Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Tivemos muita dificuldade no último terço"

Por Sporting CP
21 Fev, 2026

Técnico reagiu ao desaire frente ao CD Santa Clara

Após a derrota por 0-2 com o CD Santa Clara, Filipe Neto, treinador dos sub-23 do Sporting CP, fez a leitura da partida em declarações à Sporting TV.

"O primeiro tempo foi algo estranho, com algumas oportunidades, mas a bola a chegar poucas vezes à baliza. Na segunda parte, quando estava equilibrada, acontece o golo e nós sofremos bastante isso. O CD Santa Clara é uma equipa maturada em termos de idade, mas também cognitivo e físico e tivemos muitas dificuldades nos duelos durante todo o jogo. Depois, usufruíram mais do seu jogo, mais à espera e em transição, como conseguiram fazer o 0-2", resumiu, acrescentando: "Foram justos vencedores e nós sentimo-nos um bocadinho frustrados".

Apesar das mudanças tentadas, quer no sistema táctico, quer com substituições, o técnico considerou que faltou sempre outra capacidade em termos ofensivos. "Este espaço de sub-23 é de fluxo de jogadores, temos a UEFA Youth League proximamente e também teremos jogadores lá. Dentro disso e das substituições que fizemos, tivemos oportunidades, mas não conseguimos que a bola chegasse à baliza. Tivemos muita dificuldade no último terço, principalmente na segunda parte, a definir", referiu.

Neste jogo, Filipe Neto promoveu mais uma estreia – a 25.ª da época neste escalão -, neste caso a do guardião Alexandre Tverdohlebov, que apesar de defesas importantes na segunda parte teve um momento de infelicidade que resultou no golo inaugural.

"Todos erram. Claro que a posição de guarda-redes é mais sensível, mas não vemos isso assim. O erro faz parte, a forma como lidamos com ele é que faz a diferença", realçou o técnico verde e branco.

De seguida, Miguel Alves, defesa e capitão dos jovens Leões, também fez o rescaldo do encontro.

"Penso que entrámos bem no jogo, a querer mandar e ter bola, mas houve muitas paragens e isso também não faz bem ao tempo útil [do jogo]. Na segunda parte, o CD Santa Clara veio para cima, entrou bem e nós tivemos a infelicidade do erro, que acontece a toda a gente. Quisemos reagir, mas voltámos a sofrer", atentou, frisando ainda que a equipa vai “continuar a lutar” nesta fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Foto Isabel Silva

Derrota penalizadora em Alcochete

Por Sporting CP
21 Fev, 2026

Oportunismo açoriano castigou severamente os sub-23 (0-2)

No Estádio Aurélio Pereira, a equipa sub-23 de futebol do Sporting CP perdeu com o CD Santa Clara por 0-2, este sábado, na partida da sétima jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Num jogo repartido, embora com ascendente açoriano na segunda parte, um erro Leonino acabou por desequilibrar tudo aos 70 minutos. O guarda-redes Alexandre Tverdohlebov, em estreia absoluta no escalão, falhou um passe na sua área que deu no 0-1 e já a caminho do fim um contra-ataque acabou com a esperança do Sporting CP, quando tentava o tudo por tudo final.

Perante um CD Santa Clara que não perdia há dois jogos (agora três), os jovens Leões apresentaram-se com um ‘onze’ muito renovado, porque comparativamente à jornada anterior só Daniel Costa, Miguel Alves, Rafael Camacho e Rayhan Momade repetiram a titularidade.

No primeiro quarto de hora, ambas as formações somaram as suas primeiras aproximações perigosas, mas se o guardião João Afonso conseguiu – após uma má abordagem inicial – resolver o lance verde e branco, do outro lado foi o fora-de-jogo assinalado a evitar males maiores na sequência de um cruzamento.

O encaixe entre as duas equipas foi grande e prevaleceu, o que afastou a acção das duas balizas e o nulo acabou por seguir inalterado para os segundos 45 minutos. Ainda assim, o Sporting CP teve num pontapé de canto uma boa hipótese para desfazer a igualdade, ainda no primeiro tempo, só que o cabeceamento de Daniel Costa ao segundo poste errou o alvo.

