119 anos de uma História fantástica
03 Jul, 2025
Esta semana celebramos os 119 anos de vida do Sporting Clube de Portugal. Aquele que é o nosso Grande Amor. Aquele com quem caminhamos lado a lado até que a morte nos separe.
Têm sido intensos estes anos de vida do nosso Clube. Feito de conquistas sem fim e com um papel determinante enquanto instituição, não só pelo seu papel desportivo, mas também social, feito de tantas e tantas causas nobres.
Desde que os fundadores de forma premonitória quiseram um Clube grande, tão grande como os maiores da Europa, esta História de vida não só lhes deu razão, como até pode parecer pequeno aos dias de hoje. Além de, colectivamente, sermos ímpares, individualmente temos inúmeras referências do desporto a nível mundial. Com Esforço, Dedicação e Devoção, temos não só tido Glória, como também um incomensurável orgulho neste trajecto de vida ímpar.
Mas no processo de vida – grande parte dela feita de conquistas, quis o destino que o futsal, uma modalidade que tanta alegria nos tem dado, não tenha conseguido o Penta – leram bem, só luta pelo Penta quem obtém quatro títulos nacionais consecutivos, e isto não é, obviamente, para os Sportinguistas, mas sim para outras bandas, muito chorosas e Calimeras ultimamente.
Depois de uma época em que já contávamos com vitórias na Taça de Portugal e na Taça da Liga, só na "negra" do Campeonato haveríamos de cair... de pé e com a consciência de que tudo fizemos para ganhar. Quem sabe da têmpera de que é feito o míster Nuno Dias, bem como Paulo Luís, o seu companheiro de uma vida na equipa técnica, e também da capacidade dos atletas, alguns deles com mais êxitos sozinhos que o rival na existência desta modalidade, mal soou o apito final do último jogo da época, já começaram a preparar o regresso do sucesso em 2025/2026.
Quem está tão habituado a ganhar como este grupo de trabalho, está menos preparado para perder. É factual. Mas usando uma expressão de uma figura política nacional: "Só é vencido quem desiste de lutar" e o nosso futsal jamais desistirá de lutar, até porque o êxito faz parte integrante do seu/nosso ADN. E irão lutar incessantemente, para conquistar já a próxima Supertaça e voltar a fazer feliz a Família Leonina.
Agora o tempo, não só para o futsal como para as outras modalidades, é de férias, mas também, e sobretudo de trabalhar na preparação para termos equipas ainda mais competitivas para a próxima época. Esse papel cabe aos dirigentes das modalidades que já provaram ter para isso plena capacidade, mesmo competindo em outras paragens com orçamentos "excêntricos". Não ganharemos em tudo – ninguém consegue. Mas acredito plenamente que na edição em que aqui estaremos a comemorar os 120 anos de vida do nosso Grande Amor, estarei a falar em repetidas conquistas. Do "Tri" no futebol e em outras. O apetite do Leão, creiam, é devorador. E a esperança é verde. É da nossa cor!
Parabéns, meu/nosso querido Sporting Clube de Portugal!
P.S – Depois da conquista do Bicampeonato e da dobradinha, foi no dia do aniversário que o nosso futebol regressou ao trabalho para a época 2025/2026. Força, rapazes. Nós acreditamos em vocês. Juntos seremos mais fortes... rumo ao tão ambicionado "Tri".