O meu amigo Zé... que Leão
17 Abr, 2025
Na edição de hoje, pese o momento desportivo do Sporting Clube de Portugal dentro dos relvados e dos pavilhões, estar ao rubro, decidi falar de Sporting CP fora deles, para falar de um amigo que também é Leão daqueles de antes quebrar do que torcer e que o ama e muito dele sabe desde tenra idade, o José Lorvão.
O Zé é meu amigo há mais de três décadas, uma amizade que nasceu nos corredores do velhinho Estádio José Alvalade, mais concretamente na Nave, e foi daqueles – embora tenha acontecido com poucos mas bons – que me entrou no coração desde cedo. Era eu um "puto" que na altura era dirigente da equipa sénior de basquetebol do Sporting CP, e o Zé era outro "puto", com toneladas de talento para a fotografia. Um fotojornalista que nasceu com especial jeito para a arte e que trabalhava então no jornal Record.
Falávamos sempre muito de Sporting, apesar do seu profissionalismo e de ter amigos em todos os clubes para onde era chamado a prestar serviço, era um apaixonado pelo símbolo do Leão. O cumprimento entre ambos era sempre com um efusivo Saudações Leoninas seguido de um abraço.
Passaram no tempo mais de trinta anos e quis o destino que eu como colaborador e ele como profissional – e que profissional que agora acumula o trabalho ao prazer de servir o clube do seu coração, nos voltássemos a cruzar. Eu a escrever umas linhas semanalmente, sempre com emoção, sem ela não o sei fazer quando falo do nosso Clube, e ele a continuar a fazer "magia" com fotografias sensacionais. O Jornal Sporting juntou-nos de novo, numa amizade que perdurou no tempo e que nunca se apagou, mesmo que durante uns anos o nosso percurso de vida nos tenha afastado, e que o Zé tenha sido injustiçado profissionalmente noutro órgão de comunicação social.
Hoje deu-me para falar do Zé. Aquele a quem um dia ofertei uma camisola de basquetebol do Sporting CP, ainda parece que lhe vejo o brilho nos olhos naquele momento e sei que ainda a preserva. Deu-me, pois, para falar de um Leão imenso que sabe de Sporting como poucos. Que tem inúmeras histórias deliciosas de uma vida de dedicação ao nosso símbolo.
Cada vez que vejo o seu Memória Fotográfica na Sporting TV, que começou no passado dia 10 de Abril a sua terceira temporada, rebobino no tempo aqueles momentos vividos na nossa vida de Leão ao peito.
Aqueles programas são feitos com paixão, profissionalismo e sobretudo com pinceladas de génio. O génio que faz do Zé, agora no Jornal e Televisão do "seu" Sporting CP, alguém especial.
Hoje decidi falar do Zé. Não porque é meu amigo. Não porque este espaço seja para prestar tributos a alguém só porque gosto das pessoas, até porque isso está nos meus antípodas. Mas sim pela mais elementar justiça. A de falar de um grande profissional e de um grande Sportinguista.
Falar do meu amigo Zé. O Leão José Lorvão!
P.S 1 – Depois da vitória nos Açores, já amanhã vamos a jogo com o Moreirense FC em Alvalade. Faltam cinco "finais" e estamos na liderança. Força, Leões!
P.S 2 – Morreu o meu amigo Marcelo Garcia. Sobre ele escrevi neste espaço, a 10 de Novembro de 2022. Uma vida como dirigente do nosso andebol. Uma dedicação sem paralelo ao nosso Clube. Até sempre, meu querido amigo.