Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Deslocação a Espinho resultou na primeira derrota

Por Sporting CP
01 Nov, 2024

Trabalhoso duelo sorriu à equipa da casa na ‘negra’ (3-2)

A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal entrou em falso neste fim-de-semana de jornada dupla, esta sexta-feira, ao perder com o SC Espinho por 3-2 na partida da quinta jornada da primeira fase da Liga.

Pela primeira vez em 2024/2025 os Leões de João Coelho foram derrotados, colocando assim um ponto final no arranque até então imaculado.

Na sempre traiçoeira deslocação à Nave Desportiva de Espinho, onde mora um conjunto aguerrido e muito experiente – à entrada para esta jornada assente no sexto lugar -, o Sporting CP apresentou-se com Gonçalo Sousa, Martin Licek, Jan Galabov, Edson Valencia, Yurii Synytsia e Jonas Aguenier para um exigente e longo set inaugural.

Entre vários serviços falhados de um lado e do outro, o SC Espinho assumiu as primeiras vantagens (7-4 e 9-6), porém a capacidade no bloco e a potência no ataque dos Leões – com Valencia em destaque – não só deu rapidamente a volta ao marcador (10-12) como serviu para reforçar a liderança (13-17).

No entanto, foi ‘sol de pouca dura’ graças a um meritório parcial sem resposta da equipa casa, que chegou ao 18-17 e forçou uma recta final tensa e de margens curtas (23-23) no primeiro set, só resolvido - a muito custo - pelas vantagens e com final feliz a verde e branco. O SC Espinho até desperdiçou o primeiro set point, seguindo-se um total de seis (!) consecutivos para o lado do Sporting CP até que o interminável teste aos nervos teve o seu ponto final aos 30-32.

Embora consumada esta importante entrada afirmativa, os Leões de João Coelho tiveram de mostrar a sua face mais lutadora também no segundo set, onde o equilíbrio foi lei com empates sucessivos no marcador. A ordem, contudo, rompeu-se quando o emblema do Norte do país se adiantou perigosamente por 20-17.

Mais uma vez, só uma reacção forte e tardia da equipa verde e branca podia inverter os acontecimentos, e quase que o filme anterior se repetiu. De forma épica, Galabov e um ás de Kelton Tavares negaram dois set points ao batalhador SC Espinho (24-24), mas nas vantagens – ainda mais longas desta vez – foi a formação da casa a resistir, fazendo o 1-1 no jogo com um polémico ponto que sentenciou o 35-33.

Com tudo de volta ‘à estaca zero’, o terceiro set revestiu-se de grande importância e confirmou a viragem na partida. Os Leões sentiram mais dificuldades (15-8) e ainda esboçaram uma reacção (19-16), mas insuficiente, porque o ímpeto do SC Espinho – com o apoio das bancadas - permaneceu e confirmou a reviravolta com o 25-20 quando se estava prestes a chegar às duas horas de encontro.

A seguir, o Sporting CP – já sem margem de erro – reencontrou-se e até venceu o quarto set por 19-25 para voltar a deixar tudo empatado, mas foi na ‘negra’ que tudo se decidiu e caiu para o lado local, apesar do grande equilíbrio (15-12).

Agora com 13 pontos somados, segue-se o regresso ao Pavilhão João Rocha para enfrentar o VC Viana já no domingo (18h00).

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov, Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Edson Valencia, Yurii Synytsia, Martin Licek, Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth, Jonas Aguenier, Leonel Filho, Armando Velásquez, Nicolás Perren [L], Alejandro Vigil