Ponto final numa honrosa caminhada europeia
26 Fev, 2025
Eliminação nas ‘meias’ às mãos do LKPS Lublin na Polónia (3-0)
Depois da derrota por 0-3 no Pavilhão João Rocha, a equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta quarta-feira, à Polónia e voltou a perder com o LKPS Lublin por 3-0, ditando a eliminação nas meias-finais da CEV Challenge Cup.
Se os Leões - com missão muito difícil - teriam de vencer por 0-3 ou 1-3 e conquistar ainda um eventual golden set para conseguir um lugar inédito na final, ao actual quarto classificado da liga polaca bastaria somar dois sets e foi isso mesmo que aconteceu logo a abrir.
A eliminação Leonina, no entanto, não apaga a participação histórica traçada até aqui, uma vez que o Sporting CP voltou a cair apenas nas meias-finais, tal como nas suas melhores prestações em 2018/2019 (frente ao VV Monza) e em 2019/2020 (não se realizaram devido à pandemia de COVID-19).
Desta feita, o fim da linha foi o Hala Globus Tomasz Wójtowicz, localizado em Lublin, uma das principais cidades mais a Este do território polaco, onde os Leões de João Coelho entraram com Yurii Synytsia, Martin Licek, Kelton Tavares, Jan Galabov, Edson Valencia e Jonas Aguenier nas opções iniciais.
Nos primeiros instantes, o Sporting CP até conseguiu manter o equilíbrio de forças no marcador (7-6), mas a equipa da casa impôs-se rapidamente com uma diferença de cinco pontos (13-8) e não mais saiu da liderança nesta primeiro set. Mesmo assim, os Leões foram em busca de uma resposta – com Licek e Valencia em destaque - e até conseguiram recuperar de 17-11 para 19-16, porém seria insuficiente para alterar o rumo do marcador, que ficou com as contas fechadas em 25-20.
Desde logo já sem margem de erro na partida para continuar a lutar pelo apuramento, o conjunto verde e branco fez por ‘sobreviver’ e entrou a mandar no segundo set (4-7 e 6-10). Chegou, inclusive, a preservar a vantagem de quatro pontos até ao 9-13, quando um parcial avassalador do LKPS Lublin resultou num primeiro volte-face (15-13).
Com muito mérito, os Leões não abanaram (17-19) e mantiveram muito acesa a luta, que na recta final do set se fez sempre nos limites (21-21), mas mais uma vez o desfecho foi desfavorável. Apesar do maior domínio conseguido neste parcial pelo Sporting CP, que podia ter valido algo mais, a formação da casa foi muito sólida nos momentos decisivos, arrancou para o 24-21, confirmou o 2-0 no encontro (25-22) e, ao mesmo tempo, a eliminação verde e branca.
No resto da partida, já sem qualquer influência nas contas do apuramento, os dois treinadores rodaram as suas equipas e o LKPS Lublin levou a melhor também no terceiro e último set, sentenciado em 25-20.
Encerrada a prestação da CEV Challenge Cup, os Leões de João Coelho viram todas as atenções para a Liga, onde falta apenas um jogo – em casa do CA Madalena - para encerrar a primeira fase e partir para os play-offs.
Sporting CP: Tiago Pereira [C] (2), Jan Galabov (6), Vinícius Lersch (1), Kelton Tavares (2), Edson Valencia (14), Yurii Synytsia, Martin Licek (12), Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth (3), Jonas Aguenier (7), Breno Nascimento (1), Armando Velásquez, Nicolás Perren [L], Alejandro Vigil (1)