Já no reatamento da partida, com Konstantin Nikitenko no lugar de Daniel Costa do lado Leonino, o CD Santa Clara ficou logo muito perto do golo. Primeiro, na área, Tiago Queiroz teve tudo para marcar e atirou ligeiramente desenquadrado, seguindo-se uma defesa apertada de Tverdohlebov a um remate em arco de Martim Madeira.

Perante esta entrada mais atrevida dos açorianos, Rafael Mota, Daniel Lopes e Guilherme Santos entraram de uma assentada a partir do banco para tentar relançar a formação verde e branca no encontro. As dificuldades não só subsistiram como tudo piorou aos 70 minutos, quando um erro desfez o ‘nó’ no marcador. Alexandre Tverdohlebov errou um passe em zona proibida e Adriel Moraes aproveitou para fazer o 0-1 a favor dos visitantes.

Para tentar reagir e evitar a derrota, o treinador Filipe Neto arriscou tudo ao tirar o médio Bento Estrela para introduzir o avançado Délcio Aurélio e o Sporting CP tornou-se mais proactivo e controlador até final, mas nunca ameaçou verdadeiramente a baliza adversária. Mais objectivo e eficaz foi o CD Santa Clara, que aproveitou esse balanceamento ofensivo dos jovens Leões para ‘matar’ o jogo com um contra-ataque implacável, finalizado por Isaac Valença.

Após esta derrota por 0-2, os sub-23 do Sporting CP, que continuam no oitavo lugar (dois pontos), recebem o Leixões SC na próxima jornada, onde vão em busca da primeira vitória nesta fase final.

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], Daniel Costa (Konstantin Nikitenko, 46’), Atanásio Cunha, Miguel Alves [C], Afonso Lee (Rafael Mota, 60’), Bento Estrela (Délcio Aurélio, 75’), Rafael Camacho, Simão Soares, Duarte Tomás (Daniel Lopes, 60’), Rayhan Momade (Guilherme Santos, 60’), Diogo Martins

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Um jogo muito competitivo e que queremos ganhar"

Por Sporting CP
20 Fev, 2026

Sub-23 recebem CD Santa Clara (sábado, 11h00)

No Estádio Aurélio Pereira, a equipa sub-23 de futebol do Sporting CP vai enfrentar o CD Santa Clara, este sábado (11h00), na partida da sétima jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

"É o terceiro jogo que vamos ter com o CD Santa Clara [esta época], uma equipa aguerrida, muito forte nos duelos e tanto nos esquemas tácticos como nas transições cria muito perigo. Vai ser um jogo muito competitivo e que queremos ganhar", perspectivou Filipe Neto, treinador dos jovens Leões, consciente dos desafios, mas também dos ganhos deste patamar competitivo.

"Estamos muito contentes por termos alcançado a fase de apuramento de campeão, que era o nosso principal objectivo. Pelos constrangimentos que existem neste espaço competitivo, com jogadores a passarem [em escalões] acima e abaixo, juntamente ao facto de que os adversários, nesta fase, têm um crescimento no seu processo, é normal que os jogos sejam ainda mais difíceis. Isso também nos traz coisas boas, porque permite que os nossos jogadores evoluam e se ponham à prova", considerou.

Nesta fase final, o Sporting CP ainda procura a sua primeira vitória – soma dois pontos – e Filipe Neto sublinhou que a equipa “está sempre pronta” para vencer, sem esconder ainda as sensações positivas que tem retirado para lá dos resultados. "Em todos os jogos podíamos ter ganho, a competição demonstra o equilíbrio pontual e nós acreditamos que isso [a vitória] vai acabar por acontecer. Mais do que isso: temos conseguido colocar jogadores mais acima, que é o nosso grande objectivo", apontou o técnico verde e branco.

Depois, o médio Guilherme Santos também abordou a recepção aos açorianos. "É um adversário difícil, ganhamos lá e perdemos cá, mas vamos focar-nos em jogar bem, voltar aos três pontos, ser mais consistentes com bola e gerir melhor os tempos de jogo. Assim, vamos conseguir fazer um grande jogo e ficar com a vitória", resumiu.

