Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Obrigado, presidente!

Por Juvenal Carvalho
13 Jun, 2024

Assisti com muita atenção, no passado sábado, à entrevista do presidente Frederico Varandas ao ‘Alta Definição’, na SIC, superiormente conduzida por Daniel Oliveira. 

Que história de vida, que humanismo, que genuína simplicidade. Além do presidente do Sporting Clube de Portugal, cujo trajecto, que ainda não completou seis anos, tem sido extraordinário, deu-se a conhecer um homem de valores. E que valores.

Ninguém agrada a todos. Não existem até decisões que recolham unanimismos, quando a democracia impera. A perfeição também não existe.

Mas este Homem, que os Sportinguistas ficaram a conhecer melhor e que aprendeu a enfrentar situações muito difíceis em cenário de guerra real, também não teve medo em 2018 de se chegar à frente num momento muito difícil da vida do nosso Sporting Clube de Portugal e em tão boa hora foi por nós eleito presidente.

Pessoalmente, não o conhecia. Estive até indeciso em lhe atribuir os dez votos a que tenho direito, na minha condição de Associado com o número 4375-0. Decidi fazê-lo já em fase adiantada do percurso de campanha. Tinha amigos na sua lista,  como tinha em outras. Mas depois de balançar, a indecisão passou-me. Estava expectante no que iria conseguir fazer, até porque herdou um clube que se encontrava numa espécie de "guerra civil". As redes sociais, tantas vezes o refúgio dos covardes, estavam ao rubro. Nos estádios e pavilhões a oposição era feroz. Os cânticos a pedir a sua saída, em tom inflamado, eram mais do que muitos.

Manteve-se imperturbável e consciente que o caminho que trilhou era o correcto. Depois do ‘Alta Definição’, todos terão percebido melhor o porquê. Por detrás do presidente do Sporting CP existe o Homem. O homem que não vive do "eu" mas sim do "nós". O homem que decide com convicção e que é essencialmente de convicções. O homem que nos restituiu a esperança no futuro. E por falar em futuro, sinto que, com ele na presidência, não só estamos muito mais sustentados para ganhar do que alguma vez me lembro, como acredito num futuro rampante do Leão.

Aquele fantástico momento televisivo deu também a conhecer alguém que vibra como poucos entre família e amigos, mas que institucionalmente consegue ser quase tão frio como um bloco de gelo. O homem que ainda fala com o seu avô, que, mesmo falecido, lhe continua a dar alento para lhe dedicar as vitórias. O homem de família e de valores.

Caro presidente Frederico Varandas, tive o privilégio de ter estado consigo meia dúzia de vezes e de trocar uma ou outra mensagem por WhatsApp. E quero aqui confessar-lhe. Estou nos antípodas do "lambebotismo", e se por acaso um dia achar que não concordo com o caminho que estará a trilhar, também o farei. E mais, sei que é dos valiosos, daqueles que me escutará porque sabe que será uma critica construtiva.

Hoje, estamos a viver um momento único, mas também sei que para si o caminho ainda não acabou. Quer mais e melhor. Quer continuar a orgulhar os fundadores. Quer estar feliz vendo os Sportinguistas felizes.

Continue, presidente. Se em 2018 estava céptico, apesar de em si ter votado, hoje estou rendido ao seu trabalho e fiquei até, confesso, com um misto de emoção e orgulho por o ter conhecido melhor no ‘Alta Definição’.

Temos homem. Consigo vamos para a "guerra"... pelo nosso Sporting! 

P.S. 1 - A "nossa" Liliana Cá conquistou a medalha de bronze no lançamento do disco dos Campeonatos da Europa de atletismo. Mais uma atleta do Sporting CP - tantos têm sido - a elevar bem alto o nome do nosso país.

P.S. 2 - A imagem, que se tornou viral, de uma criança a vibrar de tronco nu a acenar a camisola do nosso Clube e a beijar o símbolo no primeiro jogo da final dos play-offs de futsal foi simplesmente arrebatadora. O futuro está garantido. É nosso!