119 anos e balanço das modalidades!
03 Jul, 2025
119 ANOS – É uma data importante, neste 1 de Julho celebrámos mais um aniversário! Nascemos há 119 anos, pela mão de José Alvalade e de mais uns quantos fundadores. É a nossa História… queríamos ser “tão grandes como os maiores da Europa”! E somos! E estamos pujantes! Vivos! Campeões e Bicampeões em várias modalidades! Ganhando títulos atrás de títulos! Afirmando cada vez mais que somos a Maior Potência Desportiva Nacional! E uma das maiores da Europa! Cumprindo, pois, o nosso desígnio! Cumprindo a vontade do nosso fundador! Muitos Parabéns, Sporting CP!
ASSEMBLEIA GERAL – Apesar do calor imenso que assolou o país, compareceram 800 Sócios na Assembleia, que aprovaram por larguíssima maioria (mais de 90%) o Orçamento e Plano de Actividades para o exercício de 2025/2026, bem como as Contas Consolidadas do Clube referentes ao exercício de 2023/2024. Destacamos – a este propósito – a completa notícia e análise que este mesmo Jornal Sporting fez desses documentos na sua edição passada, para a qual remetemos os nossos leitores. Também aqui, desde logo pela indubitável recuperação do Clube, há que dizer bem alto: Parabéns, Sporting CP!
ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE – Vamos acompanhando com inaudita curiosidade a transformação do nosso Templo. Cada foto publicada na comunicação social é escrutinada ao detalhe. Notam-se já algumas das modificações introduzidas… a vontade de o vermos por dentro aumenta! Estamos ainda com algumas semanas de trabalhos pela frente, mas vê-se que o ritmo é alucinante. Há, desde já, uma certeza, vamos ficar mais perto da equipa! O nosso apoio será mais vivido, mais sentido pelos nossos jogadores. Vamos, Sporting CP!
FUTSAL/FINAL – No passado domingo jogo grande no Pavilhão João Rocha… a “negra” do Campeonato! O jogo foi disputadíssimo e podia ter-nos sido favorável. Mas não foi. Perdemos por um golo de diferença a dois minutos do fim. Não conseguimos, assim, o almejado “penta”. Não importa encontrar e escalpelizar aqui e agora razões. Importa, isso sim, salientar o garbo e o espírito de luta e de conquista da nossa equipa. Tudo se fez para ganhar o jogo e o Campeonato. Mas desta feita tal não foi possível. Gostei da atitude do Nuno Dias e dos jogadores nas declarações no final do jogo, ou seja, na próxima época contem connosco, cá estaremos para reconquistar o título! Vamos a isso! Força, Leões!
FUTSAL/COMUNICADOS – No final do jogo esperei por comunicados. Mas não houve! Do lado do Sporting CP porque não é essa a nossa postura, a nossa maneira de ser e de estar. Sabemos das vicissitudes por que passámos, sabemos das expulsões com que fomos causticados, nomeadamente com efeitos nesta final, desde logo com a exclusão de Merlin no início da segunda parte deste último jogo, sabemos também de lesionados e sabemos de muitas outras coisas. Sabemos, também, perder. Somos, pois, diferentes. Fazemos, assim, diferente! Nada dissemos. Já do outro lado, o silêncio a que desta feita se remeteram é lamentável e incompreensível. Os cânticos de um seu jogador (!) de “ou ganha o Benfica ou matamos alguém” são inadmissíveis, intoleráveis e vergonhosos. O SL Benfica – até agora e como é seu costume está calado, muito caladinho – perante o que um seu jogador fez, sendo que o mesmo, depois, até teve a desfaçatez de vir tentar justificar e defender a sua vil atitude. Esperemos que a Federação não fique agora parada e que puna esse comportamento a todos os títulos inenarrável com a sua mão disciplinar e de modo adequado. Quem canta assim não pode jogar! É tão só isso!
BALANÇO ÉPOCA MODALIDADES – Foi uma grande temporada! Em relação às modalidades de pavilhão (futsal, andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol) tínhamos este ano 21 títulos em disputa (Campeonatos, Taças de Portugal, Taças da Liga e provas internacionais). Pois bem, ganhámos a maioria, ou seja, nove (dos quais um internacional no voleibol); contra apenas dez de todos os nossos adversários portugueses, sendo que SL Benfica e FC Porto só conseguiram três vitórias cada um! Ganhámos, pois, o triplo de títulos de cada um desses clubes. É um desempenho do Sporting CP na época 2024/2025 notável e que queremos aqui sublinhar!
Viva o Sporting Clube de Portugal!