Destacando que a "preparação tem sido sempre positiva", o jogador de 21 anos salientou que “a entrega e a qualidade estão lá” e a equipa que “apresentar isso em campo” já no sábado.

No plano individual, Guilherme Santos voltou aos relvados na jornada anterior após lesão, o que é “sempre bom”, realçou. "A lesão é algo que acontece e temos de estar preparados. Quem não reage bem a uma lesão, não vai ter uma carreira a longo prazo, por isso foi só mais uma coisa a enfrentar e agora estou focado na época", atentou, antes de deixar um apelo aos Sportinguistas.

"Esperamos ter sempre as bancadas o mais cheias possível para nos apoiarem a conseguir os três pontos", endereçou tendo em vista mais uma partida no Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo.

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Resultado não traduz aquilo que foi o jogo"

Por Sporting CP
17 Fev, 2026

Técnico elogiou atitude verde e branca no dérbi

Após a derrota no Seixal (4-2), Filipe Neto considerou o resultado pesado face ao desenrolar do jogo e destacou a capacidade de reacção da equipa ao longo de todo o encontro.

"O resultado não traduz aquilo que foi o jogo. Na primeira parte, tivemos dificuldades para sair a jogar, com o SL Benfica muitas vezes instalado no nosso meio-campo. Ainda assim, fizemos dois golos nas duas oportunidades que criámos, frente a um adversário muito forte. Reagimos, conseguimos dar a volta ao jogo e isso é mérito dos jogadores", começou por referir, em declarações à Sporting TV.

O técnico elogiou a exibição do Sporting CP na segunda parte e lamentou a forma como o jogo acabou por se decidir.

"A segunda parte foi muito diferente. Percebemos que o SL Benfica estava a pressionar homem a homem e começámos a explorar mais o espaço nas costas, a trabalhar mais situações de um para um e a criar mais oportunidades. O jogo foi-se desenrolando, começámos a ter mais dificuldades para chegar à frente e eles foram mais eficazes. Essa acaba por ser a história do jogo", sublinhou.

Ainda assim, Filipe Neto destacou a garra que "caracteriza esta equipa" e espera que o grupo consiga dar continuidade a essa atitude competitiva.

"Se não estivermos ligados e conectados uns com os outros, vai ser muito difícil competir. Temos de demonstrar essa capacidade de união em todos os jogos. Podíamos ter vencido qualquer um dos encontros que disputámos até agora, por isso vamos continuar a trabalhar desta forma, tentar ser competitivos, criar dificuldades aos adversários e manter essa ligação ao longo do jogo", apontou.

Também Rayhan Momade, autor dos dois golos do Sporting CP, lamentou o desfecho do dérbi numa partida "complicada" em que os Leões "deram tudo" para vencer.

"Entrámos mal, sofremos o golo, mas reagimos logo a seguir e conseguimos dar a volta. Tentámos manter, ou mesmo aumentar, a vantagem até ao intervalo e não conseguimos, mas na segunda parte entrámos muito bem. Fomos para cima, tentámos voltar à vantagem, mas cometemos dois erros que acabaram por fazer a diferença. Mesmo assim, continuámos a lutar até ao apito final", frisou.

Apesar do desaire, o defesa-esquerdo deixou uma mensagem de compromisso e confiança no futuro.

"Mostrámos sempre a nossa vontade e o nosso querer. Entramos em todos os jogos para ganhar e vamos manter esse pensamento até ao fim", garantiu.

Foto José Lorvão

Desaire no Seixal

Por Sporting CP
17 Fev, 2026

Sub-23 derrotados na visita ao SL Benfica (4-2)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu com o SL Benfica por 4-2, em jogo da 6.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação. No Seixal, os Leões de Filipe Neto entraram a perder, deram a volta ao marcador num rasgo de inspiração de Rayhan Momade, mas não conseguiram suster o fulgor encarnado e acabaram derrotados.

Em tarde de Carnaval, o encontro começou da pior forma para os verdes e brancos. Aos 3 minutos, e aproveitando uma série de ressaltos no miolo, Federico Coletta progrediu no terreno e descobriu Duarte Soares na direita. O capitão do SL Benfica entrou na área e rematou sem hipótese para Tiago Leitão, colocando a equipa da casa na frente do marcador numa fase ainda prematura do encontro.

