Vitória pela margem máxima para abrir 2026
04 Jan, 2026
Leoas visitaram e derrotaram o CD Fiães por 0-3
Este domingo, a equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o CD Fiães pela margem máxima (0-3), em jogo da 13.ª jornada da fase regular da Liga.
Em Fiães, o primeiro set começou equilibrado, com a equipa da casa a entrar melhor (4-2) e as Leoas a responder de imediato. Após uma boa reacção, as comandadas de Rui Pedro Silva passaram rapidamente para a frente do marcador (5-6), mas até aos 13-15 o parcial seguiu sempre muito disputado, com trocas constantes de pontos e alguns erros de parte a parte.
A meio do set, as Leoas embalaram e uma sequência ofensiva mais consistente permitiu ao Sporting CP cavar uma vantagem confortável (15-21), que prometia um breve desfecho. Não foi assim: o CD Fiães não baixou os braços, 'cerrou os dentes' e discutiu o parcial até final, com as Leoas a fechar com um suado 21-25.
No segundo set, o Sporting CP manteve-se por cima e rapidamente se colocou em vantagem (1-4). Contudo, a batalhadora formação da casa reagiu, reequilibrou o marcador e chegou mesmo à liderança (6-5), construindo depois uma curta vantagem com o avançar do cronómetro (12-9).
As verdes e brancas, por seu lado, responderam com enorme personalidade, recuperaram ponto a ponto e restabeleceram a igualdade (15-15), num set novamente marcado pelo equilíbrio mas também pela boa exibição de Anahí Tosi, que seria eleita a jogadora mais valiosa do encontro. Já na fase decisiva do set, o Sporting CP conseguiu passar para a frente (20-21) eJéssica Miranda fechou mesmo o parcial com um excelente serviço, selando o 22-25 e o consequente 0-2.
As Leoas também entraram bem no terceiro set e Jady Gerotto foi assumindo o protagonismo. A brasileira fez o 3-5 com um bom ataque na rede e mostrou-se igualmente sólida no bloco, em conjunto com Kanna Hanazawa, ajudando a reforçar a vantagem inicial. Pouco depois, nova boa acção da camisola 13 ampliou o parcial para 9-16, a maior diferença registada no encontro, com Tainá Alessandra a contribuir também no side-out.
Já no momento mais desequilibrado do jogo (11-19), e com o encontro a encaminhar-se para o fim, a superioridade colectiva e individual do Sporting CP tornou-se evidente. Com rotação de praticamente todas as jogadoras, momentos de grande qualidade e uma estratégia bem afinada, as Leoas fecharam o jogo com um expressivo 15-25, um set selado uma vez mais por Jéssica Miranda, que foi mesmo a melhor pontuadora do Sporting CP na partida.
Uma vitória que confirma a consistência do Sporting CP ao longo do encontro e a capacidade verde e branca para gerir diferentes momentos do jogo, mesmo perante a resistência do CD Fiães nos dois primeiros sets. Depois de parciais equilibrados, a equipa de Rui Pedro Silva impôs-se com maior clareza no terceiro set, fechando o encontro de forma segura e entrando da melhor forma em 2026.
Sporting CP: Maria Marques [L], Jéssica Miranda (13), Amanda Cavalcanti (3), Leslie Tagle (12), Anahí Tosi (11), Ozge Kinasts, Tainá Alessandra (3), Jady Gerotto (10), Ingrid Félix, Dani Loureiro [L] [C], Kanna Hanazawa, Ana Clara Nunes (4). Treinador: Rui Pedro Silva.