Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Líder Sporting CP (e “desnortes comunicacionais”!)

Por Tito Arantes Fontes
17 Abr, 2025

CAMPEONATO NACIONAL – No último sábado, na Ilha de S. Miguel, teve lugar o denominado “jogo grande” da 29.ª jornada: o CD Santa Clara (5.º classificado, na altura) contra o Sporting CP, a lutar pelo título! Jogo difícil, historicamente é sempre um jogo difícil, para as nossas cores. E assim foi, mais uma vez. Partida muito disputada, na qual tivemos as melhores ocasiões e que acabámos por vencer graças ao soberbo golo solitário de Geny Catamo, no início da segunda parte, a concluir primorosa assistência de trivela do inevitável Trincão! O objectivo principal estava consumado, isto é, os três pontos estavam no nosso bolso.

LIDERANÇA – No cômputo geral da jornada recuperámos, naturalmente, a liderança do Campeonato! É que, no domingo, no jogo na Luz, mais uma vez transmitido apenas só para alguns, em “circuito próprio” (até quando esta triste “originalidade”?), o desfalcado FC Arouca – mesmo ao cair do pano, já em período de descontos – tem a melhor jogada de todo o desafio, toda ela um portento de classe e de bom futebol, empatando a partida! Uns gostaram, eu gostei, outros – contudo – desenvolveram um ataque súbito de azia… e não só! Corolário desse resultado foi o Sporting CP retomar, apenas uma jornada depois, a liderança do Campeonato, ainda que em igualdade pontual com o segundo classificado. Certo é que temos o melhor ataque da prova, recuperámos a melhor defesa e mantemos a melhor diferença entre golos marcados e sofridos! É importante e pode ser decisivo!

COMUNICADO SL BENFICA I – Pouco depois do final desse jogo da Luz chegou-nos a notícia de que haveria um comunicado do SL Benfica. Ainda pensámos que fosse para verberar de modo veemente a inenarrável e a todos os títulos reprovável atitude de parte dos seus apoiantes em que – no justo minuto de silêncio em homenagem a Aurélio Pereira decretado pela Federação e pela Liga – não só assobiarem, desrespeitando esse momento, mas sobretudo imitaram o silvar do célebre very light da claque encarnada que matou o nosso Rui Mendes em Maio de 1996, no Jamor. Contudo, triste e infelizmente, o comunicado não era para o SL Benfica tomar uma posição de princípio sobre uma causa nobre e de elementar cidadania! Confessamos, não foi nada que nos surpreendesse…, mas, ingenuamente, ainda tivemos esperança… porque estamos sempre à espera da redenção, ainda que tardia! De todos esse momento – e de positivo – ficou o gesto, sentido, que reconhecidos aplaudimos, da maioria dos adeptos presentes na Luz se terem levantado e aplaudido Aurélio, desse modo abafando também o bárbaro silvo que outros, uma minoria, de modo insano, imitava!

COMUNICADO SL BENFICA II – O comunicado em causa era, afinal, para criticar a arbitragem e atacar o Sporting CP… desculpem… como? Porquê? Foi, contudo, um acto completamente falhado! É que dizer-se, como o comunicado em causa patenteia, que o SL Benfica é o “prejudicado” e o Sporting CP o “beneficiado” pelas arbitragens é uma enorme falácia! Um embuste mesmo! Bem andaram, pois, logo nos dias seguintes, os jornais Record e A Bola, decanos da comunicação social desportiva portuguesa, a demonstrar a total falta de razão do argumentário do peregrino comunicado benfiquista. Foi um verdadeiro arraso na pretensa razão benfiquista! Na versão de A Bola, fundada nas análises do ex-árbitro Duarte Gomes (que pode ser acusado de tudo, menos de alguma vez ter defendido ou beneficiado o Sporting CP!), resulta – por exemplo – que o Sporting CP tem sete penáltis não assinalados a seu favor, cinco expulsões não efectuadas de jogadores adversários e sofreu duas expulsões de seus jogadores mal assinaladas! Em todos estes itens o SL Benfica ou tem, “grosso modo”, metade dessas incidências ou até nenhuma! No Record, por seu turno, na sua famosa classificação “Liga da Verdade –

Pontos de Verdade / Deve e Haver”, fundada nas análises semanais dos seus especialistas em arbitragem (Jorge Faustino, Marco Ferreira e o espanhol Iturralde González), o Sporting CP aparece com 72 pontos (mais três do que os 69 que hoje tem) e o SL Benfica com apenas 70 (mais um do que os seus actuais 69), ou seja, o Sporting CP surge aqui isolado na liderança do Campeonato, com dois pontos de avanço sobre o segundo classificado. Em ambos os casos… elucidativo! E elucidativo que o SL Benfica devia era ficar calado, bem calado, em vez de surgir na praça pública clamando por uma verdade desportiva que manifestamente não quer.

POTE/REGRESSO – Uma palavra ainda para o regresso do nosso Pote! Que bom! Foram poucos minutos em jogo, mas – cinco meses depois – já regressou! Agora, já na próxima partida, com o Moreirense FC, na 6.ª feira, em nossa casa, teremos com certeza mais minutos… e assim se vai fazendo e completando o caminho de Pote, ainda a tempo de ajudar o Sporting CP neste final de época! Força, Pedro Gonçalves! Ânimo, Pote!

Viva o Sporting Clube de Portugal!