Durou pouco, contudo, a vantagem encarnada. Aos seis minutos, Rayhan Momade galgou pelo corredor esquerdo, entrou na área e rematou, de ângulo fechado, para o empate. O defesa-esquerdo repetiu a dose apenas três minutos depois: numa rápida contra-resposta, Zaïd Bafdili descobriu o camisola 11, que voltou a decidir bem e assinou a reviravolta no marcador com novo remate certeiro pela esquerda.

Aos 16 minutos, o SL Benfica voltou a aproximar-se com perigo da área verde e branca, mas Tiago Leitão, atento, afastou como pôde o cruzamento-remate e Lucas Taibo completou de forma eficaz o alívio. Nos minutos seguintes, a equipa da casa começou a assumir maior controlo da posse de bola, ainda que sem conseguir criar problemas de maior à organização defensiva do Sporting CP.

Por sua vez, os Leões, coesos atrás, procuravam explorar os espaços em transição rápida. Foi precisamente numa dessas saídas em contra-ataque, quando o cronómetro se aproximava da meia hora, que surgiu uma contrariedade para Filipe Neto: Micael Sanhá lesionou-se sozinho e teve de ser substituído por Martim Peixoto. Um minuto depois, o SL Benfica voltou a rondar com perigo a baliza de Tiago Leitão, embora sem pôr verdadeiramente à prova os reflexos do guardião verde e branco.

Com o passar do tempo, os anfitriões intensificaram a pressão, embora continuassem a sentir muitas dificuldades para derrubar a muralha Leonina. Só "à bomba" o conseguiram: aos 42 minutos, Francisco Neto pegou na bola, progrediu sozinho pela zona central e rematou forte, de meia-distância, para o 2-2.

O SL Benfica continuou por cima do encontro e Diogo Rocha esteve muito perto de consumar nova reviravolta já em cima do intervalo. O Sporting CP, por seu turno, não voltou a aproximar-se da baliza de Gonçalo Sobral até ao descanso, preso à primeira fase de construção. Ao intervalo, o empate ajustava-se assim à história dos primeiros 45 minutos: o SL Benfica mostrava maior ascendente e presença em zonas adiantadas, mas o Sporting CP respondeu com personalidade ao golo sofrido e mostrou-se particularmente eficaz nos momentos decisivos.

Com tudo em aberto para a segunda metade, Filipe Neto lançou Diogo Martins e, já com o melhor marcador da equipa em campo, o Sporting CP apareceu mais acutilante. Aos 46 minutos, numa bola longa de Rafael Mota, foi precisamente o avançado quem surgiu na profundidade para servir Manuel Kissanga, que já dentro da área rematou, mas à figura de Gonçalo Sobral.

Numa fase em que o Sporting CP assumia maior domínio territorial, Filipe Neto refrescou o meio-campo aos 61 minutos, lançando Bento Estrela. Os Leões procuravam estender o jogo e ganhar metros no terreno, mas, contra a corrente da segunda parte, surgiu o 3-2 para o SL Benfica. Aos 66', Duarte Soares encontrou Francisco Neto em zona interior e o camisola 10, com uma jogada individual de grande qualidade técnica, ultrapassou Lucas Taibo e voltou a marcar.

Com os Leões em desvantagem no marcador, Rayhan Momade voltou a assumir o protagonismo. Aos 68 minutos, o defesa-esquerdo sofreu falta no limite da grande área, Rafael Camacho apontou o livre de forma tensa e só o corte providencial de Vladimir Mendes impediu o empate. 

Sem conseguir ligar sectores e impor uma presença mais dominante na frente, Filipe Neto lançou Konstantin Nikitenko e Guilherme Santos para os últimos vinte minutos de jogo. Contudo, seria mesmo o SL Benfica a confirmar a vitória: aos 84 minutos, Francisco Silva recuperou a bola em zona adiantada, serviu Federico Coletta e o italiano assistiu André Gomes, que aumentou a vantagem encarnada.

