Vantagem máxima trazida da Bélgica com vista para as 'meias'
15 Jan, 2025
Leões bateram Volley Menen por 0-3 na primeira mão
A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta quarta-feira, à Bélgica e venceu o Volley Menen por 0-3 na primeira mão dos quartos-de-final da CEV Challenge Cup. Desta forma, os Leões de João Coelho partem com a melhor vantagem possível nesta luta por um lugar nas ‘meias’, o qual pode ficar garantido com mais uma vitória ou até uma derrota por 2-3 na segunda mão, que está agendada para o dia 29 deste mês, no Pavilhão João Rocha.
Com uma exibição praticamente implacável (18-25; 21-25; 21-25) em casa do actual segundo classificado da liga belga, onde também não faltou o apoio Sportinguista, o conjunto verde e branco deu continuidade ao seu excelente momento de forma – 15 vitórias consecutivas – e continua também com direito para sonhar na Europa.
Com Martin Licek, Yurii Synytsia, Kelton Tavares, Jonas Aguenier, Edson Valencia, Jan Galabov nas opções iniciais de João Coelho, o Sporting CP arrancou com um 0-3 e, desde aí, manteve-se de forma segura na liderança do set inaugural (7-11). Mais do que isso, os Leões não tardaram em mostrar ao que vinham na cidade belga de Menen - bem perto da fronteira com a França - e prontamente ‘dispararam’ no marcador (9-16 e 11-18).
A equipa da casa, a seguir, ainda esboçou uma reacção ao reduzir a desvantagem para três pontos (17-20), mas os comandados de João Coelho não abanaram e encarreiraram para o 0-1 em sets, fechado com o 18-25.
Foi o início perfeito no jogo e na eliminatória e teve a respectiva continuidade no set seguinte, onde os Leões entraram com tudo e abriram a vencer por 0-4. No entanto, foi nesta fase que o Volley Menen reequilibrou mais o duelo, primeiro forçando vários empates e, a seguir, saltando mesmo para a liderança do marcador pela primeira vez (16-14 e 18-16).
Ainda assim, o conjunto verde e branco superou esta fase mais incerta com distinção: voltou a mostrar-se firme, foi mais certeiro e regressou ao comando com um parcial decisivo de 0-5 (18-21) para completar o trabalho com sucesso – e relativa tranquilidade - com o 21-25 assinado por Edson Valencia – sempre fiável no ataque, acabou com 22 pontos marcados.
Em cerca de uma hora de jogo, os Leões colocaram-se numa posição privilegiada para sair com um sorriso rasgado da Bélgica e foi isso mesmo que garantiram, novamente de forma sólida, à primeira oportunidade, ou seja, logo no terceiro set.
De novo, foi cedo que o Sporting CP assumiu a dianteira (5-9) e soube sempre, quer ‘escudar-se’ nesta vantagem, quer dilatá-la mais à frente de maneira desde logo muito promissora (10-16).
Daqui até final, o Volley Menen já não conseguiu esbater o ímpeto verde e branco a ponto de reentrar na discussão do resultado (20-23), que esteve sempre nas ‘garras’ dos Leões, e assim ficou. Um bloco de Jonas Aguenier fez o 21-25 final e levou a vantagem máxima na eliminatória para o Pavilhão João Rocha.
Missão cumprida de forma imaculada fora de casa nos ‘quartos’ e imaculado também é o registo verde e branco nesta edição da CEV Challenge: em sete jogos são também sete as vitórias somadas.
Antes de decidir essa vaga nas meias-finais europeias, por agora, segue-se o regresso à Liga com a recepção ao SC Espinho, o único emblema que venceu o Sporting CP nesta temporada.
Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (7), Vinícius Lersch, Kelton Tavares (6), Edson Valencia (22), Yurii Synytsia (4), Martin Licek (9), Gonçalo Sousa [L], Pedro Abecasis, Tiago Barth, Jonas Aguenier (9), Armando Velázquez, Nicolás Perren [L] e Alejandro Vigil.