Dentro e fora de Portas
06 Abr, 2023
Várias equipas do Sporting CP entram agora numa fase decisiva a nível interno, mas várias também sabem que estão à porta decisões europeias que podem contribuir para cumprir os desígnios dos fundadores, de ser um grande Clube, “tão grande como os maiores da Europa”.
No futebol, tanto a equipa de Rúben Amorim como os nossos sub-19 têm neste mês provas de fogo. A equipa principal desloca-se a Turim para jogar com a Juventus FC já no próximo dia 13, antes dos confrontos internos com Gil Vicente FC e Casa Pia AC, em partida a contar para os quartos-de-final da Liga Europa.
Quanto aos sub-19 assinam a quinta participação do Clube na Youth League, sendo que esta temporada representa a vez em que o Sporting CP esteve mais longe na competição. Neste percurso de oito jogos, foram utilizados 28 jogadores e seis dos quais já tiveram oportunidade de deixar a sua marca na equipa A: Gonçalo Esteves, Mateus Fernandes, Flávio Nazinho, Dário Essugo, Rodrigo Ribeiro e Fatawu. Destaque também para a veia goleadora dos Leõezinhos – somos o segundo melhor ataque da prova com 19 golos, apenas atrás do nosso próximo adversário, os holandeses do AZ Alkmaar – e para a solidez defensiva – equipa com menos golos sofridos (quatro), juntamente com AC Milan e novamente AZ Alkmaar.
Tal como na Youth League, também na EHF é a primeira vez que o Sporting CP está nesta fase (quartos-de-final) da competição. O primeiro embate com o líder do campeonato francês está marcado já para o próximo dia 11 e nesta eliminatória o Sporting CP sabe que o Montpellier HB é um adversário de renome. Nada que assuste Salvador Salvador que neste momento lidera uma equipa que está em todas as frentes das possíveis competições: Liga Europeia, Campeonato e Taça de Portugal. Este é o caminho. A segunda mão será jogada em França, dia 18 deste mês.
Também no hóquei, temos a possibilidade de chegar à final eight da WSE Champions League, marcada entre os dias 4 e 7 de Maio, em Viana do Castelo. Para tal, bastará aos pupilos de Alejandro Domínguez um empate frente ao OC Barcelos uma vez que lideramos o grupo D com dez pontos. Dia 13 será a data da decisão.
Quem já garantiu presença na final four da UEFA Futsal Champions League, marcada para o início do mês de Maio, é a equipa de Nuno Dias que venceu os seis jogos realizados até ao momento: três na main round e três na elite round. O Sporting CP quer valer o seu estatuto, uma vez que venceu a competição duas vezes nos últimos quatro anos, somos o Clube com mais presenças nas fases finais e João Matos, o nosso capitão, é o jogador com mais jogos nas competições europeias de futsal.
Se lá fora este é o panorama, internamente a agenda continua a ser marcada pelos sucessivos casos que mancham o desporto nacional. Esta semana, o presidente Frederico Varandas falou abertamente sobre os mesmos, deixando o pedido que não exista “clubite na Justiça”. Até porque, tal como um dia disse Albert Camus, “não há ordem sem justiça”.