Sem atirar a toalha ao chão, os Leões lutaram até ao apito final e Guilherme Santos ainda rematou já em tempo complementar, mas o Sporting CP não foi capaz de evitar o desaire. Segue-se agora a recepção ao GD Santa Clara, marcada para o próximo dia 21 de Janeiro, às 11h00.

Sporting CP: Tiago Leitão [GR], Daniel Costa (Konstantin Nikitenko, 73’), Miguel Alves [C], Lucas Taibo, Rafael Mota, Zaïd Bafdili, Micael Sanhá (Martim Peixoto, 32’), Rafael Camacho (Guilherme Santos, 73’), Délcio Aurélio (Diogo Martins, 45’), Manuel Kissanga (Bento Estrela, 61’) e Rayhan Momade. Treinador: Filipe Neto. Disciplina: cartão amarelo para Zaïd Bafdili (82’)

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Queremos os jogadores preparados para reagir"

Por Sporting CP
16 Fev, 2026

Sub-23 deslocam-se ao reduto do SL Benfica

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, às 16h00 desta terça-feira, o SL Benfica para a sexta jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Na antevisão ao dérbi, Filipe Neto garantiu tratar-se de um desafio que os Leões "gostam e querem jogar".

"Encontro de grande dificuldade contra uma equipa com muitos internacionais e com um dos melhores ataques desta fase, a quem ainda não conseguimos ganhar este ano. Vemos este jogo como uma oportunidade para podermos evoluir e colocar em prática o que queremos. Queremos que os nossos jogadores se liguem e estejam preparados para reagir perante as adversidades que vamos encontrar", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

O treinador verde e branco explicou que, num jogo desta dimensão, "o factor mental é tão importante como qualquer outro" e lembrou que a equipa que orienta "já demonstrou que consegue estar bem perante as adversidades". "Vimos isso no último jogo. Em casa, os resultados não nos têm corrido de feição, mas o que temos feito demonstra que podíamos ter vencido qualquer um deles", acrescentou.

Sobre o facto de já ter utilizado dezenas de atletas diferentes neste escalão em 2025/2026, tendo estreado Brandão Baptista (17 anos) no último jogo, Filipe Neto lembrou que essa é a missão dos sub-23: "É a nossa história e é para isso que este espaço serve. Queremos que subam mais do que desçam e queremos estrear mais jogadores vindos de baixo".

Por fim, o técnico comentou o actual momento da Liga Revelação: "Todas as fases de apuramento de campeão são competitivas. Em algumas épocas, existiram equipas francamente superiores às outras, mas os pontos deste ano demonstram que isso não está a acontecer. Qualquer equipa pode ganhar a outra, em casa ou fora, e o campeonato está muito equilibrado. Isso é bom para nós, uma vez que faz com que o nosso patamar competitivo possa evoluir".

Tiago Leitão também esteve na antevisão para lançar o dérbi: "Temos trabalhado bem para conseguir superar as capacidades do SL Benfica e esperamos um bom jogo. O SL Benfica é sempre muito forte no corredor lateral e nos cruzamentos, mas temos vindo a trabalhar durante a semana para contrariar isso".

O guarda-redes de 18 anos, que actuou no último desafio (empate a dois golos em casa do Leixões SC), falou sobre o campeonato. "Temos equipas muito boas fisicamente e com bom toque de bola. Olhamos para todos os jogos da mesma forma", referiu.

Foto Isabel Silva

Empate premiou persistência Leonina

Por Sporting CP
10 Fev, 2026

Igualdade do Sporting CP em casa do Leixões SC (2-2), com golos de Kauã Oliveira e Rayhan Momade

A equipa de sub-23 do Sporting CP empatou esta terça-feira por 2-2, em casa do Leixões SC, em jogo da 1.ª jornada em atraso da Liga Revelação.

O empate final foi sentenciado no último minuto do tempo de compensação, num livre exemplar de Rayhan Momade, em remate indefensável, a castigar falta sobre o recém-entrado Martim Peixoto, que levou à expulsão de um jogador do Leixões SC.

Os Leões de Filipe Neto voltam a empatar fora de portas – o Sporting CP tinha empatado em casa do SC Braga a dois golos na primeira deslocação da equipa Leonina na fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.  

