De volta à Liga e aos triunfos
12 Nov, 2023
Leoas do voleibol dominaram Esmoriz GC (3-0)
A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este domingo, o Esmoriz GC por 3-0 no jogo da oitava jornada da primeira fase da Liga.
Foi de forma autoritária (25-7, 25-14, 25-15) que as Leoas de Rui Pedro Costa responderam ao desaire na Europa e, ‘às custas’ do recém-promovido Esmoriz GC, regressam às vitórias – a segunda consecutiva na Liga. Num jogo de sentido único no Pavilhão João Rocha, que agravou o mau momento do emblema nortenho (quarta derrota seguida e apenas um triunfo nesta Liga), Lauren Bevan-Matias acabou como a melhor pontuadora (12).
Ora, já com a bola no ar, contando com uma Özge Kinasts inspirada no serviço, a turma de Alvalade começou bem cedo a simplificar a partida. ‘Cavada’, logo a abrir, uma vantagem de 6-0, rapidamente o marcador se dilatou para lá dos dez pontos de diferença (17-3), já com Aline Timm a servir. Neste set inaugural, a superioridade verde e branca foi total e isso acabou traduzido num expressivo 25-7, fechado com classe por Liza Kastrup.
Apesar de um início menos desnivelado no parcial seguinte, a eficácia no ataque e a segurança defensiva do Sporting CP, com o decorrer do set, continuaram a deixar o Esmoriz GC com muitas dificuldades do outro lado da rede, sobretudo na recepção (10-4). Implacáveis, as Leoas, que foram contanto com muita rotação nas suas peças, voltariam a impor mais uma vantagem de mais de dez pontos (16-5) para encaminhar - com autoridade - também o segundo set.
Ainda assim, desta vez, as contas não se fechariam sem que o conjunto nortenho - menos errático nesta fase - conseguisse esboçar uma reacção (17-11). Com Jady Gerotto em destaque na recta final, as Leoas de Rui Pedro Costa - muito concentradas - chegaram ao 25-14 e respectivo 2-0.
Dando continuidade ao seu ímpeto em casa, o Sporting CP arrancou novamente cedo para o triunfo (11-4) e não desperdiçaria a hipótese de fechar de forma imediata e de vez a partida frente ao décimo classificado.
Até lá, o Esmoriz GC mostrou que estava em crescendo para oferecer uma outra réplica (12-9) e assinar o seu melhor set no Pavilhão João Rocha, embora insuficiente para mudar o rumo dos acontecimentos. Assim, um ataque de Lauren Bevan-Matias, um bloco de Aline Timm e um ás de Amanda Cavalcanti fizeram o 25-15 final que selou o regresso aos triunfos do Sporting CP.
Alcançados os 18 pontos e o terceiro lugar da Liga, agora, as Leoas de Rui Pedro Costa têm o reencontro marcado com as sérvias do OK Tent, fora de casa, em busca de recuperar do desaire por 1-3 na primeira mão dos 16-avos-de-final da CEV Challenge Cup.
Sporting CP: Luana Rabechy (1), Vanessa Paquete (4), Amanda Cavalcanti (4), Liza Kastrup (8), Thaís Bruzza (6), Moara Santos (4), Ozge Kinasts (3), Thuany Bardin, Lauren Bevan-Matias (12), Jady Gerotto (6), Aline Timm (10), Carolina Garcez [L], Daniela Loureiro [L] [C].