia por exemplo com quem já patina no hóquei em patins, mas possa depois não integrar uma equipa da modalidade. E o inverso é igualmente válido. “Estamos abertos a receber, numa outra vertente de patinagem. Um patinador de hóquei em patins tem de ter uma boa patinagem, assim como quem tiver a nossa formação e achar que a patinagem de velocidade não é o que quer para dar continuidade, nós também podemos dar a conhecer a formação do hóquei em patins e levá-los à formação do hóquei. Por isso, estas sinergias entre as duas modalidades no Sporting CP é importante que aconteçam e podem vir a dar frutos tanto para um lado, como para o outro, sem dúvida alguma”.
Para aderir à patinagem de velocidade do Sporting CP, o processo de adesão é simples e dado a conhecer. “O Sporting CP fez um cartaz que está divulgado na página do Sporting CP na área das modalidades e lá estará a patinagem de velocidade. Basta fazer a inscrição on-line, é muito simples, o Sporting CP tem tudo muito bem organizado e estruturado nesse sentido. Nessa página onde está a divulgação também tem um cartaz onde tem os horários e o local dos treinos. Onde temos a modalidade a funcionar é no Pavilhão do Sport Lisboa e Olivais, podem visitar-nos ao sábado entre as 11h00 e as 13h00, terças das 20h00 às 21h30 e sextas, das 17h00, às 18h30, estamos lá para receber patinadores que queiram integrar a modalidade, a patinagem, ou simplesmente que queiram patinar”.
Patinagem implica patins, algo que tem feito parte da ‘prenda no sapatinho’ de muitas crianças, ainda por cima na quadra que atravessamos: o Natal. “O arranque desta modalidade foi numa altura propícia para poderem adquirir novo material, mas para a patinagem de velocidade numa fase de iniciação bastam uns simples patins em linha (de quatro rodas), e um capacete. Este é o material obrigatório. Depois há o material facultativo numa fase inicial, as joalheiras, cotoveleiras, protecções nas mãos, que não é obrigatório na patinagem de velocidade. O capacete sim, por questões de segurança. Nos escalões de pré-competição já estamos a falar de patins com outra dinâmica, com outro tipo de rodas, outro tipo de bota, mas aos poucos nós vamos explicando aos pais. O objectivo é que os jovens patinem com o menor desgaste energético o mais rapidamente possível”, referindo ainda outro dos objectivos, mas da parte do Sporting CP:
“Integrar esta modalidade na Federação de Desportos de Inverno para também avançar com patinagem de velocidade no gelo. É perfeitamente possível haver um ‘transfert’ das rodas para o gelo e queremos filiar o Sporting CP na Federação de Desportos de Inverno para levarmos patinadores a praticarem a patinagem no gelo”.
Os meios de comunicação do Clube falaram com algumas das crianças que já fazem patinagem de velocidade no Sporting CP e o entusiasmo foi o denominador comum pela práctia desta modalidade que exige equilíbrio e coordenação motora, além de ajudar no crescimento físico e cognitivo da criança. “Está a ser bom, estou a aprender mais e a ser ensinada no Sporting CP. Estou a aprender a equilibrar-me só com um pé, a saltar e a desviar-me dos obstáculos”, referiu Madalena Bento, enquanto Henrique Silva justificou a escolha pelo Sporting CP: “É um grande Clube e aqui já aprendi a fazer técnicas mais difíceis que não conhecia antes. É divertido, porque andamos mais rápido com rodas. Eu gosto. Quero melhorar nos obstáculos, porque caio muitas vezes, quero melhorar isso. Gostava de um dia poder competir na patinagem de velocidade”. Francisco Santos disse gostar de patinar e dos obstáculos e no sonho próprio das crianças, sonha ser Super-herói. Quem sabe, a patinar?