Num relvado nada propício a um futebol mais rendilhado e que pelas condições meteorológicas tornou quase impossível um jogo mais elaborado, acabou por ser o Leixões SC a inaugurar o marcador, na primeira parte, num lance bem trabalhado e de futebol curto, o que foi uma raridade no Estádio do Mar, precisamente pelo relvado pesado e enlameado.   

A primeira oportunidade foi do Sporting CP. Aos 5’, num canto estudado, Ivanildo Mendes solicitado por um toque subtil de Miguel Alves, rematou de pé direito para defesa, à segunda, do guarda-redes do Leixões SC.

Aos 12’, Arthur Baggio inaugurou o marcador para o Leixões SC, num lance em progressão da equipa de Matosinhos, com o médio brasileiro e ganhar metros e já dentro da área a rematar colocado, fora do alcance de Tiago Leitão.

Aos 17’, Nikitenko quase empatava, em remate de primeira, após cruzamento na esquerda de Rayhan Momade. Só uma grande defesa de João Cardoso evitou o empate aos Leões.

O Sporting CP tentou jogar um futebol apoiado e em progressão, que superasse um relvado pesado, consequência dos temporais que se têm abatido sobre Portugal nas últimas semanas.

Aos 40’, Francisco Guedes rematou de longe para defesa de Tiago Leitão, em tentativa do Leixões SC.

Ao intervalo, o Sporting CP tinha mais posse de bola – 56 por cento, contra 44 por cento do Leixões SC, mas a vantagem no marcador era da equipa da casa.

No segundo tempo, o momento mais alto do jogo, aos 49 minutos. Kauã Oliveira, de fora da área, disparou um remate colocadíssimo, ao ângulo, e fez o empate, num momento espectacular do médio do Sporting CP.

Ao 56’, em novo ataque Leonino, a bola sobrou para Diogo Martins que se antecipou ao guarda-redes e foi derrubado em falta. Na transformação da grande penalidade, Miguel Alves viu o guarda-redes defender a direcção do remate. Na resposta, foi Tiago Leitão a fazer uma ‘mancha’ para evitar o golo da equipa da casa, num minuto de jogo alucinante.

Aos 62’, aconteceu a estreia do avançado Délcio Aurélio pelo Sporting CP. O jogo foi ficando cada vez mais físico com o tempo, com mais despiques a meio-campo, sem grandes oportunidades.

Até que aos 86’, o Leixões SC conseguiu nova vantagem no marcador, num golo oportuno na área, de Miguel Rajani, em recarga a um primeiro cabeceamento.

O Sporting CP nunca desistiu e, já em tempo de compensações, Martim Peixoto foi travado em falta quando se isolava. Do livre resultou o empate final, em execução perfeita de Rayhan Momade para o 2-2 no marcador. O jogo terminou logo a seguir.  

Sporting CP: Tiago Leitão [GR], Konstantin Nikitenko, Atanásio Cunha, Miguel Alves [C], Afonso Lee (Martim Peixoto, 76’), Kauã Oliveira, Manuel Kissanga (Micael Sanhá, 46’), Diogo Martins (Délcio Aurélio, 62’), Zaid Bafdili, Ivanildo Mendes, Rayhan Momade

Foto João Pedro Morais

Filipe Neto: "Vai ser mais uma prova boa para pormos em prática o que queremos"

Por Sporting CP
09 Fev, 2026

Sub-23 visitam Leixões SC na terça-feira (16h00)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting CP desloca-se a Matosinhos, esta terça-feira (16h00), para defrontar o Leixões SC no jogo em atraso da primeira jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

É em busca da primeira vitória que a formação orientada por Filipe Neto parte para este embate, de forma a juntar pontos aos bons indicadores já deixados.

“Não estamos contentes com os resultados, mas deixa-nos contentes o que temos conseguido pôr em jogo. Nos últimos 20 minutos temos sentido algumas dificuldades para manter a bitola, mas é normal e fruto do que tem sido o nosso trajecto. Estes adversários têm um processo mais estável, enquanto nós temos variado mais o nosso ‘onze’. Não vemos isso como uma desculpa, mas como uma motivação para que estes jogadores estejam preparados para reagir e adaptarem-se de jogo para jogo”, atentou o técnico Leonino, confiante na evolução dos seus jovens jogadores.

