Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Atletismo, pioneirismo e legado

Por Mafalda Barbosa
13 Jun, 2024

Editorial da edição n.º 3980 do Jornal Sporting

13 de Junho de 1894.

Nascia um dos fundadores do Sporting CP. Um dos mais brilhantes atletas da História do Clube.

António Stromp era um “bom amigo de todos, excelente atleta e primoroso jogador de futebol”.

Pouco falador, era visto por muitos como o melhor no que fazia, mas não se vangloriava por isso.

Evidenciou-se na equipa principal de futebol ainda como adolescente, tendo-se destacado como um dos melhores jogadores entre 1909 e 1917.

Criou amizades com os seus adversários pela forma como vencia os jogos, já que muitos admitiam a sua evidente superioridade.

Desportista ecléctico, foi no atletismo que fez História. Stromp foi o primeiro atleta olímpico do Clube, tendo participado, em 1912, na edição dos Jogos de Estocolmo (100 e 200 metros).

Começava, assim, a escrever-se a História do atletismo verde e branco, abrindo um precedente único no desporto internacional.

O nome do Sporting CP passava a fazer parte da mais importante de todas as provas.

“Todos os que verdadeiramente amam o nosso Sporting Clube de Portugal têm o dever de prestar franca homenagem a este saudoso amigo e a melhor forma, como eu [Júlio de Araújo] o disse há tempos, será agir como ele agiu e proceder como ele procedeu com a mesma modéstia e desinteresse como ele o fez”, referiu Júlio de Araújo, antigo presidente do Clube.

Na semana em que mais de duas dezenas de atletas Leoninos disputaram os Campeonatos Europeus de atletismo, importa salientar a conquista de Liliana Cá − medalha de bronze na prova de lançamento do disco.

Foi a primeira medalha da lançadora: “Ainda me custa a acreditar. Agora é continuar com o mesmo pensamento de sempre: alcançar as finais, depois lançar o mais longe possível para ficar nos melhores lugares. Tanto nos Jogos Olímpicos como nas outras prova”.

Que o futuro do atletismo do Sporting CP continue a recordar António Stromp, o seu pioneirismo na modalidade e o seu legado enquanto pessoa e atleta.