Fundação Sporting inaugurou camarote inclusivo e pioneiro em Alvalade
25 Jan, 2025
"The Green Box" transforma a experiência de jogo para adeptos com necessidades específicas
No Estádio José Alvalade, as emoções do futebol ao vivo são para todos. Em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Fundação Sporting inaugurou oficialmente, este sábado, o espaço “The Green Box”, um camarote inclusivo e equipado com tecnologias específicas que adaptam a experiência sensorial a cada utilizador, estando apto para pessoas com deficiência, cegas, surdas e com neurodivergência.
Com total conforto e acessibilidade, “The Green Box” promete aproximar o futebol e o Sporting CP de todos os adeptos com necessidades específicas, assumindo-se como uma referência na inclusão desportiva, uma vez que é o primeiro camarote deste tipo a ser construído num estádio de futebol em Portugal.
“O desporto tem o poder único de unir as pessoas, e é isso que queremos reforçar com ‘The Green Box’. Este camarote inclusivo é um marco na nossa jornada para derrubar barreiras e proporcionar oportunidades iguais para todos os adeptos viverem a paixão pelo Sporting CP”, destacou Inês Sêco, coordenadora executiva da Fundação Sporting.
E este novo espaço já começou a transformar a experiência de jogo de vários adeptos, independentemente da sua condição, na partida desta noite entre o Sporting CP e o CD Nacional. Para aproximá-los ainda mais das emoções do futebol ao vivo, já estiveram disponíveis coletes de vibração para pessoas surdas, audiodescrição para pessoas cegas e várias ferramentas de regulação para pessoas com neurodivergência, para lá da total acessibilidade e adaptação do espaço a adeptos que se desloquem em cadeiras rodas.
“As boas sensações que o desporto promove têm de envolver todos os cidadãos. Um estádio de emoções, sentimento e inclusivo estará agora disponível e acessível a todos. Todos! É dia de jogo…sintam e vibrem nesta vossa casa”, afirmou Ângela Guerra, vogal da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
“The Green Box” é também o prelúdio para o novo Estádio José Alvalade, projectado para melhorar a experiência de jogo a todos os adeptos, garantindo um contacto único com o Clube, independentemente da condição de cada um.