“Numa fase final é mais difícil competir, mas os resultados vão acontecer por si só”, apontou Filipe Neto, projectando no Leixões SC uma “equipa muito aguerrida e forte nos duelos”.

“Há sempre um lado estratégico anexado ao nosso jogo. Vai ser um jogo extremamente difícil, num campo tradicionalmente difícil, por isso, vai ser mais uma prova boa para pormos em práctica o que queremos”, sublinhou. A ideia passa, sobretudo, por dar uma resposta “colectiva” para “chegar ao melhor resultado” no Estádio do Mar, concluiu o treinador dos sub-23.

Martim Peixoto, extremo dos Leões, também lançou o jogo em Matosinhos.

“Os resultados não têm espelhado as nossas exibições. Falta-nos sempre algo, talvez ser mais consistentes durante o jogo. Os jogos são tão competitivos que qualquer erro pode ser aproveitado”, contextualizou o futebolista de 18 anos, antes de se debruçar sobre o adversário desta terça-feira.

“É uma equipa muito competitiva, que marca muito, mas também sofre. Tem bons jogadores e esperamos dificuldades, porque é assim a fase de apuramento de campeão. Com as nossas armas vamos procurar um resultado mais sorridente para nós”, garantiu Martim Peixoto.

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Tivemos a atitude que costumamos ter"

Por Sporting CP
31 Jan, 2026

Rescaldo à 5.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação

Terminado o jogo da 5.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, o treinador dos sub-23 do Sporting CP, Filipe Neto, fez a análise para os meios de comunicação do Clube.

“Foi um jogo um bocado atípico. Começámos o jogo de uma forma a que não estamos habituados, a sofrer um golo e depois foi uma primeira parte muito equilibrada, com pouco tempo jogado, o que não é muito normal nesta Liga. Uma equipa do SCU Torreense muito mais madura, a saber bem os tempos do jogo, a gerir os tempos do jogo a ganhar 0-1 e nós atrás do jogo, conseguimos reagir, conseguimos criar as nossas oportunidades, em que podíamos ter empatado. Na segunda parte rectificámos algumas coisas na pressão, também conseguimos ajustar-nos ao que o jogo estava a pedir, tentar pôr um pouco mais de energia no jogo e conseguimos fazer o nosso golo. Logo a seguir ao golo tivemos outra oportunidade em que podíamos ter marcado e depois a infelicidade do Camacho {Rafael] tocar no Marquês [Rodrigo] e ser expulso, que muda um pouco a nossa abordagem ao jogo. Ainda assim, não nos retraímos, tentámos continuar a pressionar mais alto, tentar sempre que podíamos chegar mais à frente. Dentro disto tudo, conseguimos tirar boas ilações, tivemos a atitude que costumamos ter, de não virar as costas ao problema. Reagimos, fomos atrás do jogo. Estes jogadores estão cada vez mais próximos de puderem estar onde queremos que eles estejam”.

O técnico abordou as mexidas ao intervalo e os resultados positivos dos ajustes. “Todos os jogadores aqui estão preparados para entrar e sabem da importância que têm, mesmo estando no banco. O Sandro [Ferreira] fez um excelente jogo, ainda assim, o Diogo [Martins] quando entrou trouxe muita energia na pressão que queríamos e que nos tínhamos proposto a fazer. Isso deu os seus frutos, deu-nos mais tempo de bola, deu-nos mais reacção colectiva, mais energia e isso ajudou-nos bastante, sem dúvida”.

Perante o campeão da Liga Revelação [SCU Torreense] e ‘reforçado’ com dois jogadores do plantel principal, a resposta dos jogadores Leoninos agradou à equipa técnica do Sporting CP. “Dois jogadores da equipa A do SCU Torreense 'desceram', jogadores que jogaram na Liga espanhola e para nós é um motivo de satisfação poder defrontar jogadores mais experientes, com muita qualidade e percebemos que nos conseguimos bater com eles, da mesma forma, de igual para igual. Não há melhor forma de avaliar os jogadores como num jogo deste género. Eles mostraram que estão mais do que preparados para estarem nestes palcos”.

