Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Tarde de brilhantismo força ‘negra’ pelo título

Por Sporting CP
03 maio, 2025

Leões empataram a final no Pavilhão João Rocha e estão bem vivos (3-0)

É até ao fim. Com a discussão de volta ao Pavilhão João Rocha, a equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu o SL Benfica de forma categórica por 3-0, este sábado à tarde, no quarto jogo da final dos play-offs da Liga e levou a decisão para um último duelo pelo título.

Depois de a série até ter começado com dois triunfos encarnados, os Leões de João Coelho resistiram e, de forma consecutiva, juntaram uma estrondosa vitória em casa – o primeiro 3-0 nesta contenda - à anterior conseguida na Luz (1-3) para, no limite, deixar tudo empatado (2-2 em jogos). Agora, com os dois emblemas em pé de igualdade, o título decide-se no derradeiro dérbi agendado para as 20h00 da próxima quarta-feira, na Luz.

Cumprido um minuto de silêncio pelo falecimento de José Carlos, antigo futebolista e capitão dos Leões que foi, também, um dos ‘Heróis de 1964’, deu-se início à acção no Pavilhão João Rocha, com o Sporting CP a entrar seguro e mais certeiro (8-5 e 12-8) para uma tarde a roçar a perfeição.

Para solidificar o bom início, os Leões acentuaram o domínio no dérbi de forma fulgurante com um imparável serviço de Jan Galabov (16-10) e a imponência no centro da rede de Kelton Tavares e Jonas Aguenier até um valioso 20-13. O SL Benfica ainda tentou recuperar, mas não conseguiu melhor do que encurtar a desvantagem para quatro pontos (22-18 e 24-20) até que um serviço falhado confirmou o 25-20 e 1-0 em sets para o Sporting CP.

Mais equilibrado foi, inicialmente, o segundo parcial, onde os empates se foram sucedendo consecutivamente (10-10).

No entanto, assim que Kelton – em grande - e Martin Licek levantaram uma ‘muralha’ no bloco, o dérbi voltou a desequilibrar-se para o lado verde e branco (17-12) – e as bancadas, de pé, fizeram questão de ‘empurrar’ ainda mais a equipa. Embalados, os Leões ‘dispararam’ para uma vantagem que chegou aos seis pontos (21-15) e só pararam em mais um set vencido. Novamente, um serviço falhado pelas águias sentenciou as contas, agora por 25-19, e deixou o Sporting CP cada vez mais vivo nesta final.

Já no terceiro parcial, quando parecia que os papéis se poderiam inverter a favor de um SL Benfica em busca da sobrevivência (10-12), a resposta verde e branca foi poderosa. Com Licek de novo em destaque e Yurii Synytsia a brilhar no serviço, a portentosa reviravolta no marcador transformou-se num 17-14 que encaminhou a vitória final.

A seguir, com o Pavilhão João Rocha ao rubro, um sempre fiável Edson Valencia assumiu o protagonismo nos momentos decisivos para manter o SL Benfica à distância e evitar dissabores de 'última hora' – assinou o 20-16, o 23-20 e, ainda, o 24-22. Por fim, Licek foi o responsável por colocar um enfático ponto final neste quarto jogo, totalmente dominado pelo Sporting CP.

Pela segunda vez consecutiva, os Leões conseguiram adiar a hipótese de título para os encarnados e, mais vivos do que nunca nesta final, vão à luta na Luz para fechar 2024/2025 com chave de ouro. Por agora, esta notável recuperação verde e branca garante que pela terceira época consecutiva – duas delas entre Leões e águias - a final da Liga vai decidir-se num quinto e último jogo.

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (10), Vinícius Lersch, Kelton Tavares (11), Edson Valencia (17), Yurii Synytsia (3), Martin Licek (8), Gonçalo Sousa [L], Pedro Abecasis, Jonas Aguenier (6), Breno Nascimento, Armando Velásquez, Nicolás Perren [L], Alejandro Vigil