Guilherme Silva, defesa central dos sub-23 do Sporting CP, deu também a visão do jogo frente ao SCU Torreense. “Todos os detalhes contam, não entrámos bem na primeira parte, 'demos’ a 1.ª parte do adversário e acho que isso se viu no final. Conseguimos reagir bem na 2.ª parte, fomos à procura do golo, conseguimos encontrar o golo. Depois do lance da expulsão, o SCU Torreense ganhou força, veio para cima, eles fizeram golo, mas nós continuámos a reagir e lutámos até ao final. Não desistimos, quase marcávamos no fim e vamos agora preparar o próximo jogo. Vamos continuar a trabalhar para alcançar a vitória”.           

Foto Isabel Silva

Bom nível na 2.ª parte sem retorno no resultado

Por Sporting CP
31 Jan, 2026

Desaire dos sub-23 do Sporting CP frente ao SCU Torreense por 1-2

A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal perdeu este sábado por 1-2 frente ao SCU Torreense, na 5.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Um resultado que acaba por ficar marcado por um cartão vermelho exibido a Rafael Camacho, perto dos 70’, numa fase em que a equipa Leonina de Filipe Neto estava por cima no jogo e tinha feito o empate a um golo, por Diogo Martins – ao intervalo o SCU Torreense estava na frente por 0-1.  

Dificilmente a equipa visitante poderia ter entrado melhor no jogo. Ricardo Rei marcou aos 2’, numa jogada de entendimento a partir do lado esquerdo. Miguel Gouveia ainda evitou com boa defesa o primeiro remate, mas na recarga, vindo de trás, Ricardo Rei inaugurou o marcador para a equipa de Torres Vedras.

Aos 9’, a resposta do Sporting CP, em cabeceamento de Rafael Mota após pontapé de canto, salvo perto da linha de golo por um defesa do SCU Torreense.

Aos 33’, o Sporting CP teve um bom remate a entrada da área de Micael Sanhá, mas à figura do guarda-redes da equipa visitante. 

Na segunda parte, o Sporting CP subiu o nível e o volume atacante. Aos 51’, Duarte Tomás (bons primeiros minutos da etapa complementar) fugiu pela esquerda, Micael Sanhá rematou para boa defesa do guarda-redes Gustavo Ramalho e na recarga, Diogo Martins, que tinha entrado no início da segunda parte, atirou de pé esquerdo para o fundo da baliza.

Aos 62’, Ivanildo Mendes escapou bem pela esquerda, cruzou atrasado e a bola sobrou para um remate de pé esquerdo de Rafael Camacho, mas por cima da trave. O sinal mais no jogo era do Sporting CP. 

Aos 66’, Rafael Camacho viu o segundo cartão amarelo e recebeu ordem de expulsão, em lance no meio-campo defensivo do Sporting CP, num momento muito marcante do jogo, quando o ascendente na partida era da equipa Leonina.  

Aos 71’, o SCU Torreense recolou-se em vantagem no marcador, depois de jogada no lado esquerdo do ataque. João Chagas fez um primeiro remate defendido por Miguel Gouveia e na recarga, Mateusz Kowalski atirou para o fundo das redes.

Aos 73, Miguel Gouveia fez uma boa defesa a remate de Kowalski e evitou o 1-3. Aos 89’, Rodrigo Marquês, isolado na meia esquerda, rematou para defesa de Miguel Gouveia, pleno de reflexos. O mesmo Rodrigo Marquês seria expulso já em tempo de compensações.

Quase a seguir, Martim Peixoto cruzou bem na direita e Guilherme Silva, na área, cabeceou por cima, na última oportunidade do jogo e para a equipa Leonina. O Sporting CP acabou derrotado por 1-2 pelo SCU Torreense.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa (Ivanildo Medes, 46’), Miguel Alves, Guilherme Silva [C], Rafael Mota (Afonso Lee, 61’), Bento Estrela, Micael Sanhá (81’), Rafael Camacho, Sandro Ferreira (Diogo Martins, 46’), Duarte Tomás (Daniel Lopes, 62’), Rayhan Momade

Páginas

Subscreva RSS - Sub-23